Translate

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Bolo indiano

Este é um bolo que andava na minha "lista de espera" há imenso tempo. Chamou-me a atenção por não levar farinha, mas ,ao invés,  pão ralado. Domingo é sempre dia de uma sobremesa e então chegou a oportunidade de ser experimentado. Não é difícil de fazer e , para amantes de canela, é divinal.
























Receita ( daqui):

6 gemas+ 6 claras em castelo
1 e 1/2 chávenas de açúcar
125 gr de manteiga
1 e 1/2 chávenas de pão ralado
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela

Batem-se as claras em castelo e reservam-se.

Bate-se o açúcar com a manteiga e as gemas até obter um creme fofo. Acrescenta-se a canela, o pão ralado e o fermento . Por fim , envolvem-se as claras em castelo.

Unta-se um tabuleiro ( 20 cmx15 cm)  e vaza-se lá a mistura. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos ( depende dos fornos).



Creme:

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
2 gemas
1/2 colher de chá de canela
1/2 chávena de leite

Leva-se ao lume até engrossar.

Nota: para a próxima não vou utilizar o leite pois o meu creme custou muito a engrossar e tive de por uma colher de sopa de farinha custard.

Depois do bolo completamente frio, abre-se ao meio e recheia-se com parte do creme que também deve estar frio. Sobrepõe-se a outra parte do bolo e cobre-se com o restante creme. Enfeita-se com canela a gosto.





































































Espero que gostem.


31 comentários:

  1. Olá Márcia, uma técnica para o leite condensado engrossar mais rapidamente é juntar leite em pó, até ficar com a consistência desejada. Aprendi isso com uma brasileira. O sabor fica bom na mesma.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um ótimo aspeto!! Bom domingo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito, Marcia . Vou experimentar. Bom domingo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É um bolo surpreendente! E com a cobertura fica bem guloso! Gosto imenso do sabor a canela! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Só de imaginar o aroma da canela perfumando toda a cozinha já fiquei com água na boca Márcia
    Beijos e um feliz domingo

    ResponderEliminar
  6. Olá Marcia! Também fiz um bolinho hoje. Fiquei muito curiosa com este bolo. Levo a receita. Grata por partilhares! Bom Domingo,beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que original, um bolo feito com pão ralado! Hei de experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Nossa! Parece delicioso! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Tbm está na minha lista faz tempo Márcia! Vendo aqui só fiquei com mais vontade de provar!
    Bjo e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Oi Márcia!
    O bolinho parece delicioso. Não sou fã de canela, então ainda não sei se farei ele por aqui, mas obrigada por compartilhar a receita.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com ❤

    ResponderEliminar
  11. Querida Márcia, botaste-me uma lágrima no canto do olho!
    A sério!!!
    Nos sete anos que vivi em Moçambique aprendi várias receitas muito boas que ainda hoje confeciono. Este bolo está entre elas, mas vou comparar com a minha receita. Por acaso não o faço há algum tempo, mas sei que é muito rápido! Lá fazíamo-lo sem o creme, mas como é seco, assim deve ficar melhor. Vou fazer!
    Obrigada pela partilha que me levou até África... onde fui tão feliz... pudera, foi onde me casei, tive um casal de filhos e era tão nova e tão magrinha!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. nossa, que delicioso !
    queria ser sua vizinha e te fazer uma visitinha !!!
    :0)

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Márcia
    Ficou lindo,tem tudo para ser delicioso.Hummm,esse creme faz toda diferença.
    Beijos,feliz semana amiga!

    ResponderEliminar
  14. Querida Márcia, um bolo realmente interessante, acho que nunca tinha visto um bolo feito de pão ralado, também eu fiquei curiosa com ele. E fica com um aspecto super guloso por causa dessa cobertura. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Olá Márcia!
    Este bolo deve ser uma tentação. Ficou lindo! Também ando há que tempos para o fazer! Obrigada pelas dicas. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Fiquei curiosa com o sabor deste bolo,....vou levar a receita comigo ok?Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  17. Que bolinho bom!
    Também fiquei curiosa com ele!
    Deve ser optimo!
    E esse recheio com leite condensado? que coisa gulosa e boa!
    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  18. Tudo que leva canela adoroooooo e o teu bolo ficou 5* mt bonito bjs

    ResponderEliminar
  19. Ficou mesmo com um aspeto super delicioso, deve ser muito bom mesmo.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  20. Bolo indiano ficou com aspeto maravilhoso! Tudo que leva canela é uma delícia. Mais uma tentação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Oi, Márcia!
    Este bolo também está na minha lista faz tempo. Mas nunca tive coragem de fazê-lo porque acho que vai ficar muito pequeno. Agora me animei com a sua postagem e qualquer dia destes tentarei fazê-lo.
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Ai Márcia que curiosa que fiquei! Vou guardar a receita!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  23. Que aspecto delicioso, comia já uma fatia com um cházinho.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  24. Olá, querida amiga!
    Eu comi esse bolo em uma padaria, o sabor é maravilhoso.
    O teu bolo ficou lindo, obrigada por compartilhar a receita!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  25. Oi, Márcia!

    Receita perfeita para um domingo... Que delícia!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  26. I following you dear, and I hope you follow me back. <3
    http://belyfashionadress.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  27. Oi Márcia, bt!
    Que bolo delicioso e ficou tão lindinho que me deu muita vontade de ir até aí p/lanchar com vc kkkk.
    Quem sabe um dia né amiga?
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  28. Oi Marcia minha querida

    Vou experimentar esse bolinho sem duvida nenhuma, tem um aspeto mesmo delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Márcia!
    Que bolo encantador, imagino como deve ser fofo e delicioso com essa cobertura e a canela. Adorei e não conhecia esta receita.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Hummmm que delicia esse bolo! Eu adoro canela !!! Amei receita !!! Tenha uma ótima semana!!! Bjks

    ResponderEliminar