Translate

domingo, 31 de janeiro de 2016

Queen of puddings

E que tal se saíssemos da nossa zona de conforto e experimentássemos receitas mundialmente famosas? Estava lançado o desafio das amigas Lia e Susana, respetivamente dos blogues " Lemon and Vanilla" e "Basta Cheio". O desafio a que elas chamaram "Sweet World", propôs como primeiro doce a experimentar, precisamente o " Queen of Pudding", uma sobremesa muito típica e popular nas terras de Sua Majestade ( Reino Unido) e que é composta por três camadas: a de creme ( custard), a de doce e a última de suspiro. O objetivo é mantermo-nos fiéis ao produto original, embora possamos dar o nosso cunho pessoal. Usei a receita da Lia.























Receita daqui:
Nota: adaptei, como sempre, a receita à Bimby. Se quiserem vê-la pelo método tradicional, podem consultar o blog da Lia, cujo link deixei acima.

Ingredientes:

75 gr de miolo de pão fresco
600 ml de leite
 25 gr de manteiga
raspa de um limão
50 gr de açúcar
3 gemas
6 colheres de sopa de doce ( usei de groselha do Quintal dos Açores)

Para o suspiro;
3 claras
175 gr de açúcar confeiteiro

Colocar no copo as cascas do limão e o açúcar e programar 20 segundos, velocidade 9. Acrescentar o leite e a manteiga e programar 3 minutos, temperatura 50º, velocidade 3. Durante este tempo, ir juntando, pelo bocal, as gemas uma a uma. No fim, juntar o pão e deixar descansar 10 minutos, para que o pão absorva o leite.

Untar uma forma alta com manteiga ( usei spray) e polvilhar com pão ralado. Deitar o preparado na forma.

Aquecer água e verter para um tabuleiro. Colocar a forma ( com cuidado) no tabuleiro e cozer em banho-Maria, a 180º, durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, retirar do forno, descartando o tabuleiro com a água. Deixar arrefecer.

Com cuidado espalhar o doce sobre o custard ( para facilitar a tarefa, aqueci o doce durante alguns segundos no micro-ondas).



Para o suspiro:

Bater as claras em castelo firme. Acrescentar o açúcar aos poucos ( uma colher de chá de cada vez) às claras e continuar a bater até obter um merengue firme. Espalhar o suspiro em cima do doce. Se quiserem um aspeto mais elaborado, podem usar um saco de pasteleiro ou então, com as costas de uma colher, podem fazer uns arabescos.

Levar de novo ao forno, desta vez apenas a 150º durante 20 minutos ou até que o suspiro fique crocante e douradinho.













































Servir morno ou à temperatura ambiente (  coloquei o meu no frigorífico, pois a Lia dizia que o achava enjoativo quente).













































Espero que gostem e experimentem,pois é mesmo deliciosa!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pão com sementes

Nota: ultimamente tenho tido alguns seguidores que não deixam o link dos seus blogues. Como norma, gosto sempre de retribuir a visita e tornar-me seguidora também e ,só pela foto, não o consigo fazer. Agradecia por isso, que deixassem sempre o link para os vossos blogues.



O cheirinho que se espalha pela casa quando se coze pão não se compara a nenhum outro. Gosto imenso de o ver crescer ainda na forma e depois,já no forno, inchar mais um pouco e começar a dourar . Confesso que fico muitas vezes a olhar para o forno como se de um ecrã se tratasse e estivesse a ver um programa de grande interesse, rsrs
Este pão com sementes e sultanas fica muito saboroso. Pode ser feito na máquina de pão, mas como já não a tenho fiz na Bimby, como sempre.





Ingredientes:

200 ml de água
1 iogurte natural ( cerca de 100 gr)
2 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de :
-sésamo
-linhaça
-girassol
-abóbora
uma carteira de fermento para pão ( 11 gr)
corintos ou sultanas a gosto
150 gr de farinha de trigo  integral
300 gr de farinha de trigo

Colocar a água, o mel e o fermento na Bimby e programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Acrescentar o iogurte, o sal e o óleo. Mexer mais um pouco. Juntar as farinhas e programar 30 segundos, velocidade 4 e 5 minutos velocidade espiga.

Acrescentar as sementes e as sultanas e programar 30 segundos, velocidade espiga, só  para envolver.

Deixar levedar até dobrar de volume.

Colocar na forma ( gosto de usar a forma Ultra Pro da Tupperware de 1,8 l) e deixar levedar de novo.
Polvilhar com mais algumas sementes a gosto.

