Translate

domingo, 3 de abril de 2016

Simnel Cake

O simnel cake é um bolo típico da Páscoa na Grã-Bretanha e é também o desafio do "Sweet world" do blog da amiga Susana, "Basta Cheio". Não o fiz na Páscoa e nem fiquei muito preocupada com o facto, pois o desafio tem a duração de um mês e temos todo este tempo para podermos experimentar as receitas propostas. Para além disso, não é um bolo típico da nossa Páscoa, onde os folares, doces ou não, são os "reis". Este bolo , que não conhecia nem tinha sequer ouvido falar, fez-me lembrar o nosso delicioso bolo de frutas, este sim típico do Natal açoriano. A diferença estava na camada de massapão no seu interior. Pesquisei várias receitas e decidi-me por uma que vi no canal " Food network", por ser a mais prática e simples, tal como eu gosto.



Ingredientes para o massapão:

250 gr de açúcar confeiteiro
250 gr de amêndoas raladas
1 ovo
essência de amêndoa ( umas gotas)

Juntar todos os ingredientes e bater até formar uma pasta compacta e que se possa estender com o rolo.
Nota: a receita pedia 2 ovos,mas para mim, só com um ovo consegui o ponto certo.


Divide-se a massa em 3 partes: duas rodelas que se estendem com o rolo e devem ter cerca de 18 cm de diâmetro e onze bolinhas que representam os onze apóstolos ( nunca Judas!!). Querendo ,pode-se por ao meio mais uma bolinha que representa Jesus. Como tinha massa em quantidade, o meu bolo teve direito a Jesus, rsrs.


Bolo:
175 gr de manteiga
175 gr de açúcar mascavado
3 ovos
175 gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó ( a receita não pedia,mas eu pus)
uma pitada de canela e outra de noz-moscada
350 gr de corintos e sultanas
55 gr de frutos secos ( usei amêndoa laminada)
1/2 colher de sopa de doce de damasco ( usei tomate caseiro)


Bater a manteiga com o açúcar durante 1 minuto até obter um creme fofo. Adicionar os ovos ,um a um. De seguida, juntar a farinha com o fermento e as especiarias. Por último, as sultanas e as amêndoas.

Untar uma forma. Colocar metade da massa.



Por cima uma rodela de massapão. Fazer um buraco ao centro para que a massa possa crescer. Cobrir com a restante massa.



Levar ao forno pré-aquecido a 200º. Quando se põe o bolo no forno, baixa-se a temperatura para os 160º onde coze durante  60 minutos.É conveniente fazer o teste do palito. Se sair seco quando inserido no meio do bolo, está cozido.  



Quando o bolo está pronto, deixa-se arrefecer durante 10 minutos e desenforma-se numa grade para arrefecer. Depois de frio, barra-se o bolo com o doce e cobre-se com a outra rodela de massapão . Enfeita-se com as doze ( ou onze) bolinhas. Com o maçarico queima-se ligeiramente o massapão. ( Usei o grill do forno durante uns minutos)
























No meu bolo não dá para ver a camada de massapão ao meio, mas que é um bolo delicioso, disso não tenham dúvidas. Dos melhores bolos que já passaram por aqui.



Espero que gostem.








33 comentários:

  1. Ai o nosso bolo de frutas Açoriano... Nem me digas nada! Adoro! Esse também deve ser muito bom! E tal como tu também não conhecia, apenas fiquei a saber da sua existência quando a Susana lançou o desafio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão lindo! :) Adoro massapão, só de olhar para essas bolinhas dá vontade de roubar uma e comer. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Menina ficou lindo e com certeza uma das tuas boas maravilhas...um beijinho e resto de um bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Com suas mãos de fada produz maravilhas como essa. Ficou maravilhoso Márcia
    Uma linda semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Ficou ótimo querida Márcia,que outra coisa seria de esperar? A decoração é engraçada! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou ótimo querida Márcia,que outra coisa seria de esperar? A decoração é engraçada! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou fantástico. Parabéns pela participação.
    Bjinhos!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo o bolo, mesmo guloso e dá logo vontade de comer :) Vamos ver se ainda o consigo fazer também, abriste-me mais a vontade de experimentar :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. Que riqueza de bolo querida Márcia!
    Vivendo e aprendendo, receita nota 10, amei!
    Mais uma receita que levo do seu cantinho!

    Beijos, ótima semana! ♥

    ResponderEliminar
  10. Que lindo bolo e tão diferente do habitual. Eu adoro bolos com frutos secos por isso tenho a certeza que essa fatia me ia saber pela vida :)
    Bjs e parabéns pela participação

    ResponderEliminar
  11. Minha querida amiga :)
    Que bolo guloso e original, fica mesmo apetitoso. Ainda não fiz o meu. Mas também ainda não estou muito bem, (bendita gripe).
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  12. Querida Márcia,
    Que maravilha de bolo! Provaria agora um pedacinho... =)
    Beijinhos na linda gatinha Kikinha!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia!! Ficou com um aspecto maravilhoso! Obrigada pela partilha :)

    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Super original esse teu bolo!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. A avaliar pelo aspecto e pelos ingredientes parece-me muito bom!
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Márcia,
    Lindo esse teu bolo que, pela leitura dos ingredientes, deve mesmo ser uma delicia... faz-me lembrar os bolos da Dorie ! :)
    Foi sem dúvida uma excelente participação tua no desafio ! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Interessante e diferente, mas trabalhoso!
    Beijo

    ResponderEliminar
  18. Parece-me uma óptima sugestão, para a Páscoa ou para outro dia qualquer :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Querida Márcia,
    Que lindo ficou o teu Simnel. Sim, é muito parecido com o bolo de frutas que aqui também é muito típico no Natal.
    Eu nunca tinha feito massapão e adorei a experiência e por isso adoro este nosso desafio, porque nos põe a fazer coisas que normalmente não fazemos por preguiça ou insegurança.
    Um beijinho minha querida. Adoro as tuas participações.
    Lia

    ResponderEliminar
  20. Oi Márcia!
    Só tenho encontrado receitas deliciosas por aqui, estou até pensando em dar um pulinho até aí p/experimentar todas elas. Hummmmm!
    Bjs amiga

    ResponderEliminar
  21. Olá, Marcita,

    Que lindo o seu simnel cake! Este bolo é rico e muito saboroso! Eu já o fiz uma vez, antes de ter um blog, porque a receita dele aparece em vários dos meus livros. Mas já o quis fazer novamente, e este desejo ficou mais intenso agora, à vista do seu , rsrs.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  22. Nunca tinha ouvido falar, um dia destes tenho que experimentar!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Que espectaculo!!!!
    Não conhecia mas deixou me completamente de queixo caido!!!!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  24. É lindo o bolinho e deve ser mesmo saboroso!
    Eu também não o conhecia! E fiquei rendida ao massapão! eheh
    O teu ficou fantástico querida!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  25. Que apresentação maravilhosa e diferente! Fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  26. Lindo, apetitoso, saboroso...Quero fazer, só não sei o que são de corintos e sultanas...estou lindo pesquisar...Bjus e linda semana!!

    ResponderEliminar
  27. Encontrei, Márcia...uva passa...é certo?? Bjs

    ResponderEliminar
  28. Querida Márcia!
    Eu já sabia que destas mãos de fada saíam maravilhas, mas este belo bolo arrasou....adorei :-)

    ResponderEliminar
  29. Bom dia, xará!
    Parece delicioso. Mas também... com frutas, açúcar mascavo, canela... hummmm.... amo!
    Achei interessante a forma, com estas bolinhas em cima. Nunca tinha visto ou ouvido falar dessa receita.
    Que bom que vc aprovou. Agora fácil... não achei não... rsrs.

    Abração esmagador e feliz dia.

    ResponderEliminar
  30. genteeeeeeee, eu preciso fazer no fds!!

    http://www.1001julietas.com/

    ResponderEliminar
  31. Olá Márcia,
    O teu Simnel ficou perfeito e gosto particularmente das tuas últimas frase. Não imaginas como ficamos felizes por escolher receitas que, além de desafiantes, ainda agradam desta forma! É mesmo muito gratificante. :)
    E o massapão é realmente simples de fazer, não é?
    Muito Obrigada por mais uma participação!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  32. Gostamos pois!
    Eu conheço só de ver em livros e em sites, é um bolo lindo.
    Nunca tentei fazer, mas sei que iria gostar pois adoro massapão!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar