Translate

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Escaldadas

Parece que as escaldadas são um doce típico de S. Miguel, mas confesso que nunca as tinha provado ou sequer ouvido falar delas. Foi alguém que falou à minha cunhada das escaldadas que a sua avó fazia e que eram tão boas. Socorri-me então do meu "google" particular- a minha sogra- que do alto dos seus 91 anos me passou a receita de memória e eu experimentei. São deliciosas e todos os que as provaram também gostaram.



















Receita :

125 gr de farinha de milho
200 ml de leite

Ferve-se o leite e "escalda-se" a farinha de milho. Deixa-se arrefecer. ( Escaldei a farinha de véspera e deixei assim durante a noite).

375 gr de farinha de trigo
50 gr de manteiga
100 gr de açúcar
3 ovos
1 carteira de fermento para pão ( usei Fermipan)
100 gr de passas
leite   morno q.b. para dar o ponto

Juntam-se estes ingredientes à farinha de milho já arrefecida e amassa-se tudo ( usei a Bimby 5 minutos , vel Espiga). Depois de ter levedado um pouco, acrescentam-se as passas e programa-se mais 5 minutos, vel Espiga ( ou amassa-se à mão). 

Deixa-se descansar a massa até ter duplicado de volume. Fazem-se bolinhas e esperam-se mais 30 minutos. Deve ficar uma massa leve e fofa. Pincelam-se as escaldadas com leite e levam-se ao forno pré-aquecido a 180º durante 15-20 minutos.



















Quem já tinha ouvido falar delas? Contem-me tudo.

São muito, muito boas. Espero que gostem.

19 comentários:

  1. Que ricos bolinhos, aposto que estavam deliciosos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia ,nem de nome! parecem ótimas! Boa receita! beijos, linda semana! chica

    ResponderEliminar
  3. uauu.
    achei maravilhosa esta receita !!
    adoro estas tradições , pois geralmente são receitas valiosas e muito saborosas..
    vou fazer e sei que vou gostar ..
    adoro estas amizades que nos ensinam sempre algo de bom !!
    grande abraço.
    :o)

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar mas ao lanche ia já uma ...:)
    ...
    A minha Ana ainda está a recuperar forças mas em casa ... com dieta rigorosa a preparar-se para fazer exames ... na tentativa de se descobrir a razão de tão grande inflamação no intestino!
    Obrigada pelo carinho e bj

    ResponderEliminar
  5. Olá Márcia! Não conhecia,parece deliciosas. A vossa pastelaria é maravilhosa e tão variada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oi Márcia
    Nunca tinha ouvido falar mas estão com aspecto maravilhoso e me parecem deliciosas
    Beijinhos e um ótimo dia

    ResponderEliminar
  7. Márcia, as escaldadas têm um aspecto muito apetitoso.
    Devem ser deliciosas. Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Querida Márcia também não conhecia!
    Mas ficaram com óptimo aspecto!
    Achei interessante o escaldar a farinha de milho!
    Devem ser uma delícia.
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
  9. Márcia, nunca tinha ouvido falar, mas gostei imenso da sugestão que hei de experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha ouvido falar, mas parecem-me deliciosas. Obrigada pela receita, querida amiga!

    ResponderEliminar
  11. A minha avo tinga uma receita que era bolinhos de milho é mais ou menos isto so que nunca me deu a receita hehe adorei a tua um dia destes vou fazer para ver se o gosto é o mesmo depois te conto bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá, Marcita,

    Tenho certeza de que estes bolinhos são deliciosos. E isso porque o modo de os fazer é semelhante ao dos profiteroles e dos deliciosos 'sonhos portugueses', que também são saborosos. O diferencial deles é a farinha de milho.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Oi Márcia, bt!
    Fiquei daqui imaginando a delícia dessas escaldadas, elas devem ter ficado maravilhosas mesmo, já que a receita foi passada e de cabeça pela sua sogra aos 91 anos.
    Parabéns p/memória da sua sogra e p/você pela humildade de dar os créditos da receita p/ela.
    Bjsssssssss amiga querida

    ResponderEliminar
  14. Boa noite
    Não conhecia,o aspecto é ótimo.Fiquei com vontade de provar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia, mas fiquei muito curiosa e tentada a experimentar :D

    ResponderEliminar
  16. São tantas receitas que passam por nós, talvez já tenha ouvido falar, mas certamente nunca provei. Tem um aspecto muito bom!
    Bjo e bom fds

    ResponderEliminar
  17. Olá, querida Márcia!
    Receita de sogra e de mãe não falha.
    Gostei dos pãezinhos, ficaram lindos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. aqui na Ilha Terceira tb se faziam, qd era peq. lembro-me de as comer feitas por uma vizinha idosa que me oferecia,mas, não levavam passas.Levavam sementes de funcho que perfumavam o leite.

    ResponderEliminar