Chamei a esta torta "Primavera" pois consegui enfeitá-la com flores. Tinha visto várias tortas lindas no Pinterest e resolvi fazer a minha versão. Desenhei as flores e decorei-as ( segue o passo-a-passo mais abaixo). Fiquei bastante satisfeita com o resultado. Só não gostei muito do recheio que não ficou tão compacto como era suposto. Para a próxima será diferente e agora que aprendi a fazer estas decorações , a imaginação será o limite.
Com esta torta participo no desafio do mês de março do grupo " Dia um...na cozinha".
Modo de fazer:
Primeiro prepara-se a massa para as flores:
1 clara
30 gr de açúcar em pó
40 gr de farinha
Mexe-se tudo com uma colher de pau. Acrescenta-se 20 gr de manteiga e mexe-se mais um pouco.
Divide-se a massa em duas e acrescenta-se umas gotas de corante vermelho e amarelo a cada uma ( para fazer as flores e as bolinhas). Reserva-se.
Numa folha desenham-se as flores e as bolinhas ( usei um molde de bolachas)
Coloca-se esta folha no tabuleiro em que se vai fazer a torta ( o que usei é de 22cm por 32 cm). Por cima desta folha coloca-se uma outra de papel vegetal.
Com o bico de um saco de pasteleiro ( o meu estragou-se a meio e tive que improvisar) enchem-se as flores e as bolinhas.
Leva-se o tabuleiro ao congelador durante 1 hora sensivelmente ( convém que fique bem duro).
Receita da torta ( claro que podem saltar o passo da decoração e fazer só a torta e recheá-la )
4 ovos ( gemas e claras separadas)
1 colher de chá de cremor tártaro ( compra-se nas drogarias)
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de farinha
60 gr de manteiga
1 colher de sopa de cacau
Batem-se as claras em castelo. A meio ,junta-se a colher de cremor tártaro e bate-se mais um pouco até que se formem picos duros. O cremor tártaro vai fazer com que a torta fique arejada e fofa.
Batem-se as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Acrescenta-se metade das claras e envolvem-se delicadamente. Junta-se a farinha peneirada com o cacau e mexe-se. Por fim, acrescentam-se as restantes claras.
Vaza-se esta mistura no tabuleiro que está decorado com as flores ( retira-se a folha de molde )e leva-se ao forno, que deverá estar pré-aquecido a 200 º durante 15 minutos. A torta coze durante 10 minutos. Cuidado para os lados não começarem a ficar muito secos,pois será sinal de que a torta irá rachar e não irá enrolar muito bem.
Volta-se a torta numa folha de papel vegetal polvilhado com açúcar em pó ( as flores ficam para cima). Com cuidado, volta-se a torta de novo, de modo a que as decorações fiquem voltadas para baixo.
Recheio:
1 chávena de chocolate branco
1/2 chávena de natas
Aquecem-se as natas,mas sem ferver, e deitam-se por cima do chocolate. Mexe-se , tapa-se com película aderente e leva-se ao frigorífico.
Este procedimento deverá ser feito com antecedência,para que o chocolate engrosse e seja mais fácil espalhar na torta ( o meu não ficou muito espesso, como já disse).
Numa das pontas da torta colocam-se morangos partidos ao meio ( só duas filas) e enrola-se a torta.
Fica fofinha e deliciosa. Parece complicada,mas não é e, se quiserem saltar o passo da decoração, fica bem fácil. Espero que gostem.