Translate

domingo, 13 de outubro de 2019

Bolo real

O bolo escolhido para este domingo faz parte da nossa doçaria conventual, neste caso , da região do Alentejo. Uma receita simples e fácil de se fazer, tal como eu gosto.Pelos ingredientes parecia-me muito bom e não me enganei.



Receita ( daqui):

125 gr de doce de chila
250 gr de açúcar
250 gr de amêndoa
3 claras
6 gemas


Unte uma forma redonda e polvilhe-a com farinha ( como usei uma forma de silicone, não foi preciso polvilhar).

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado ( Bimby: 3 min / vel 5).

Adicione o miolo de amêndoa e o doce de chila , envolvendo bem todos os ingredientes ( Bimby: 15 seg, vel 4).

Bata as claras em castelo bem firme e misture delicadamente no preparado anterior.

Deite a mistura na forma e leve ao forno pré-aquecido a 160º durante 45 minutos. Não deixe secar muito, pois este bolo deve ficar um pouco húmido.

Polvilhe com açúcar em pó depois de frio.



































































Espero que gostem.

13 comentários:

  1. Márcia,eu sou apaixonada por este bolo. A prima do meu marido, fez para mim este bolo. Deu-me a receita,mas n encontro por cá o doce de chila. Bom Domingo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. nossa , imagino que maravilha !!
    fui procurar para saber o que é uma chila. Quase não vejo este tipo de abóbora por aqui , que conheci uma vez por nome de gila.
    fiquei encantada com a receita, já que se usa amêndoa no lugar de farinha.
    deve ser um encanto de sabor que um dia pretendo fazer .
    obrigada Márcia por compartilhar.
    grande abraço.
    :o)

    ResponderEliminar
  3. Querida Marcia,
    Adorei a receita e o aspeto é excelente! São pois, os meus doces preferidos.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  4. Parece Pão de Rala!
    Adorei a delícia e com as fotos fiquei já a salivar. Obrigada, querida Marcinha, por mais uma gulosa sugestão. Sou grande fã dos doces conventuais!

    ResponderEliminar
  5. Tenho a certeza que ia gostar de provar!!!
    Boa semana 💐

    ResponderEliminar
  6. Oi Márcia!

    Parece muito delicioso! Com um café preto... Hummm....

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  7. Oi Márcia
    Uma boa pedida com uma xícara de café fresquinho
    E ficou com um aspecto maravilhoso
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Márcia, parece mesmo muito bom, mas sou obrigada a perguntar, o que é doce de chila? Teria outro nome aqui no Brasil?
    Bjo e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de bolo! Conventual e sofisticado! Hei-de fazer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Querida Márcia, parece delicioso! :) Quando a minha mãe voltar a fazer chila vou-lhe sugerir este bolo. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Querida Márcia, eu gosto de receitas tradicionais, pela receita e fotos
    com certeza ficou delicioso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar