Translate

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Bolachas com melaço e especiarias

 Não preciso de um pretexto especial para fazer bolachinhas, já que adoro ter sempre à mão estas pequenas delícias. Pelo Natal, a riqueza das especiarias, empresta um novo sentido às bolachas. O cheirinho que se espalha pela casa, remete-nos para os sabores da infância. 


Receita ( baseada nesta daqui):

150 gr de manteiga

1 chávena de açúcar

2 chávenas de farinha

1 colher de chá de bicarbonato

1 ovo

1 colher de chá de canela

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de café de cravinho

1/2 colher de chá de baunilha

1/4 de chávena de melaço

Bate-se a manteiga com o açúcar ( Bimby-2 min/ vel 3,5). Junta-se o ovo e os restantes ingredientes e bate-se até estar tudo ligado ( 30 seg / vel 4).


Leva-se esta massa ao frigorífico, pelo menos duas horas ( também pode ser de um dia para o outro).

Formam-se pequenas bolinhas que se podem passar em açúcar ( não passei as minhas). 

Dispõem-se num tabuleiro forrado com tapete de silicone e achatam-se ( usei um carimbo de bolachas,mas podem usar o fundo de um copo ou mesmo um garfo).

Levam-se as bolachinhas ao forno préaquecido a 180º durante 12-15 minutos ( depende dos fornos).


Guardam-se na lata dos biscoitos e estão prontas a serem saboreadas.


Espero que gostem.

15 comentários:

  1. Simples e deliciosas!! :))
    Vou levar

    **
    Amo a vida na sua forma de ser...
    -
    Beijo e um excelente feriado!

    ResponderEliminar
  2. Bolachinhas que fazem crescer água na boca.
    .
    Abraço poético

    ResponderEliminar
  3. OI Márcia, eu fiquei imaginando o cheiro e o sabor dessas bolachas (aqui no Rio chamamos de biscoitos). O carimbo deu um toque especial.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  4. Estas bolachas - como dizem noutra parte - 'soam deliciosas'! E resultaram bem do jeito que me agrada, lindas e feitas com esmero.

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida Márcia!
    Estão perfeitas as tuas bolachas, ótima sugestão para esses dias chuvosos que fazem por aqui.

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Querida Márcia, umas belas bolachas para encher a caixa das bolachas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Os Filhotes já andam nas experiências para selecionar uma, ou duas, ou... (bem, eu não permito mais de duas) receitas de bolachas para o natal.
    Vou levar mais esta... obrigada! 😉

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  8. Oi Márcia querida, bt!
    Tuas bolachas ficam tão perfeitas que parecem compradas. Eu não provei, mas tenho certeza de que além de bonitas ficaram deliciosas.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  9. Devem ter ficado super saborosas, a ver pelo aspeto. Além disso, ficaram tão perfeitinhas que parece que foram feitas à máquina, rsrs. Obrigada, querida amiga, não nos faltam deliciosas sugestões! Beijinho grande, até breve.

    ResponderEliminar
  10. Também a mim me apetecia prová-las, mas só me foi possível olhar para elas.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde minha querida amiga Márcia. Que vontade de se deliciar com elas aqui no Rio. Deu muita água na boca. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Márcia,
    Parecem muito gostosas.
    Queria muito ter algumas para degustar, agora.
    Beijo.

    ResponderEliminar