Um Feliz Ano Novo a todos! O desafio do grupo do Facebook "
Dia um...na cozinha", para este primeiro dia do ano era escolhermos uma iguaria de Natal que tivéssemos feito e que tivesse significado ou fosse "obrigatória" na nossa mesa. Ora, aqui nos Açores, a sobremesa que não pode faltar é o
Bolo de Natal. Ao contrário do resto do país, onde abundam os fritos tipo rabanadas, coscorões ,sonhos, etc ,por cá, este tipo de fritos só é feito pelo Carnaval. Por isso, a minha receita foi bem fácil de escolher. É um bolo denso e rico, mas também macio e cheio de sabor. Quanto mais antigo for, melhor, pois o sabor apura-se com o passar do tempo.
Bolo de Natal
Ingredientes:
500 gr de farinha
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
500 gr de açúcar ( costumo usar açúcar mascavado claro)
6 ovos
350 gr de manteiga
1 cálice de vinho do Porto
1 colher de chá de canela
1 frasco pequeno de melaço
500 gr de frutas secas ( nozes, avelãs, amêndoas, pinhões, corintos, fruta cristalizada)
Bate-se a manteiga com o açúcar. Juntam-se os ovos ,um a um, depois o melaço, o vinho do Porto e a farinha com o fermento. Por fim, as frutas.
Unta-se abundantemente uma forma, de preferência redonda, e forra-se com papel vegetal por precaução. Vai ao forno a 170º durante 2 horas +-.
Nota: não abrir o forno durante o processo, a não ser se for cobrir o bolo com papel de alumínio por este estar a alourar demasiado rápido.
Costumo fazer este bolo, tradicionalmente, no dia 8 de dezembro e só se come no Natal. Nesta altura está perfeito: macio, denso e rico, como já disse.
Foi a minha participação no desafio de hoje. Espero que gostem.