Nesta fase, costumo levar ao forno a 50º durante 30 minutos.


Ligar o forno a 180º e deixar cozer durante 30 minutos ( mas depende dos fornos).

Retirar da forma e deixar descansar numa grade para não humedecer o pão.




Com manteiga ou doce fica uma delícia! Espero que gostem.

( receita inspirada numa do livro " 200 receitas de pão")

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Panquecas My Protein

As panquecas são sempre muito populares cá em casa.São ótimas para um pequeno-almoço que se toma com tempo , em amena cavaqueira, acompanhadas por uma fumegante chávena de café ou de chocolate quente, conforme as preferências. No entanto, nem sempre há tempo ou disponibilidade para a preparar. Recebi da My Protein uma embalagem para panquecas e não descansei enquanto não as preparei. Fazem-se num instante, tal como eu gosto.




























Ingredientes: ( seguir as instruções do pacote)

2 medidas de preparado  Protein Pancake Mix ( cerca de 50 gr)
100 ml de leite ( usei leite de coco)


 Bater tudo e deitar colheradas numa frigideira de fundo grosso, untada com manteiga ou margarina. Quando aparecem bolhas à superfície, voltam-se e deixam- se cozinha do outro lado.


Servi as panquecas com mirtilos e um pouco de mel ( mas ficam bastante doces, por isso podem até não por nada). São muito saborosas e saciantes.

Espero que gostem.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Stollen de gengibre e laranja

Fala-se em massas lêvedas e o meu "radar" fica logo alerta, rsrs. Esta receita, embora ainda com um ar natalício, foi feita  para sobremesa do passado domingo.Tal como tinha suspeitado, trata-se de uma autentica delícia. O sabor das frutas conjuga-se perfeitamente com a massa pouco doce e , por isso, nada enjoativa. Como estamos no inverno e se trata de uma massa pesada, resolvi prepará-la e deixá-la a levedar de véspera,mas podem fazê-la no próprio dia.

Stollen ( receita do blog Orquestra de panelas)




























Ingredientes:

1/2 chávena de sultanas
1/3 de chávena de gengibre cristalizado
1/3 de chávena de amêndoa laminada
2/3 de chávena de rum ( usei aguardente, pois não tinha rum)
225 gr de manteiga
1/3 de chávena de leite
raspa de uma laranja
cerca de 500 gr de farinha ( pode ser preciso mais ou menos)
1 pacote de fermento de padeiro ( 11 gr)
1/2 chávena de açúcar + algum para polvilhar
3 ovos
baunilha, gengibre em pó, noz moscada e cardamomo a gosto



Na véspera coloque as sultanas e o gengibre cristalizado numa taça com o rum e deixe a macerar tapado.

Método Bimby:

Colocar a casca de uma laranja com o açúcar no copo e programar 20 segundos, velocidade 9. Se for preciso, volte a pulverizar mais uns segundos. Reserve.

Leve a manteiga (200gr) com o leite a aquecer no micro-ondas e deixe amornar.

Junte a farinha, o fermento, as especiarias e o açúcar aromatizado no copo e , com o turbo, misture tudo. Acrescente os ovos, um a um e o leite com a manteiga. Programe 30 segundos velocidade 4 e 5 minutos velocidade espiga. Volte a programar mais 5 minutos velocidade espiga ( no total são  10 minutos).

Deixe repousar até a massa levedar ( como disse, amassei a minha e deixei a levedar durante a noite).

No dia seguinte ( ou depois de ter levedado) junte as frutas que estiveram a macerar no rum e volte  a programar 1 minuto, velocidade espiga,para as envolver.


Forme um rolo ( ou como eu fiz) unte uma forma e coloque lá a massa. Deixe descansar mais um pouco. Não deverá levedar muito devido ao rum,mas deverá descansar mesmo assim.

Aqueça o forno a 180º e coza o stollen durante 40 minutos ( depende dos fornos). Retire do forno e enquanto ainda está quente, pincele com a restante manteiga derretida e polvilhe-o com a amêndoa laminada e com o açúcar granulado.Isto vai criar uma crosta protectora muito agradável.

Quando estiver frio polvilhe-o com bastante açúcar em pó.














































































Ficou muito bom!!!! Espero que gostem.

