Receita daqui:
Nota: adaptei, como sempre, a receita à Bimby. Se quiserem vê-la pelo método tradicional, podem consultar o blog da Lia, cujo link deixei acima.
Ingredientes:
75 gr de miolo de pão fresco
600 ml de leite
25 gr de manteiga
raspa de um limão
50 gr de açúcar
3 gemas
6 colheres de sopa de doce ( usei de groselha do Quintal dos Açores)
Para o suspiro;
3 claras
175 gr de açúcar confeiteiro
Colocar no copo as cascas do limão e o açúcar e programar 20 segundos, velocidade 9. Acrescentar o leite e a manteiga e programar 3 minutos, temperatura 50º, velocidade 3. Durante este tempo, ir juntando, pelo bocal, as gemas uma a uma. No fim, juntar o pão e deixar descansar 10 minutos, para que o pão absorva o leite.
Untar uma forma alta com manteiga ( usei spray) e polvilhar com pão ralado. Deitar o preparado na forma.
Aquecer água e verter para um tabuleiro. Colocar a forma ( com cuidado) no tabuleiro e cozer em banho-Maria, a 180º, durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, retirar do forno, descartando o tabuleiro com a água. Deixar arrefecer.
Com cuidado espalhar o doce sobre o custard ( para facilitar a tarefa, aqueci o doce durante alguns segundos no micro-ondas).
Para o suspiro:
Bater as claras em castelo firme. Acrescentar o açúcar aos poucos ( uma colher de chá de cada vez) às claras e continuar a bater até obter um merengue firme. Espalhar o suspiro em cima do doce. Se quiserem um aspeto mais elaborado, podem usar um saco de pasteleiro ou então, com as costas de uma colher, podem fazer uns arabescos.
Levar de novo ao forno, desta vez apenas a 150º durante 20 minutos ou até que o suspiro fique crocante e douradinho.
Servir morno ou à temperatura ambiente ( coloquei o meu no frigorífico, pois a Lia dizia que o achava enjoativo quente).
Espero que gostem e experimentem,pois é mesmo deliciosa!