domingo, 24 de abril de 2016

Donauwelle Torte

Este bolo "ondas do Danúbio" foi o quarto desafio do "Sweet world"  proposto pelas amigas Lia ( Lemon and vanilla) e Susana ( Basta cheio). Até agora tenho gostado imenso de todas as receitas experimentadas e sugeridas quer por uma quer por outra. Embora nem sempre pareçam fáceis ou de rápida execução, o trabalho investido tem valido a pena, que mais não seja para me obrigar a sair da minha zona de conforto e a aventurar-me em receitas do mundo, que se calhar de outra forma, não experimentaria.
O bolo que trago hoje nem é muito complicado. Demorado sim, mas só porque temos de esperar entre camadas. É um conhecido bolo de origem austríaca e alemã (embora confesse que nunca tinha ouvido falar dele) e deve o seu nome ao efeito ondulado e marmoreado do seu interior bem como às ondas desenhadas no chocolate da cobertura, numa alusão ao rio Danúbio cujas águas turbulentas atravessam os dois países.


Ingredientes (receita da Susana)

Bolo:
2 ovos grandes
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
200 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
80 ml de leite
1 colher de sopa de cacau
300 gr de cerejas em calda ( só usei 200 gr que era o que tinha )



Pudim:
250 ml de leite
100 gr de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha ( não usei)
1 ovo+ 1 gema
50 gr de amido de milho ( usei farinha Custard, daí não ter usado a baunilha)
100 gr de manteiga à temperatura ambiente

Cobertura:

80 gr de chocolate negro
40 gr de chocolate de leite

Começar pelo pudim ( como sempre fiz na Bimby):

Juntar todos os ingredientes no copo à excepção da manteiga e programar 8 minutos, temperatura 90º, velocidade 4. Reservar e deixar arrefecer.

Bolo:

Pré-aquecer o forno a 180º. forrar uma forma quadrada de 20x20 com manteiga e forrar com papel vegetal.

Bater a manteiga com o açúcar e os ovos durante 1,30 minutos até obter um creme fofo e esbranquiçado. Acrescentar o extracto de baunilha e a farinha misturada com o fermento, alternando com o leite, até acabar.

Colocar 2/3 da massa na forma e à restante acrescentar o cacau e 1 colher de  sopa de leite. Misturar bem e verter este segundo preparado por cima do primeiro. Alisar a superfície.

Distribuir as cerejas que estiveram a escorrer durante 30 minutos pela massa. Se esta estiver muito firme, pressioná-las ligeiramente para que entrem um pouco na massa e ajudem a criar o efeito onda.



Levar ao forno cerca de 25 minutos ou até que o palito inserido no meio saia limpo. Retirar do forno e deixar arrefecer.



Juntar agora a manteiga à temperatura ambiente ao pudim até obter um creme suave.

Quando o bolo estiver frio , voltar a colocá-lo na forma. Cobrir o bolo com o pudim e levar ao frigorífico durante 30 minutos ( de um dia para o outro no meu caso).



Retirar do frio cerca de 1 hora antes de aplicar o chocolate.( Nesta fase é essencial que o creme esteja à temperatura ambiente)


Para a cobertura:

Derreter os chocolates em banho-Maria. Quando estiver bem macio e uniforme, deixar arrefecer ligeiramente e espalhar por cima do creme. Com um garfo, de forma suave, desenhar ondas no chocolate.







































































27 comentários:

  1. Delícia!!!!!!!!!! Lindo dia!!!!!! Beijos

    ResponderEliminar
  2. A origem do nome é muito engraçada! O bolinho é diferente e delicioso :D

    ResponderEliminar
  3. Que delicia!!!!!!!!!!!!!!
    Tão bom!
    Nina
    Bom fim de semana
    www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
  4. O seu é o segundo que vejo , não conhecia este bolo.
    E'um bolo que tem tudo para me agradar. o seu ficou lindo.

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma delícia, tanto no aspecto como de certeza no sabor :) Também o tenho debaixo de olho para fazer ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Márcia minha querida,
    Adorei o passo a passo da receita, as fotos estão de babar, hummmmmmm...!
    Belo desafio, parabéns!

    Beijinhos, abençoada semana! ♥

    ResponderEliminar
  7. Uma visão dos deuses minha amiga que me deixou com água na boca
    Uma linda semana Márcia
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Márcia, deve ser ótimo. Guardarei a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Deve ser assim qualquer coisa de comer e chorar por mais! E fica bastante bonito! Também eu não conhecia mas fiquei muito tentada a experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esta imagens são uma perdição!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Olá, Marcita,

    Eis o Donauwellen Kuchen em toda a sua glória! rsrs. Confesso que ainda não o fiz, apesar de ele também aparecer em mais de um dos meus livros de bolos clássicos do mundo. Agora vou salvar a sua receita, pois ela pareceu-me simples e descomplicada. Bom trabalho, minha amiga!

    (ah, tive de remover o primeiro comentário, pois numa frase as palavras apareceram grudadas, sem espaço entre elas, rsrs).

    Um beijo e votos de uma boa semana!
    Um beijo e votos de que a sua semana seja feliz!

    ResponderEliminar
  12. Ja tinha ouvido falar mas nunca me aventurei a faze lo, o teu ficou com um aspecto delicioso!bjs

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha!
    Não conhecia e fiquei completamente enfeitiçada pelo seu aspecto!!
    Beijinho!
    Feliz Semana 🌷

    ResponderEliminar
  14. Querida Márcia,
    És incansável!
    Ainda nem me debrucei bem sobre o "Donaldinho" como gosto de lhe chamar, e já tu, despachada e perfeita, como sempre, nos apresentas estas ondas do Danúbio de dar água na boca.
    Adoro ver as pessoas a abraçar os temas mensais com determinação e empenho e tu és mesmo topo da lista.
    Um grande beijinho e obrigada minha linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Um espetáculo aos olhos e com certeza ao paladar, riquíssimo, parabéns!!
    Bj e boa semana.

    ResponderEliminar
  16. Que bolo maravilhoso Márcia, imagino o sabor que ficou, esta mistura de sabores em camadas hummmmmmmmmmmm... delicia!
    Uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Márcia querida, que delícia é essa?
    Hummm, enlouqueci kkkkk
    Vou fazer e espero dê certo pq não tenho BIMBY (um dia ainda hei de ter uma kkkk)
    Amiga, que bom que vc gostou da pizza, é bem prática e gostosa né?
    Bjssss e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  18. Márcia, é impressionante a forma como, tão dedicadamente, materializas com todo o empenho o que vamos propondo.
    Ficou lindo, super expressivo e cheio de vida. A ondulação no chocolate está perfeita. :)
    Concordo contigo quando dizes que não é difícil, pois não é mesmo. Ainda que o meu me tenha pregado uma ou outra partida, é um bolo super interessante.
    Mais uma vez muito obrigada pela tua excelente participação e por estares sempre connosco.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Querida Márcia!
    Este delicioso bolo é uma tentação, não vou resistir.
    Estas ondas de chocolate deixam-me babada.
    Por enquanto a balança ainda me deixa saborear estas delícias.
    Também deliciei a minha filhota com a quiche de queijo feta,ela adorou.
    Obrigada por estas delícias.
    Grande beijo. Amélia

    ResponderEliminar
  20. Ficou um espectáculo, parabéns! :) Só de olhar para ele cresce água na boca. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. Querida Márcia,
    Que linda que ficou, que ondas perfeitinhas! Que camadas bonitas!
    Está com um aspecto maravilhoso, dá vontade de agarrar um desses quadradinhos!
    É sempre bom participar em desafios e é tão giro ver o desfile final :)
    Um grande beijinho minha querida

    ResponderEliminar
  22. Manhm, manhm... delicioso. Não me importava de provar agora mesmo um quadradinho desses. Humm...
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Oi Márcia!
    Obrigada pelo seu carinho amiga. Fico sempre me sentindo mimada com as suas palavras e elogios. Já falei isso mil vezes, mas vou falar mais cem mil, "OBRIGADA" amiga!
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
  24. Olá Márcia
    Esse é daqueles bolos que só de olhar já apetece,fico imginando se pudesse saborear agora.Deve ter valido a pena mesmo a execução,mesmo que trabalhosa.
    Beijos amiga

    ResponderEliminar
  25. ficou com muito bom aspeto mesmo guloso, que aspeto mesmo tentador....


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  26. Adorei, parece delicioso.
    http://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar