Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Bundt de lima

Se a vida te dá limas... faz um belo bolo de lima.  Uma amiga ofereceu-me um saco cheio de deliciosas e perfumadas limas do seu quintal. Aproveitei algumas para deixar de infusão e fazer depois licor, com outras fiz uma deliciosa limonada adoçada com folhas de stevia e por fim, saiu este "bundt". O bundt, como já tive ocasião de referir, deve o seu nome às formas especiais onde é feito. São todas trabalhas e muito bonitas e algumas são enormes, o caso desta  que  utilizei e cuja receita é também bastante avantajada.

Fiz na Bimby, mas pode ser feita com uma batedeira.



Receita daqui:

  •  3 chávenas* de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/4 de colher de chá de sal fino
  • 250 gr de manteiga
  • 2 e 1/4 de chávena de açúcar ( usei amarelo)
  • 6 ovos grandes
  • 1 chávena de leite
  • raspa e sumo de uma lima
Para a cobertura:
  • 1 chávena de açúcar em pó
  • 3 colheres de sopa de sumo de lima
Modo de fazer:

Pré-aquecer o forno a 180º. Misturar a farinha, o fermento e o sal e reservar.

Coloque no copo o açúcar e as cascas da lima e programe 10 seg/ vel 10. Acrescente a manteiga e o açúcar e bata 2 min / vel 5 até obter um creme fofo. Junte os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição.

Adicione a farinha alternando com o leite, começando e acabando com a farinha.

Por último, junte o sumo da lima e envolva 15 seg/ vel 5.

Unte uma forma de bundt e coloque lá a massa. Leve ao forno durante cerca de 1h e 15m ( depende dos fornos).

Deixe arrefecer na forma durante 10-15 minutos. Desenforme e cubra com a calda.

                                   ( desculpem não ter fotografado o bolo todo, mas, quando me lembrei, já o tínhamos comido 😉)

Cobertura:

Junte o açúcar com o sumo da lima e e cubra o bolo imediatamente. Deixe arrefecer completamente antes de servir.


Espero que gostem.

9 comentários:

  1. Boa tarde, querida amiga Márcia!
    É um dos meus bolos preferidos e o contraste do sabor amargo com o doce me agrada muito.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌸💐💮🏵⚘🌷🌺🌼🌻🌹🙏

    ResponderEliminar
  2. Acho essas formas mesmolindas. Vou comprar uma.
    O bolo é daqueles que eu gosto.
    Obrigada pela receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Deve ser super bom com esse gosto gostei mt do formato da forma bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai que delícia, Marcinha! Não posso aqui vir, deixas-me sempre a salivar... :)

    ResponderEliminar
  5. Hummm uma fatia até que marchava
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Trump inicia construção de muro!!...

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia! Este Bundt de lima agrada-me muito,essa fatia deixou-me babada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo querida Márcia :)
    Adoro bolinhos cítricos e de lima parece-me tão bom.
    Ficou bonito e essa fatia chama por mim.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Márcia. Acho tão linda estas formas. Eu quero uma. O bolinho caia bem agora com um café! Beijinhos

    ResponderEliminar