Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Fofos com creme de laranja

 Achei graça ao nome deste bolinhos e pareceram-me também apropriados para  o dia que hoje se celebra: S. Valentim. Por norma, não costumo celebrar esta data e então agora, com o confinamento, ainda menos razão há para o fazer. No entanto, qualquer motivo é bom para experimentar uma receita ( rsrs) e assim, saíram uns bolinhos que fazem jus ao seu nome: fofos.

Receita ( cookidoo):

4 ovos

150 gr de açúcar ( usei 100gr)

1/2 limão (só a raspa)

60 gr de farinha

60 gr de fécula de batata ( usei farinha de arroz)

1 colher de chá de fermento

Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo e reserve.

Bata as gemas com o açúcar e a raspa de limão  ( 5 min / 37º/ vel 3).

Adicione as farinhas e o fermento e envolva 15 seg / vel 3. Envolva as claras em castelo na massa e distribua pelas formas untadas e polvilhadas com farinha.

Encha as formas até metade e leve ao forno durante 12 minutos. Retire e deixe arrefecer.



  1. Creme:
  2. 150 g açúcar

    • 300 g água
    • 30 g amido de milho
    • 1 c. chá de manteiga
    • 1 gema de ovo
    • 1 laranja (raspa e sumo)
    • açúcar em pó q.b. p/ polvilhar

    • No copo limpo coloque o açúcar e a água e programe 20 min/120°C/vel 2. Retire e reserve.
    • Coloque no copo o amido, a manteiga, a gema, a raspa e o sumo de laranja, programe 8 min/90°C/vel 3 e adicione, em fio, através do bocal da tampa a calda reservada. Retire e deixe arrefecer por completo. No momento de servir abra os fofos, recheie com o creme e polvilhe com açúcar em pó.
    • Ficam mesmo fofos e são muito saborosos. Espero que gostem também.

17 comentários:

  1. Ficaram mesmo fofinhos e certamente deliciosos...um beijinho e resto de um bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia minha querida amiga, obrigado por essas maravilhosas delícias.

    ResponderEliminar
  3. Aspeto encantador. Deixou-me a salivar
    .
    Tenha um dia dos namorados, com Amor, Saúde, e Paz.
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Oi, Márcia! Que delícia! Eles se parecem com os "sonhos recheados" que encontramos nas padarias daqui! Ficaram lindos!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Oi Márcia querida, bom dia!
    Já vi que a comemoração por aí foi das melhores e com direito a esses FOFOS COM CREME DE LARANJA. Hummmmm, delícia!
    Bjsss amiga e que vcs tenham uma semana abençoada é o que desejo

    ResponderEliminar
  6. adoro ja fiz uns a muito tempo sao sempre muito bons e os teus estam 5* bjs saude

    ResponderEliminar
  7. Costumava-mos ir aos fofos de Belas, espero que sobrevivam a esta pandemia. Vou guardar a receita para matar as saudades, parecem muuto bons! Boa srmana!

    ResponderEliminar
  8. Eles têm um aspecto delicioso e lembram os sonhos (também chamados de 'bolas de berlim'). E este creme é muito usado nas iguarias das padarias.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Hum...que delícia amiga! Tenha uma linda noite! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspeto têm esses fofinhos. Afasta de mim a tentação, please. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Delícia,.....
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  12. OI Márcia, eu também gostei do nome desses bolinho e fiquei com vontade. Me lembrou os sonhos que temos aqui no Brasil. Hum... tenho dois sonhos aqui em casa. Já vou lá comer um.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  13. Estes fofos fizeram-me lembrar as bolas de berlim... que saudades de comer uma!!!
    Já se lanchavam uns fofos! 😉

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  14. Têm mesmo muito bom aspecto, o creme de laranja deve ser saboroso!
    O outro dia fiz o bolo de leite condensado cozido, agora acho que também vou queres fazer estes bolinhos.
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Querida Márcia,
    tentei comentar estes deliciosos fofos, pelo telemóvel, mas não deu certo. Falta-me as minhas muletas... as minhas netas é que remediavam as falhas, e com este bendito bicharoco já não as vejo desde o natal. Fiquei deliciada e tenho de experimentar.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar