Esta foi a receita escolhida pelo grupo "
Dorie às sextas" para esta quinzena. A massa é bem prática e fácil. Usei o aparelho da Tupperware para moldar os rugelach, pois são uma espécie de mini croissants judaicos e o molde da Tupperware dá exatamente 16 ( o que a receita pedia). Bem, na verdade dá 32, pois temos que os fazer por duas vezes. Como são pequeninos, comem-se num instante e são tãooooo bonnnnsssss!!!!!!!
Ingredientes para a massa:
115 gr de queijo creme frio ( usei uma embalagem de queijo creme marca Continente)
115 gr de manteiga fria sem sal ( usei com sal)
1 chávena de farinha
1/4 de colher de sal ( não usei).
Colocar os ingredientes na Bimby e pulsar com o Turbo entre 6 a 10 vezes, até a massa ficar misturada em pedaços grandes, mas não deixando formar uma bola. Deitar a massa numa tigela, formar uma bola e dividir ao meio. Dar a forma de um disco a cada metade,embrulhar em papel filme e refrigerar durante 2 horas ou até de um dia para o outro ( ou congelar durante 2 meses)
Para formar os bolos:
Tirar um dos discos de massa do frio. Se estiver demasiado frio, deixar no balcão durante 10 minutos ou bater a massa algumas vezes com o rolo. Numa superfície polvilhada de farinha, esticar a massa até formar um círculo entre 28-30 cm.
Recheio:
2/3 de chávena de compota de framboesa ( usei de cerejas), derretida no micro-ondas e arrefecida
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de canela
1/4 de chávena de nozes em pedaços ( ou pecans ou amêndoas)
1/4 de chávena de passas húmidas ( usei sultanas douradas )
115 gr de chocolate amargo, finamente picado ( usei o Turbo da Bimby para o picar)
Estender o disco de massa ( usei a forma da Tupperware). Pincelar a massa com uma camada fina de doce. Polvilha-se por cima com a mistura de açúcar e canela ( usar só metade ,pois temos mais um disco). Cobrir com nozes picadas, passas e chocolate. Cobrir com papel de cera e pressionar suavemente o recheio sobre a massa. Retirar o papel e guardá-lo para a segunda leva de bolos.
Cortar a massa em 16 triângulos e enrolá-los como se fossem pequenos croissants. Refrigerar durante 30 minutos ( deixei de um dia para o outro ). Colocar os rugelach num tabuleiro forrado com tapete de silicone.
Cobertura:
1 ovo batido com uma colher de chá de água fria
2 colheres de sopa de açúcar
Pincelar os rugelach com esta mistura ( ou então pincelar com o ovo e polvilhar com o açúcar)
Pré-aquecer o forno a 175º. Cozer os bolos entre 20 e 25 minutos. Os bolos deverão estar inchados e dourados ( os meus não incharam). Transferir para uma rede e deixar arrefecer até estarem mornos ou à temperatura ambiente.
São umas pequenas delícias! Espero que gostem tal como gostamos cá em casa.