Hoje, em S. Miguel, é Dia de Amigas. Para todas as que por aqui passam, desejo um feliz dia de amigas.













quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Bolachas com manteiga de amêndoa

Recebi vários produtos gentilmente cedidos por My protein, a maior marca de suplementos alimentares da Europa.Entre eles vinha a manteiga de amêndoa. Confesso que estava bastante curiosa. Manteiga de amendoim conheço há anos, mas de amêndoa só de nome.Gulosa como sou ,logo decidi que haviam de sair umas bolachinhas. "Das melhores que já fiz" foram algumas das opiniões. A manteiga de amêndoa tem um sabor delicioso e é uma fonte natural de gordura e proteína. Caso queiram experimentar, deixo-vos o contacto da loja on-line aqui.

Bolachas com manteiga de amêndoa:























Ingredientes:

1 chávena* de manteiga de amêndoa ( ou 2 colheres de sopa bem cheias)
1/2 chávena de açúcar mascavado
1 ovo
umas gotas de baunilha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó
50 gr de manteiga
2/3 de chávena de farinha
1 chávena de pepitas de chocolate semi-amargo

* uso um conjunto de "cups" que comprei numa loja cá, mas podem usar uma chávena que deverá servir de medida para toda a receita





























Modo de fazer:

Bater as manteigas com o açúcar até obter um creme. Acrescentar o ovo e a baunilha. Juntar a farinha com o fermento e o bicarbonato e por fim as pepitas de chocolate.

Forrar um tabuleiro com um tapete de silicone e dispor lá as bolachinhas . Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos.























Deixar arrefecer e retirar do tabuleiro.























Ficam muito tenras e deliciosas. Desapareceram num piscar de olhos.




























Espero que gostem.

( Receita inspirada em "The unrefined kitchen")

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Empadinhas de aproveitamentos super- rápidas

Gosto muito de receitas rápidas e práticas, daquelas que se fazem num instante e que agradam a toda a família. Foi o caso destas empadinhas. Vi a receita no site " Food is everything", experimentei, gostei e deixo aqui para quem quiser também.




























Recheio:
qualquer um que queiram ou tenham. Tinha  uns restos de carne assada e fiz o recheio com uma cebola picada, alhos, azeite e temperos a gosto. Juntei a carne moida ao refogado, mexi mais umas vezes e estava pronto.

Massa:
2 embalagens de massa quebrada de compra.

Modo de fazer:

Estender uma das massas e dispor pedaços do recheio a toda a volta.


Cobrir com a outra massa. Com um corta-massas, cortar pequenas empadas.


Colocar as empadinhas num tabuleiro forrado com tapete de silicone( ou aproveitar o papel vegetal que vem com a massa quebrada).Com a ajuda de um garfo ,selar as empadinhas a toda a volta. pincelar  com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos ou até que estejam cozidas.



Como sobrou massa,mas já não tinha mais recheio, voltei a esticar a massa com o rolo, cortei pequenos círculos e recheei cada um com queijo aos cubinhos. Fiz uns pequenos pãezinhos que pincelei com gema de ovo e levei ao forno até estarem dourados. Ficaram  muito saborosos e desapareceram em pouco tempo.




Espero que gostem.




quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Bolachinhas com doce de amora

Estas são ainda umas deliciosas bolachinhas que fiz pelo Natal para oferecer à minha sogra . São bem leves, pois são feitas com farinha de arroz e, por isso, ideais para quem não pode ingerir gluten.
A receita veio do blog da Oslaine ( Fazendo arte) e foi muito apreciada. Mudei apenas a goiabada ( pouco usual por aqui) por doce de amoras caseiro.





























Ingredientes:

2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 chávena de açúcar
baunilha q. b. ( ou raspa de limão se não gostarem de baunilha)
1 e 1/2 chávena de farinha de arroz
1 chávena de amido de milho ( Maizena)
1 colher de chá rasa de fermento em pó

doce de amora q. b. para rechear as bolachinhas

Modo de fazer:

Bata os ovos com a manteiga e o açúcar durante 2 ou 3 minutos ( na Bimby usei a velocidade 4). Adicione os restantes ingredientes até estar tudo ligado.Faça bolinhas e passe a parte que ficará por cima no açúcar ( não fiz este passo ), Coloque no tabuleiro com espaço suficiente entre elas. Usei o tabuleiro da Tupperware que já vem com os espaços ideais para bolachinhas ou macarrons.



Faça uma cavidade no centro das bolachas,usando o polegar e coloque depois o doce.





Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 12 a 15 minutos.
























































Como já disse foram muito apreciadas. Espero que gostem.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Bombons de avelã e coco



O Natal já foi há uns dias e agora é tempo de reparar os estragos na linha,rsrs,mas vou continuar a mostrar alguns docinhos que preparei para a quadra. Estes bombons foram muito apreciados e vêm do blog da minha querida amiga Andrea ( Quitutes da Andrea). Têm a vantagem de se poderem fazer com alguma antecedência e serem guardados no frigorífico, o que nesses dias corridos de Natal, dá sempre jeito.






























Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de coco
3 colheres de sopa de avelãs moídas ( a Andrea usou amendoins e podem usar também nozes, amêndoas, etc)
300 gr de chocolate para cobertura

Modo de fazer:

Numa panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, a manteiga, o coco e as avelãs ( ou os outros frutos secos à escolha). Leve ao lume mexendo sempre até que a misture se solte da panela. Passe para um prato untado com manteiga e deixe arrefecer. Faça bolinhas e reserve. ( Guardei os meus bombons no frigorífico para ser mais fácil passá-los depois no chocolate).

Derreta o chocolate no micro-ondas . Banhe os docinhos no chocolate com a ajuda de um garfo e dê uma leve batidinha para retirar o excesso de chocolate. Deixe secar numa bandeja forrada com papel vegetal e leve ao frigorífico durante 10 minutos ou até secar. Coloque os bombons em forminhas de papel.



















































































Espero que gostem

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Dia um... na cozinha :azevias de amêndoa e chila no forno

Já há algum tempo  não participava no grupo do Facebook " Dia um...na cozinha". A verdade é que nem sempre tenho disponibilidade para o fazer. No entanto o desafio para este primeiro dia de 2016 era muito interessante. Tratava-se de partilhar uma receita de alguém que fizesse parte do grupo e que já tivesse publicado uma receita de Natal, quer no grupo quer no seu blogue. Deste modo, para além do espírito de partilha bem próprio da quadra, também se homenageava, de algum modo, o autor da receita.
Já por várias vezes tive oportunidade de dizer que as receitas de Natal tradicionais dos Açores são bem diferentes das do restante país. Por cá, por exemplo, os tradicionais fritos como filhós, coscorões, azevias, etc são feitos por altura do Carnaval. Tratava-se assim de um grande desafio para mim. No entanto e como gosto de experimentar coisas novas, decidi que este ano ia fazer azevias. Vi a receita no blog do Célio, Sweet Gula, e como eram feitas no forno decidi experimentar.

Azevias de amêndoa e chila




























Ingredientes para a massa ( utilizei a Bimby):

40 gr de manteiga
20 gr de azeite
100 ml de água
280 gr de farinha sem fermento
1 pitada de sal fino
raspa de uma laranja

Modo de fazer:

Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 minutos, 100º, vel 2

Junte a água, a farinha, o sal e a raspa de laranja e programe 20 segundos/ vel 6

Retire e deixe a massa repousar durante 1 hora


Recheio:
sumo de 2 laranjas
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 colher de sopa de farinha Maizena
250 gr de doce de chila ( usei 1 frasco pequeno "Quintal dos Açores")
75 gr de amêndoas trituradas
3 gemas de ovo

mel para pincelar
açúcar e canela para polvilhar


Junte no copo o sumo, o açúcar, o pau de canela, a estrela de anis e programe 5 minutos/ 100º, vel 1

Retire a canela e o anis, adicione o doce de chila e as amêndoas e programe 2 minutos/ 100º/ vel 1.

Retire o copo da base e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Adicione as gemas ligeiramente batidas e a Maizena e programe 5 minutos / 100º/ vel 1 ( se necessário programe mais uns minutos à mesma temperatura até o creme engrossar)

Pré-aqueça o forno a 180º

Numa superfície enfarinhada estenda a massa com a ajuda do rolo. Recheie cada azevia com o creme de chila e amêndoa. Disponha as azevias num tabuleiro protegido com tapete de silicone e leve ao forno durante 25 minutos. A meio da cozedura vire as azevias ao contrário para que cozam uniformemente.



Retire do forno e enquanto estão quentes, pincele com mel aquecido e polvilhe abundantemente com açúcar e canela.





























Nota: pode-se dizer chila ou gila. Eu costumo dizer "chila",já o Célio utilizou a versão " gila". Daí uma ligeira diferença no nome das nossas receitas,mas que querem dizer o mesmo.

Espero que gostem. A todos os que por aqui passam desejo um excelente ano novo!