Translate

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Pão de alfarroba com frutos secos


Gosto muito de pão de alfarroba e faço-o várias vezes ( podem ver uma receita aqui ) Esta que hoje aqui mostro não leva fermento de padeiro, o que é uma vantagem para quem está com pressa. É só bater a massa ( usei a Bimby, como sempre, mas podem usar uma batedeira) e levar ao forno.

Tinha visto esta receita no blogue da Inês ( Ananás e Hortelã) e há pouco tempo vi-a outra vez no blogue da Joana ( Prazer a cozinhar).A vontade de experimentar este pão falou mais alto e em pouco tempo já tinha um belo pão perfumado e delicioso.


























Ingredientes:

150 gr de farinha
175 gr de farinha de aveia
50 gr de farinha de alfarroba
50 gr de farinha de milho
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
100 ml de melaço
2 chávenas de queijo quark ( uma embalagem de 250gr)
3/4 de chávena de leite
raspa de 1 limão
100 gr de figos secos
100 gr de nozes ( usei uma mistura de nozes, avelãs, amêndoas,sementes de girassol)






Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170º. Untar uma forma de bolo inglês ( usei a ultra-pro da Tupperware)

Numa taça misturar as farinhas, a canela, o bicarbonato e o fermento.

Bater o queijo com o leite, a raspa de limão e o melaço.

Adicionar, aos poucos, esta mistura à mistura das farinhas.

Juntar os figos e os frutos secos grosseiramente picados e envolver.

Colocar a massa na forma, sem alisar o topo e levar ao forno cerca de 45 minutos.

Desenformar e esperar que arrefeça completamente antes de fatiar.








Servi acompanhado com marmelada de pêras e vinho do Porto.

























Espero que gostem.


22 comentários:

  1. Também quero muito fazer pois tenho alfarroba que trouxe das férias é este pão parece ser 5 estrelas! A cor lembra chocolate e apesar do sabor nada ter a ver com chocolate, deve ser muito bom. Ficou fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Marcia, nunca comi este pão. Deve de ser uma delícia. Por cá n acha farinha de alfarroba. Boa semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parece ser delicioso. Também adoro pão com sementes!

    ResponderEliminar
  4. Aí, amiga, continua arrasando nas receitas!
    Bem diferente este pão e parece muito gostoso também!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Oi Márcia, bt!
    Esse eu não posso fazer pq não tenho alfarroba, então acho que vou dar um pulinho até aí p/experimentar kkk
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  6. Sempre com receitas magníficas. Esse pão ficou com um aspecto irresistível.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Tem muito bom aspecto, a textura parece óptima!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Esse pão fica com tão bom aspecto. E o facto de se fazer assim rapidamente é fantástico. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Hello, minha querida!
    Tenho imensa vontade de provar essa farinha, a cor do bolo fica
    atrativa e muito apetitoso, além de saudável!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz nada com alfarroba mas fiquei curiosa em relação à receita! Bj

    ResponderEliminar
  11. Um pãozinho caseiro lindo e delicioso, não tenho tido para fazer e ver esse deu-me saudades de fazer .
    Boa semana

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Márcia. Que pão delicioso!
    Já experimenteie gostei,só tinha 80gr de figos mas acrescentei+ 10gr de amendoas e 10 gr ás nozes,ficou bom.
    Obrigada pela receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Já comi bolo de alfarroba. Pão nunca. Mas deve der bom, e este tem um aspeto magnífico.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Bom dia minha querida!
    Nunca experimentei, mas como disse em outra postagem sua, o aspecto é maravilhoso e fico aqui só pensando no cheirinho ao assar.
    Amo figos e nessa massa devem ter ficado maravilhosos... hummmm...

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderEliminar
  15. É tão bom, não é? :D
    Eu adorei este pão. É uma verdadeira perdição!
    O teu ficou lindo querida Márcia :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  16. Oi Márcia
    A cor fica linda e atrativa.Realmente,esse ingrediente,a alfarroba faz a diferença,uma pena que não tenha por aqui.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Foi recente a minha experiência com este ingrediente mas fiquei muito fã! Quanto a esta receita vou levar comigo Márcia :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Gosto tanto de pão de alfarroba! Obrigada, Marcinha, só tu para me lembrares desta delícia. Tenho de me animar e encorajar a fazer. :)
    Boa noite, querida!

    ResponderEliminar
  19. Querida Márcia,
    Tal como disse no blogue da Joana, tenho essa receita marcada desde que comprei o livro e agora, ao vê-la em todo o lado, vou fazê-la o mais rápido possível, pois já salivo por esse pão.
    Um beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  20. Nunca provei nada com alfarroba mas este pão está muito bonito parece de chocolate deve ser delicioso.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Ainda ao lanche comi pão de alfarroba, mas de compra! Esse ficou tão fofo... Tenho vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar