Hoje não trago nenhuma receita ou trabalho manual. Venho apenas falar de uma tradição da minha ilha ( não sei se haverá noutro local ) que se costuma fazer da véspera para o dia de S. João. Costumamos por, numa bacia com água, várias plantas aromáticas e flores. Antes das trindades ( segundo a minha mãe), coloca-se a bacia ao ar livre para que apanhe o sereno de S. João. Coloquei algumas ervas aromáticas que tinha no meu ( pequeno) quintal: erva-limão ( erva- príncipe), alecrim, hortelã, poejo, oregãos, incenso e uma rosa, mas pode ser qualquer outra flor.
Hoje de manhã a água estava aromática e muito fria, claro. Devemos olhar para a bacia e ver refletida a nossa cara na água ( sinal de longevidade) e depois lavamos a cara com aquela água "abençoada". Se faz bem, não sei, mas é uma tradição que já faço desde criança e que passei para a minha filha.
.....
As "sortes" de S. João:
Outra tradição ( que não fiz) é envolver um caracol num pano preto e deixá-lo durante esta noite. No dia seguinte o caracol terá "desenhado" uma letra que corresponderá à inicial da pessoa com quem as moças solteiras irão casar.
Outra ainda é por debaixo da almofada 3 favas: uma descascada, outra meio- descascada e a última por descascar. No dia seguinte, quando acordamos , devemos por a mão e retirar a primeira fava em que tocarmos. A que sair corresponderá à riqueza que iremos ter no futuro ( rica, remediada ou pobre respetivamente). Tudo isso deverá ser feito por raparigas solteiras!!!
E vocês: têm algumas tradições engraçadas ligadas ao S. João?
Espero que gostem destas nossas.
Hola marcia querida ! me encantan los pueblos que conservan sus tradiciones !! viva San Joao!!
ResponderEliminarMárcia, não conhecia estas tradições. Portugal tem muitas, variando conforme a região e é bom mantê-las. Fazem parte da nossa cultura, das nossas característica.
ResponderEliminarAs fotos estão lindas!
Um beijo grande*
Vanda
Marcinha querida,
ResponderEliminareu não conhecia essas tradições, muito bom saber!
Imagino o aroma dessa água, deve ser d+!
Um grade beijo ♥
Querida Marcita, quando era jovem a long, long, long time kkkkkk, eu adorava as vésperas de S.João, fazíamos eu e minhas amigas várias simpatias. Fazíamos a da bacia para descobrir o nome do futuro namorado, colocávamos diversos nomes de rapazes que flertávamos em papeizinhos e deixávamos em uma bacia com água ao sereno. No dia seguinte eu corria para ver na bacia qual papelzinho estava aberto. Esse seria meu namorado hehe. Tinha um outro que no dia de S.João oferecia-se esmola ao primeiro mendigo que encontrasse, e perguntávamos o nome dele, esse seria o nome do nosso marido no futuro kkkk. Muitas e muitas tem mais, daria para fazer um livro e era muito divertido. Adorei a sua, não conhecia, o aroma deve ser delicioso para banhar o rosto logo cedo. Adoro essas tradições, mas hoje em dia não faço mais, e é uma pena. Gostei muito dessa, interessante hehe. Beijinhos
ResponderEliminaroi Márcia bastante interessante essas simpatias aqui também temos muitas bjs Rosinha
ResponderEliminarOlá, Marcita,
ResponderEliminarAchei as tradições do São João da sua ilha muito interessantes! Por cá temos também
algumas tradições (chamadas de "simpatias") que agora são mais observadas pelo povo
do interior, exceto, acho, as relativas a Santo Antonio, rsrs.
Também gostei das barrinhas do post abaixo! Ah, aqueles bolinhos cuja receita acabei de publicar
levam ricota na massa e não no recheio, rsrs.
Beijo e boa noite!
Que giras tradições, Márcia! Não conhecia nenhuma delas, mas adorei!
ResponderEliminarBeijinhos
Minha querida,
ResponderEliminarQue fotos tão lindas e tão coloridas, adorei conhecer estas tradições da tua ilha ! :)
Por cá comemoramos o Santo António, o São João é mais tradicional no Porto, tamb´´em em alguns concelhos do Sul mas não em Lisboa.
Sei que existem tradições semelhantes para o Santo António, mas confesso que nunca pratiquei nenhuma. Não por isto ou por aquilo, simplesmente não me dava para tal, mas acho muito engraçadas as que fazem e gosto de as conhecer !
Beijinhos muito grandes e muito obrigada pelo teu sempre presente e imenso carinho quando me visitas !
Um grande beijinho amiga e até à volta ! *
Olá Márcia, foi uma delicia ler este post! Nunca ouvi ou soube qualquer destas tradições. Eu, os meus pais e avós somos todos de Lisboa e por aqui pela capital, com pena minha muito se perdem as tradições. Adoro saber este tipo de curiosidades, obrigada pela partilha amiga!
ResponderEliminarBoa semana,
Beijinhos,
Ana Love Craft
www.lovecraft2012.blogspot.com
Que giro, essas tradições são tão engraçadas! Não faço nenhuma :P Acho que as tradições por aqui no geral são menos delicadas, tipo comer bifanas e pão com chouriço até às tantas da noite. Essa também não faz o meu género, por isso não tenho grandes tradições ;)
ResponderEliminarOlá Marcinha!
ResponderEliminarAmei conhecer essa bela tradição, muito obrigada por compartilhar esse lindo post, assim fico conhecendo mais desse lindo pais que um dia muito perto estou indo conhecer! Desejo um lindo dia minha querida!
Bjo
Que engraçado, não conhecia essas tradições.
ResponderEliminarAhhh, que legal essa tradicao querida Márcia, eu nao a conhecia, achei bem interessante!!!!!Beijinhos doces
ResponderEliminarMárcia, eu não conhecia estas tradições do dia de São João, gostei muito!
ResponderEliminarBjs
Oi Márcia, por aqui também temos bastante simpatias e p/falar a vdd eu não sigo nenhuma tradição, mas achei essa da bacia muito interessante kkk
ResponderEliminarBjsssss amiga
Oi Márcia, interessante essa tradição, a água ficou tão linda e certamente perfumada. Lavar o rosto com essa água deve dar uma sensação boa!! Beijinhos
ResponderEliminarPalavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos.
ResponderEliminar(Madre Tereza de Calcutá)
Obrigada pela visita carinhosa!!!
Beijos Marie.
Olá Márcia!
ResponderEliminarJá conhecia a das favas, a dos papelinhos com nomes de rapazes, não conhecia do caracol e da bacia com as ervas aromáticas,..
Achei o máximo..
A bacia está linda muito bem ornamentada, pena não sentir o cheiro.
Beijinos
Bom dia Márcia
ResponderEliminarSou assidua do seu blog e gosto muito de ver as novidades. Não faço as suas receitas, como gostaria, para a roupa não ser invadida por aqueles bichinhos que entram no roupeiro. PARABENS pelo blog.
Gostava que me dissesse que erva aromática é a que tem as folhas verdes com as pontas brancas?
Olá Teofila: muito obrigada pelas palavras tão simpáticas.Se reparou. ultimamente tenho publicado algumas receitas menos calóricas, eheh
EliminarQuanto à tal planta é o incenso. Espero ter ajudado.
Bjn
Passando para desejar um ótimo final de semana!
ResponderEliminarSinceramente desconhecia esta tradição mas gosto sempre de saber estas coisas ;)
ResponderEliminarBeijinhos querida Márcia *
PS: Não te esqueças que hoje, lá pelo blog, é dia de "Há vida para além da massa de atum" e temos um novo DESAFIO fantástico a decorrer! Fico à espera da tua deliciosa participação :)
http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.co.uk/2014/06/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-12.html
Adoro estas tradições Márcia e funcionam ou não, acho que, pelo menos, são uma esperança e queremos acreditar que sim, que funcionam!
ResponderEliminarUm beijinho querida,
Lia.
Ah, que delícia! Também fazia muito a sortinha de São João! Minha mãe que me ensinou e todo ano eu esperava pela data, ansiosa para poder fazê-la e ver que resultado ia dar. Coisas da antiga, que se tornaram lembranças inesquecíveis. Amei o Bolo anjo também. Parece muito fofo,
ResponderEliminarUma excelente semana para você!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com