Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Abrótea no forno com migas de grelos

Tenho que vos confessar que não morro de amores por peixe. Gosto de pargo assado, tainha, chicharrinhos fritos ( com molho de vilão) e claro o peixe que hoje vos apresento: abrótea. Esta é uma maneira muito prática de cozinhar o peixe e o resultado também é muito bom ( pelo menos na minha mais do que modesta opinião).


 Cortar o peixe em postas e temperá-lo com sal e sumo de limão. Deixar tomar gosto por uma hora .pelo menos.


Depois regá-lo com azeite ( sejam generosos ) e levá-lo ao forno a 180º durante 35 a 40 minutos. Está pronto.


Acompanhamentos:
Migas de grelos (podem ver a receita original aqui) e batatas com sopa de cebola

Para as migas:
1/2 broa de preferencia de véspera

Ralar a broa ( usei a Bimby,claro). Reservar.
Cozer os grelos em água e sal. Escorrer.
Numa wok coloquei azeite e uns 6 dentes de alho picados. Acrescentei massa de pimenta e os grelos para tomarem gosto.

Acrescentar a broa e ir mexendo para envolver tudo. Juntar feijão frade e mexer bem.


Retifique os temperos e acrescente um pouco de vinagre e salsa picada. Está pronto.

Batatas:
Lave muito bem as batatas e corte-as em gomos grossos. Tempere-as com sopa de cebola e azeite. Leve-as a fritar na Actifry durante 30 minutos. Também pode levar ao forno.






Todos ,cá em casa, gostaram muito. Espero que gostem também.

38 comentários:

  1. oi Márcia que delicia de receita e muito saudável bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto tão bom...bem a meu gosto!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi MArcia minha querida...

    Pois que eu adorei esta sua sugetao... peixinho é sempre muito bem vindo aqui em casa.. eu adoro... e as migas... aiiiii as migas.... sao a minha perdiçao... hummmm adorei...

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Minha querida esta é uma sugestao que me agrada e muito!! Pena que aqui nao encontre á venda abrótea...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu fiquei aqui a babar... A estas horas do dia chego a casa esganada, e o que eu não dava por esse peixinho!! Essas migas estão maravilhosas e as batatas desconhecia a receita e já me lhes estou a sentir o cheirinho!!! Delicioso!!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. uma refeição deliciosa!
    também uso muito a actifry para fritar batatas!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. My dear, dear Márcia!

    What a great fish dish, especially with the cornbread mix! I had forgotten about the potatoe recipe! Will definitely have to give this recipe a try!

    Love,
    C. Yorkie

    ResponderEliminar
  8. Querida Márcia,
    um peixinho bem preparado é indispensável eu adoro!
    Gostei da sua sugestão, belos acompanhamentos!

    Beijão, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  9. Márcia
    Boa escolha!
    Não tenho essas máquinas... safo-me com os tachinhos antigos!
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderEliminar
  10. Olá!!

    Acabei de conhecer este cantinho delicioso!!

    A minha mãe é que costuma fazer migas, já o meu opta por esse peixinho maravilhoso!!

    Gostei muito!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  11. Olá, Marcita,

    Oh, minha querida, desculpe os meus trasos e até a minha usência, tenho estado muito sobrecarregada nesses últimos dias. Eu sou fã de peixes e este é o único empecilho para que eu me torne vegetariana, rsrs. Eu também costumo assar peixes assim: é prático e sempre resulta bem, não é verdade? Gostei do peixe e do acompanhamento.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  12. Adorei a sugestão Márcia :) e essas migas ficaram a chamar por mim :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  13. O peixe eu não gosto :-( mas as migas aceitava de bom grado :-)

    Beijokas
    Sabores leves

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de peixe e esse ficou uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. adoro peixe se podesse comia todos os dias o tei pratinho ficou 5* e com essa broa uiui adoro bjs

    ResponderEliminar
  16. Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
    quando dois corações se unem, formando um só,
    DEUS se manifesta ali, através do amor
    e o amor é mais forte que a morte,
    é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera.
    não se ufana, nem se ensoberbece, apenas ...ama.
    certamente, permanece.

    Desejo um abençoado final de semana
    Beijos no coração carinhos na sua alma,Evanir
    Por favor me perdoa por deixar cola
    não estou conseguindo digitar.
    Isso é para não deixar de passar nos blogs.
    Deus sabe o quanto você é importante para mim.

    ResponderEliminar
  17. Que delícia de prato eu adoro peixe
    beijos

    ResponderEliminar
  18. Marcia adorei o teu pratinho de peixe,e tb gostei muito das migas..
    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Ótima sugestão e nutritiva,passando para desejar um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  20. Olá Márcia,
    Pois eu adoro peixe e seja ele qual for, é saboreado com muito agrado.
    Esta tua refeição ficou uma delícia e as migas, que adoro, ficaram mesmo apetitosas, assim como as batatinhas!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Márcia!
    Que belo prato tem tudo o que eu gosto o peixe, as batatas, a farofinha com feijão frade... que deçicia!
    Beijos e ótimo fds,
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha, fiquei com água na boca, e agora para o meu almoço entrava que era uma maravilha,porque adoro esse peixinho,

    embora nem sempre deixe aqui o meu comentário, mas estou sempre e ver as suas novidades bjs

    ResponderEliminar
  23. HUmmmmmmm ficou uma delícia das boas hem? Tá tão apetitoso! Beijocas e um fim de semana de muita paz.

    ResponderEliminar
  24. Ficou um prato bem ao meu gosto!!!!
    Beijinho e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  25. Olá Márcia!
    Sabes o que adoro no teu prato? O ter aquele aspecto mesmo caseiro, de uma refeição de conforto. E eu que adoro migas de grelos, comia só um prato delas, nem precisava do peixe!! :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Ah !
    Minha doce e malandreca amiga ! :)
    Tu és como a filhota "Peixe não puxa carroça, não é ?" eheheheheh

    Esse teu prato é uma delicia, querida, gosto de abrótea mas gosto ainda mais das migas... comeria e repetiria, podes ter a certeza !
    Que aspecto tão delicioso exibe esse teu pratinho ! :)

    Beijinhos, bom fim de semana !


    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Márcia querida, saudades...
    Esse prato deve ficar delicioso, humm!!!
    As batatas estão tão apetitosas, que me deixaram com água na boca.

    Amiga, passei p/ te desejar um FDS muito maravilhoso e especial.

    ResponderEliminar
  28. Marcita querida, eu sou super fã de peixes, gosto da maioria, desde que não tenha muitos espinhos hehe. Esse peixe ainda não provei, mas deve ser muito bom, o acompanhamento ficou ótimo, e suas batatas temperadas com sopa de cebola, ai ai que delicia, nunca tive essa idéia, vou fazer assim em uma próxima vez. Belo prato amiga. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  29. Mais seu prato ficou muito belo e gostoso!! Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  30. ♥╰☆╮(¯`♥´¯)♥╰☆╮
    Boa noite pra você!!

    Vim agradecer sua visita sempre
    carinhosa no meu Cantinho.
    Ficarei ausente por uns dias, por
    causa da saúde da minha Mãe
    Quando puder estarei de volta, deixo um abraço bem apertadinho
    Bjusss
    Rita!!!!
    ♥╰☆╮(¯`♥´¯)♥╰☆╮

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  32. Olá tudo bem? Eu to passando no teu blog pra te deixar o link do meu blog.

    http://espacomariabelezaesaude.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Márcia,este prato é bem reconfortante e com as migas deve ser muito bom, ótimo para estes dias de inverno.

    Beijos

    ResponderEliminar
  34. Olá Márcia,
    gosto imenso de peixe, mas amo essas migas, ainda esta semana fiz com uns grelos que o meu pai me trouxe. esse pratinho é uma confort food deliciosa
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  35. Olá Márcia


    Adoro migas e essas têm um aspecto divinal.

    Bjkas
    Isaura

    ResponderEliminar
  36. Márcia, aqui acontece-me o mesmo, então no inverno, reina mais a carne que o peixe, mas os chicharinhos fritos, são a delicia das minhas moças. Difícil mesmo é arranjá-los, mas quando encontro faço sempre.
    Bjinhos

    ResponderEliminar