Agora que o bom tempo começa a aparecer com mais frequência, começam também a apetecer os petiscos para saborear em amena cavaqueira.
Devido à pandemia, eu , os meus irmãos e cunhados não nos juntávamos há quase um ano. Ontem resolvemos fazê-lo à laia de piquenique, com petiscos variados. Vou mostrar o que levei, já que são entradas fáceis, rápidas e saborosas e que podem servir de inspiração a quem quiser experimentar.
Mini-croissants de farinheira e tâmaras:
Estender um rolo de massa folhada redonda e colocar um pouco de farinheira e de tâmaras picadas. Enrolar para fazer os croissants, pincelar com gema de ovo e levar ao forno a 180º durante 15 minutos.
Usei, como podem ver, a Croissant Party da Tupperware que é uma preciosa ajuda na elaboração dos croissants.
Mini tarteletes recheadas com patê de atum ( podem fazer outro à vossa escolha, mas gosto do contraste entre a massa adocicada das tarteletes e o salgado do patê.)
Massa: ( receita da massa sablé da Bimby)
250 gr de farinha
125 gr de manteiga
50 gr de açúcar ( 100 gr na receita original)
1 ovo
2 colheres de sopa de água
Misturar tudo 20 seg, vel 5.
Levar a massa ao frigorífico por, pelo menos, 30 minutos. Depois estender com o rolo e forrar forminhas. As minhas eram de silicone e por isso não precisei de untar.
Pica-se o fundo com um garfo e levam-se ao forno préaquecido a 180º durante 10-12 minutos. Depois de arrefecerem, retiram-se das formas e recheiam-se com o patê de atum.
Croquetes de alheira com sementes de sésamo:
1 alheira de caça ( usei da Santa Maria)
1 gema
Retira-se a pele à alheira, desfaz-se com um garfo e junta-se a gema. Fazem-se pequenas bolinhas ,passam-se por sementes de sésamo e fritam-se em óleo quente.
Finalmente resolvi dar uma cara nova a um "clássico" da minha ilha de S. Miguel. Refiro-me a morcela com ananás, tão típica de quase todos os restaurante. No entanto, fiz em forma de palmier.
Palmieres de morcela com ananás:
1 massa folhada retangular
1 morcela
1 rodela de ananás picadinho
Estender a massa folhada, espalhar a morcela e o ananás e enrolar cada metade da massa.
Cortar rodelas com uma faca bem afiada. Colocar os palmiers num tabuleiro protegido com tapete de silicone e levar ao forno préaquecido a 180º durante 15 minutos.
Espero que gostem.