Costumo sempre fazer alguns licores pelo Natal ( ou quando ele se aproxima). Para mim, esta tarefa lembra-me sempre que a época mais bonita do ano está quase aí. Na minha casa era também tradição. Ainda nos dias de hoje, a minha mãe faz sempre o licor de tangerina, por exemplo, que é sempre muito apreciado . Eu , embora tenha o meu preferido ( o de café que já publiquei aqui), não tenho por hábito beber licores. Não quer dizer que não o faça em certas ocasiões especiais, mas por norma, os licores duram praticamente de um ano ao outro, o que só os torna mais saborosos e apurados. Todavia, gosto imenso de os fazer.
Este ano resolvi experimentar o licor de romã. Nunca tinha provado e como a romã aparece pelo Natal e é uma fruta muito bonita, pensei em fazê-lo.
Modo de fazer:
bagos de duas romãs
250 ml de aguradente
Deixam-se os bagos de infusão na aguardente durante um mês.De vez em quando, agita-se o recipiente, para que a cor e o sabor se vão libertando.
Calda:
500 ml de água
500 gr de açúcar
Vai ao lume durante 10 minutos até que o açúcar derreta por completo. Quando arrefecer, junta-se a aguardente coada , descartando os bagos. Caso tenha evaporado um pouco, acrescenta-se mais um pouco de aguardente, mas depende se queremos um licor mais ou menos forte. Filtra-se com um filtro próprio para licores ou então usando um pedaço de algodão.
(Imagem da Net)
Guardei nesta garrafa que reciclei com motivos de Natal. Agora é só deixar repousar e servir pelo Natal a familiares e amigos.
Espero que gostem.