A abóbora traz-me sempre o outono à lembrança. Dias mais curtos e mais frescos , cores mais douradas e frutos próprios desta época, tais como as castanhas e claro, as abóboras. Andava com muita vontade de experimentar um pão doce de abóbora e foi assim, que após várias pesquisas, cheguei à minha própria versão.
Podem fazer a massa na máquina de pão ou amassá-la à mão, mas eu fiz na Bimby.
Ingredientes:
250 ml da água de cozer a abóbora
200 gr de puré de abóbora
1 colher de chá de canela
80 gr de açúcar mascavado
50 gr de manteiga
1 ovo
1 carteira de fermipan
500 gr de farinha
Para rechear o pão:
50 gr de manteiga
100 gr de avelãs ligeiramente torradas
1 colher de chá de canela
50 gr de açúcar
Modo de fazer:
Cozer a abóbora durante 15 minutos ( ou até que esteja cozida). Deixar a abóbora a escorrer num coador ( deixei de um dia para o outro) e aproveitar a água do cozimento.
No copo colocar a água, o açúcar , o fermento e 50 gr de farinha e programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Deixar descansar 15 minutos. Juntar a seguir a manteiga à temperatura ambiente, o ovo, a canela , o puré e a farinha. Bater 20 segundos, velocidade 4 e 5 minutos velocidade espiga.
Deixar levedar até dobrar de volume.
Estender a massa com o rolo para formar um retângulo. Pincelar com a manteiga.Triturar as avelãs com o açúcar e a canela e polvilhar toda a superfície.
.Enrolar como uma torta.
Esta receita rende muito e por isso resolvi fazer dois pães. Dividi a massa enrolada ao meio e coloquei um dos rolos na forma Ultra pro da Tupperware (1,8l), mas podem usar uma forma de bolo inglês.
O outro rolo cortei às fatias e coloquei-as também numa forma da Tupperware, mas de 2 l. Pincelei os dois pães com gema de ovo.
Deixar levedar de novo dentro das formas. Pus as formas dentro de sacos plásticos.
Aquecer o forno a 200º durante 15 minutos ( estas formas da Tupperware só podem ir ao forno quando este já está quente).
Reduzir o forno para 180º e cozer durante 30 minutos ( mas depende dos fornos).
Espero que gostem.