Translate

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Doce de ruibarbo

Andava com muita curiosidade acerca do ruibarbo. Tinha admirado receitas lindíssimas em vários blogues que costumo visitar,mas nunca tinha visto cá à venda. No outro dia quando fui às compras, lá estavam uns molhinhos ,pequeninos de ruibarbo. Nem hesitei. Trouxe logo para casa para poder experimentar. Saiu então esta deliciosa compota que fez as delícias cá de casa ( e olhem que o meu marido franze o nariz a tudo que é diferente do tradicional).






Receita daqui

200 gr de ruibarbo
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de vinho do Porto
100 gr de açúcar



Cortar o ruibarbo em pedaços de 1 cm.


Juntar todos os ingredientes na Bimby e programar 20 minutos, temperatura 100º. velocidade 1.

Pelo método tradicional: juntar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume , mexendo de vez em quando. Deixar o açúcar dissolver e baixar o lume.Deixar cozinhar por mais 15 minutos.


Estava à espera que o doce ficasse mais vermelho,mas como os talos do ruibarbo que comprei eram mais verdes, o doce ficou também com uma cor esverdeada. No entanto ficou delicioso!! A repetir, sem dúvida. Espero que gostem.

22 comentários:

  1. Querida Márcia,
    à primeira vista pareciam talos de aipo!
    Não conhecia esta planta e acho que nunca a tinha visto! Só conhecia o chá, porque uma amiga virtual mo ofereceu.
    O doce deve ter ficado ótimo e, sendo escurinho, é de certeza saudável!
    Obrigada pela preciosa informação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Por aqui nunca vi á venda, tenho muita curiosidade de provar.
    Gostei muito do aspecto.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar de ruibarbo!
    Vou ver quando é a altura das sementeiras e experimentar!
    Registo a sugestão... Bj

    ResponderEliminar
  4. OLá
    Tem muito bom aspeto, nunca provei nada com ruibarbo (:
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também nunca comi aqui onde moro nem nunca vi a vender gostava de um dia encontrar o teu doce parece delicioso...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia,

    eu tenho uns pés de ruibarbo mas ainda não consegui fazer colheita e agora acabam por cair com o frio, mas já comprei e adorei, fiz um bolinho da Mónica do pratos e travessas e uma compota com morangos, e adorei.
    Adorei a tua, cor linda e deve ser tão boa,numas bolachas que belo lanche.

    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Excelente aspecto tem este doce querida amiga! Assim que encontrar ruibarbo à venda faço esta receita, os doces caseiros em geral não se comparam com os de compra. Um beijo grande Marcita

    ResponderEliminar
  8. Nunca vi ruibarbo à venda por aqui :( Eu bem vejo receitas de doce e bolos com esses raminhos na televisão e pela net, mas infelizmente ainda não consegui encontrar.
    Ficou com bom aspecto, deve ser delicioso.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Eu estou na mesma, tenho imensa curiosidade em relação ao ruibarbo mas ao contrário de ti continuo sem nunca ter provado. Assim em doce parece óptimo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi ruibarbo porque nunca procurei, desconhecia por completo esta delicioso doce. Vou estar atenta ao famoso ruibarbo..
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá, querida, Márcia,

    Tenho certeza de que este doce ficou delicioso! O ruibarbo é azedinho, muito apropriado mesmo para doces desse tipo, rsrs.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Marcinha querida,
    Estou sempre fazendo compotas e geleias, as caseiras são as melhores!
    Eu adoraria provar essa de ruibarbo, amei o aspecto!

    Beijos, ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  13. Oi, Márcia!

    Este é um sabor que não conheço... Gostaria de experimentar!!
    Parece muito gostoso!!

    Abraços e um ótimo final de semana, Cris

    ResponderEliminar
  14. Olá, Márcia

    Ainda não consegui ver, nem comprar nem provar ruibardo mas é daqueles legumes que tenho imensa curiosidade.
    Belo doce.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/pate-de-atum-fit.html

    ResponderEliminar
  15. Oi Márcia!
    Já vi também muita receita com ele, mas eu não conheço. Claro que agora com a sua receita deliciosa fiquei mais curiosa ainda né?
    Hummmmm, tenho que encontrar! kkk
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  16. Fiquei com água na boca (ainda por cima a essas horas...).
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Querida Márcia, eu adoro compotas! E essa numa fatia de pão de trigo fresco ou numas tostas deve ser para lá de bom! E estou seriamente a pensar semear ruibarbo! Tenho de ver qual a melhor época! beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que fixe que encontraste ruibarbo!
    É tão bom experimentar coisas novas.
    Uma das minhas compotas preferidas é de ruibarbo e morango, e por norma adoro o ruibarbo associado a frutos vermelhos e em crumbles.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Fiquei curiosa,por aqui nunca vi.Doces caseiros são os melhores e o ruibarbo com certeza é um ótimo ingrediente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Sou doida com ruibarbo, doce de morango com ruibarbo é tão mas tão bom! Experimenta! Só tenho pena de encontrar poucas vezes e de que aundo o encontro me assusto com o preço!

    Adorei a sugestão! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Nunca experimentei, mas assim sendo fiquei curiosa! Esse doce ficou com um aspeto incrível :D

    ResponderEliminar
  22. Márcia querida, como sabes, adoro e faço muitas receitas com ruibarbo que, aqui, não falta.
    Compota de ruibarbo é algo que adoro e tens de experimentar aquela que tenho lá no blogue, pois vais amar de paixão. Quanto à cor, não ligues, porque só fica vermelhinho se usares ruibarbo de estufa que é um ruibarbo daqui de uma zona específica de Inglaterra ao qual chamam "forced ruibharb ". O de ar livre tem sempre essa cor esverdeada.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar