Translate

domingo, 24 de abril de 2016

Donauwelle Torte

Este bolo "ondas do Danúbio" foi o quarto desafio do "Sweet world"  proposto pelas amigas Lia ( Lemon and vanilla) e Susana ( Basta cheio). Até agora tenho gostado imenso de todas as receitas experimentadas e sugeridas quer por uma quer por outra. Embora nem sempre pareçam fáceis ou de rápida execução, o trabalho investido tem valido a pena, que mais não seja para me obrigar a sair da minha zona de conforto e a aventurar-me em receitas do mundo, que se calhar de outra forma, não experimentaria.
O bolo que trago hoje nem é muito complicado. Demorado sim, mas só porque temos de esperar entre camadas. É um conhecido bolo de origem austríaca e alemã (embora confesse que nunca tinha ouvido falar dele) e deve o seu nome ao efeito ondulado e marmoreado do seu interior bem como às ondas desenhadas no chocolate da cobertura, numa alusão ao rio Danúbio cujas águas turbulentas atravessam os dois países.


Ingredientes (receita da Susana)

Bolo:
2 ovos grandes
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
200 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
80 ml de leite
1 colher de sopa de cacau
300 gr de cerejas em calda ( só usei 200 gr que era o que tinha )



Pudim:
250 ml de leite
100 gr de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha ( não usei)
1 ovo+ 1 gema
50 gr de amido de milho ( usei farinha Custard, daí não ter usado a baunilha)
100 gr de manteiga à temperatura ambiente

Cobertura:

80 gr de chocolate negro
40 gr de chocolate de leite

Começar pelo pudim ( como sempre fiz na Bimby):

Juntar todos os ingredientes no copo à excepção da manteiga e programar 8 minutos, temperatura 90º, velocidade 4. Reservar e deixar arrefecer.

Bolo:

Pré-aquecer o forno a 180º. forrar uma forma quadrada de 20x20 com manteiga e forrar com papel vegetal.

Bater a manteiga com o açúcar e os ovos durante 1,30 minutos até obter um creme fofo e esbranquiçado. Acrescentar o extracto de baunilha e a farinha misturada com o fermento, alternando com o leite, até acabar.

Colocar 2/3 da massa na forma e à restante acrescentar o cacau e 1 colher de  sopa de leite. Misturar bem e verter este segundo preparado por cima do primeiro. Alisar a superfície.

Distribuir as cerejas que estiveram a escorrer durante 30 minutos pela massa. Se esta estiver muito firme, pressioná-las ligeiramente para que entrem um pouco na massa e ajudem a criar o efeito onda.



Levar ao forno cerca de 25 minutos ou até que o palito inserido no meio saia limpo. Retirar do forno e deixar arrefecer.



Juntar agora a manteiga à temperatura ambiente ao pudim até obter um creme suave.

Quando o bolo estiver frio , voltar a colocá-lo na forma. Cobrir o bolo com o pudim e levar ao frigorífico durante 30 minutos ( de um dia para o outro no meu caso).



Retirar do frio cerca de 1 hora antes de aplicar o chocolate.( Nesta fase é essencial que o creme esteja à temperatura ambiente)


Para a cobertura:

Derreter os chocolates em banho-Maria. Quando estiver bem macio e uniforme, deixar arrefecer ligeiramente e espalhar por cima do creme. Com um garfo, de forma suave, desenhar ondas no chocolate.







































































27 comentários:

  1. Delícia!!!!!!!!!! Lindo dia!!!!!! Beijos

    ResponderEliminar
  2. A origem do nome é muito engraçada! O bolinho é diferente e delicioso :D

    ResponderEliminar
  3. Que delicia!!!!!!!!!!!!!!
    Tão bom!
    Nina
    Bom fim de semana
    www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
  4. O seu é o segundo que vejo , não conhecia este bolo.
    E'um bolo que tem tudo para me agradar. o seu ficou lindo.

    ResponderEliminar
  5. Ficou uma delícia, tanto no aspecto como de certeza no sabor :) Também o tenho debaixo de olho para fazer ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Márcia minha querida,
    Adorei o passo a passo da receita, as fotos estão de babar, hummmmmmm...!
    Belo desafio, parabéns!

    Beijinhos, abençoada semana! ♥

    ResponderEliminar
  7. Uma visão dos deuses minha amiga que me deixou com água na boca
    Uma linda semana Márcia
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Márcia, deve ser ótimo. Guardarei a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Deve ser assim qualquer coisa de comer e chorar por mais! E fica bastante bonito! Também eu não conhecia mas fiquei muito tentada a experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esta imagens são uma perdição!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Olá, Marcita,

    Eis o Donauwellen Kuchen em toda a sua glória! rsrs. Confesso que ainda não o fiz, apesar de ele também aparecer em mais de um dos meus livros de bolos clássicos do mundo. Agora vou salvar a sua receita, pois ela pareceu-me simples e descomplicada. Bom trabalho, minha amiga!

    (ah, tive de remover o primeiro comentário, pois numa frase as palavras apareceram grudadas, sem espaço entre elas, rsrs).

    Um beijo e votos de uma boa semana!
    Um beijo e votos de que a sua semana seja feliz!

    ResponderEliminar
  12. Ja tinha ouvido falar mas nunca me aventurei a faze lo, o teu ficou com um aspecto delicioso!bjs

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha!
    Não conhecia e fiquei completamente enfeitiçada pelo seu aspecto!!
    Beijinho!
    Feliz Semana 🌷

    ResponderEliminar
  14. Querida Márcia,
    És incansável!
    Ainda nem me debrucei bem sobre o "Donaldinho" como gosto de lhe chamar, e já tu, despachada e perfeita, como sempre, nos apresentas estas ondas do Danúbio de dar água na boca.
    Adoro ver as pessoas a abraçar os temas mensais com determinação e empenho e tu és mesmo topo da lista.
    Um grande beijinho e obrigada minha linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Um espetáculo aos olhos e com certeza ao paladar, riquíssimo, parabéns!!
    Bj e boa semana.

    ResponderEliminar
  16. Que bolo maravilhoso Márcia, imagino o sabor que ficou, esta mistura de sabores em camadas hummmmmmmmmmmm... delicia!
    Uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Márcia querida, que delícia é essa?
    Hummm, enlouqueci kkkkk
    Vou fazer e espero dê certo pq não tenho BIMBY (um dia ainda hei de ter uma kkkk)
    Amiga, que bom que vc gostou da pizza, é bem prática e gostosa né?
    Bjssss e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  18. Márcia, é impressionante a forma como, tão dedicadamente, materializas com todo o empenho o que vamos propondo.
    Ficou lindo, super expressivo e cheio de vida. A ondulação no chocolate está perfeita. :)
    Concordo contigo quando dizes que não é difícil, pois não é mesmo. Ainda que o meu me tenha pregado uma ou outra partida, é um bolo super interessante.
    Mais uma vez muito obrigada pela tua excelente participação e por estares sempre connosco.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Querida Márcia!
    Este delicioso bolo é uma tentação, não vou resistir.
    Estas ondas de chocolate deixam-me babada.
    Por enquanto a balança ainda me deixa saborear estas delícias.
    Também deliciei a minha filhota com a quiche de queijo feta,ela adorou.
    Obrigada por estas delícias.
    Grande beijo. Amélia

    ResponderEliminar
  20. Ficou um espectáculo, parabéns! :) Só de olhar para ele cresce água na boca. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. hummm deu vontade de provar uma fatia bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  22. Querida Márcia,
    Que linda que ficou, que ondas perfeitinhas! Que camadas bonitas!
    Está com um aspecto maravilhoso, dá vontade de agarrar um desses quadradinhos!
    É sempre bom participar em desafios e é tão giro ver o desfile final :)
    Um grande beijinho minha querida

    ResponderEliminar
  23. Manhm, manhm... delicioso. Não me importava de provar agora mesmo um quadradinho desses. Humm...
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Oi Márcia!
    Obrigada pelo seu carinho amiga. Fico sempre me sentindo mimada com as suas palavras e elogios. Já falei isso mil vezes, mas vou falar mais cem mil, "OBRIGADA" amiga!
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
  25. Olá Márcia
    Esse é daqueles bolos que só de olhar já apetece,fico imginando se pudesse saborear agora.Deve ter valido a pena mesmo a execução,mesmo que trabalhosa.
    Beijos amiga

    ResponderEliminar
  26. ficou com muito bom aspeto mesmo guloso, que aspeto mesmo tentador....


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  27. Adorei, parece delicioso.
    http://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar