Translate

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pudim de caiota

As caiotas, como chamamos aqui nos Açores ao chuchu, prestam-se a inúmeras receitas.Esta de pudim é muito simples de preparar e é simplesmente deliciosa.


Ingredientes:

4 caiotas ( +- 1kg)
400 gr de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
3 colheres de sopa de farinha Maizena
Raspa de um limão


Descascam-se e cozem-se as caiotas ( na Bimby são 20 minutos temperatura 100º,velocidade 2). Reduzem-se a puré ( 10 segundos,velocidade 5).



Bate-se o açúcar com os ovos,a manteiga e a raspa do limão. Junta-se a Maizena e por fim as caiotas cozidas e moídas.
Unta-se um pirex com caramelo e verte-se o preparado lá. Vai ao forno em banho-Maria a 180º,durante 1 hora +-.



Espero que gostem.

53 comentários:

  1. Caiotas? Não conheço.. Mas a cara está ótima... rs

    ResponderEliminar
  2. Querida Márcia :)

    Já tinhas feito o docinho com os chuchus, agora sai este pudim maravilhoso, com uma cor fabulosa !!

    Que excelente sugestão para utilizar os chuchus, em vez de ser somente em sopinhas, como faz a Mãe ! :)))

    Amiga querida, uma sugestão excelente !

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  3. oi Márcia,para mim e novidade esse pudim bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  4. Deve ser delicioso eu nunca provei doce com chuchu quero experimentar
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. experimentem fazer compotas, ficam deliciosas, como uma geleia. Uma delícia em panquecas bem quentinhas

      Eliminar
  5. Super diferente esse pudim Marcia, outro dia vc fez o doce de chuchu fiquei super curiosa, o pudim deve ser divino. Gostei, Bjocas amiga uma linda semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ñ somente diferente quanto saboroso, é bem melhor que o pudim flan, para quem apreciam doces, é uma excelente escolha este pudim.

      Eliminar
  6. Tão original Márcia, gostei bastante de conhecer esta possibilidade:) Parece uma delicia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. QUE MÁXIMO, COLEGA MÁRCIA!!
    PUDIM DE CHUCHU BRANCO... ADOREI!!!
    VOU EXPERIMENTAR FAZER DIA DESSES. ADORO RECEITAS DIFERENTES DAS CONVENCIONAIS. TEM COISAS QUE FICAM SENSACIONAIS. ESSE PUDIM, É UMA DELAS!!
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA! :)

    ResponderEliminar
  8. Márcia essa é uma ótima forma de aproveitar os chuchus, imagino q deve ficar delicioso!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  9. Que ideia tão boa para dar uso ao chuchu, para além das sopas :)
    Engraçado, por esse nome não conhecia! Sei que na Madeira chamam pimpinela, mas aqui não sabia que era caiotas :) Sempre a aprender!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia os chuchus, por caiota e realmente teve um fim delicioso. Eu também só punha na sopa, mas estamos sempre a aprender.
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Hum não é que fica com um aspecto lindo e dá uma vontade de experimentar essa delícia! Beijinhos amiga e uma semana de muita paz.

    ResponderEliminar
  12. Uma receita de génio, também pensei que a finalidade maior era a sopa para os chuchus mas afinal são muito mais versáteis! Este pudim está perfeito!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Hayırlı sabahlar, ellerinize, emeğinize sağlık. Ne kadar leziz ve şifa dolu bir görüntüsü var.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  14. Olá, minha amiga,

    Os chuchus estão sendo muito bem empregados em sua cozinha, o pudim deve ficar mesmo delicioso! Ah, já me atualizei na leitura do blog, vi que muitas coisas foram postadas desde a minha última visita, rsrs.

    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Nossa Márcia, bem diferente esta receita, para mim é novidade, mas o visual está delicioso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderEliminar
  16. Eu uso só na sopa mas gostei da receita deve ficar uma delicia.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Amiga mía no pude saber que son las calotas en español. Me encantan sus recetas
    Cariños
    Y veré lo de las calotas

    ResponderEliminar
  18. Tenho tantas para usar :) adorei a receita!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Bem, Márcia,não conheço as caiotas, mas já estou com água na boca de ver o teu pudim!
    Gostei também dessa forma em pirex!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  20. Está mesmo apetitoso o teu pudim, que maravilha!

    ResponderEliminar
  21. Esse pudim deixou-me com água na boca!! Que maravilha! :)

    ResponderEliminar
  22. Adorei! Vou ter que fazer. Fiquei mesmo curiosa. Deve ficar uma delicia. Nós chamamos de Chu-chu. Faço muito puré e utilizo na sopa em substituição da batata.

    Excelente sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Oi Marcia, você realmente tem ideias fantásticas para os chuchus, super diferentes.
    Muito legal, adorei !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  24. Olá Márcia

    Conheço muito bem chuchu mas nunca me pasaria pela cabeça fazer pudim com chuchu, tenho de experimentar porque ficou com um aspeto delicioso.

    Beijinhos
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. oi marcinha ,isso é chuchu branco.? que delicia vou tentar fazer com o nosso verde será que da certo?vou ver e te conto, já anotei.
    beijocas,fique bem.

    ResponderEliminar
  26. Olá
    Mas que lindo pudim, até eu que não sou grande apreciadora gostaria de experimentar!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. adorei a sugestão, e como tenho chuchus tenho que experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Diferente de tudo que vi e comi, mas parece estar DELICIOSO.
    Por aqui “caiotas” são conhecidas por “chuchu" e aqui são verdinhos. Nunca utilizei este legume em receita doce... Anotei a receita e a farei em breve :)
    Beijos, e te vejo em meu Blog - Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Não conhecia o nome!!! Esse pudin ficou mesmo perfeitinho :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Querida Márcia,
    Adorei a ideia. Só conhecia a possibilidade de fazer doce e de colocar na sopa.
    O teu pudim está fantástico. Podes crer que o vou fazer.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  31. Márcia,
    estamos em sintonia com os chuchus hoje :)
    Adorei este teu pudim, que rica ideia, acho que vou fazer.
    Tenho cá tantos chuchus.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderEliminar
  33. Que delicia de receita, essa anotei e vou presentear a família. Muito boa.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  34. esta mesmo com um aspceto maravilho mesmo nao conhecendo esse fruto adorei esta humm ja comia uma fatia bjs

    ResponderEliminar
  35. Humm chuchu em pudim, ora aí está algo que nunca tinha visto! Mas a julgar pelo aspecto e consistência deve ser muito bom=) Fiquei curiosa! beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Wow! What you have done...never thought a mouth watering dessert could be made from it!!! It must be delicous!!!

    Keep up the great cooking!

    Love,
    C. Yorkie

    ResponderEliminar
  37. Que bela maneira de aproveitar os chuchus!! :) Deve ter ficado muito bom!

    ResponderEliminar
  38. Olá, Márcia!
    Gostei muito da tua sugestão! Oas meus sogros dão-me imensos chuchus, costumo usá-los nas sopas, mas esta é uma utilização muito mais interessante!
    Beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. Ai! Que estar aí para experimentar
    Fiquei com vontade

    Beijos
    Andrea

    ResponderEliminar
  40. Márcia,
    Que lindo que ficou e que receita mais original...
    Por certo que deve ter ficado igualmente uma delicia :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Olha que boa sugestão para aproveitar os chuchus!
    Obrigada por partilhar, Márcia.
    Não cheguei a fazer o doce de chuchu, a minha mãe não quis fazer porque já temos muitos doces de outras frutas em casa e ela não pode abusar, pois tem diabetes…
    Mas não sei se consigo resistir a este pudim, que parece delicioso :)
    Beijinhos,
    Marta

    ResponderEliminar
  42. Hummm pudim dos deuses a foto
    ficou de dar água na boca
    boa receita , mais uma pra minha coleção
    bjusssss
    Rita!!1

    ResponderEliminar
  43. Esse pudim ficou mesmo bonito :)
    Realmente os chuchus dão para muita coisa, nem os imaginava nos pudins!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  44. Já fiquei a conhecer mais uma palavra "caiota" que quer dizes chuchu, é por isso que gosto destas partilhas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  45. Esta partilha veio mesmo a calhar!Obrigada!
    Tem um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  46. Márcia minha amiga.. nunca imaginei essa delícia..
    Hummm que deve ser muito bom.. a carinha está ótima..
    Amei por demais..
    Beijokas

    ResponderEliminar
  47. Este pudim será para experimentar em breve! Adorei! Adoro chuchu

    ResponderEliminar
  48. Experimentei merece nota. 20

    ResponderEliminar
  49. Hummmmmmmmmmmmmmm.... ainda não tinha visto e deu água na boca!
    Levando a receitinha.
    Abraços esmagadores e linda semana.

    ResponderEliminar
  50. Olá Márcia. Acabei de encontrar esta sua receita fantastica. Confesso k já provei pudim de caiotas, mas nunca o fiz!
    Será k me pode tirar uma dúvida, quando coloca as caiotas a cozer na bimby, k quantidade de água é k coloca? Obrigado

    ResponderEliminar