Fiz este casaquinho com o método Top down, que é dos meus preferidos. Embora já tenha posto
aqui uma receita top down para bebé, fiz este através de uma postagem do FB. Como houve quem não tivesse percebido através do esquema publicado, resolvi deixar aqui como fiz, pois pode ajudar alguém.
Usei agulhas nº 3,5. Montar 78 malhas e tricotar 6 cordões de liga ( tricô ). Depois fazer a seguinte distribuição: 7 pontos para uma das bordas, 10 pontos em meia ( 1 laç, 1 meia, 1 laç) 12 pontos em meia ( 1 laç, 1 meia, 1 laç) 20 pontos em meia ( 1 laç, 1 meia, 1 laç) 12 pontos em meia ( 1 laç, 1 meia, 1 laç) 10 pontos em meia e 7 pontos em liga para a outra borda. O avesso é em liga e não se fazem aumentos.
Agora é só ir fazendo um ponto a mais até chegar à primeira laçada, ou seja, tricotamos 7 pontos em liga para a borda, 11 pontos em meia, 1 laç, 1 meia, 1 laç) 13 pontos, 1 laç. 1 meia, 1 laç, 21 pontos, etc até terminarmos com os 7 pontos de borda.
(...)
Como era para um bebé ( 0-3 meses) não fiz todos os pontos que estão no esquema. Quando fiquei com 40 malhas nas mangas, dividi o trabalho, deixando as mangas em espera e continuando o corpo do trabalho durante 14 cm.
O ponto fantasia que usei foi o que se segue, mas podem fazer qualquer um da vossa escolha ou até fazer liso, sem fantasia. Fica ao vosso critério.
Ponto fantasia:
1ª carreira: 1 liga ( tricô), * laç, 3 p. j em liga, laç,3 liga ( tricô)*. Repetir de * a *
2ª carreira e todas as pares: em liga ( tricô)
3ª carreira: 1 liga ( tricô), * 3 meia,3 liga ( tricô)*. Repetir de * a*
5ª carreira: voltar à primeira carreira
Tricotar as mangas que estiveram em espera. Costumo usar agulhas de 2 pontas ( daquelas de fazer meias), pois como são poucos pontos,dá-me mais jeito. Outra vantagem é que como tricoto à volta não tenho de coser no fim.
Para fazer conjunto com o casaquinho, tricotei umas meias também. Acho que ficaram fofinhas.
Espero que gostem.