Translate

sábado, 1 de novembro de 2014

Doce de caiota ( chuchu)

Habituei-me a ver a minha mãe a fazer doces ou compotas de várias frutas e ainda hoje também gosto de as fazer, embora cá em casa , nem sejam grandes apreciadores. Já tenho aqui publicadas várias e podem vê-las, se quiserem, no separador " compotas" na barra lateral.
O desafio do grupo do Facebook " Dia um... na cozinha" para este primeiro dia do mês de novembro era precisamente compotas e então fiz este bem tradicional cá da ilha, o de caiota ( no restante país é conhecido por chuchu).


























Receita ( inspirada nas receitas de compota da Bimby)

800 gr de caiota descascada e ralada ( usei a Bimby,mas podem usar qualquer trituradora)
1 pau de canela
casca de limão a gosto ( será retirada no final)
600 gr de açúcar ( a receita pede 800 gr).




Método Bimby:
Programar 40 minutos, temperatura 100º, velocidade 1, colher inversa. Colocar o cestinho em cima da tampa para evitar eventuais respingos. Ao fim desse tempo, se acharem que ainda não está seco, podem programar mais 10 minutos, temperatura varoma.

Mátodo tradicional:
Levar os ingredientes ao lume e ir mexendo , durante 1 hora +-, até que o doce ganhe a consistência pretendida.

Colocar em frascos esterilizados com água a ferver.



Pode usar-se com bolachas ( estas são integrais), torrinhas, pão ou para rechear tortas ou bolos.
Espero que gostem.





29 comentários:

  1. Marcia querida, bom dia! !!
    Ja vi varias receitas de doce de chuchu (para nós) ou caiota(para você),mas nunca comi. .. O aspecto é muito bom e vou testar sua receita logo,logo!
    Nós aqui não temos Bimby e minha dúvida ficou em que aparelho posso usar para ter um resultado positivo. Seria uma centrífuga ou um processador de alimentos?
    Que seu final de semana seja lindo e abençoado. Beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  2. oi Márcia bem diferente essa sua compota mas o aspecto está de encher os olhos bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  3. Hoje é dia de deixar uma frase pra vc!

    Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares pra que possas atravessar e se preciso fosse daria novamente a vida por ti!
    Deus só não é capaz de deixar de te amar...
    Acredite!!

    Padre Fábio de Melo

    Bom final de semana
    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  4. Uma compota bem fora do vulgar e o sabor deve ser muito agradável Márcia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz com chuchu mas acho que ia gostar.
    Ficou parecido com o que fiz de courgette
    Deve ser muito bom
    bj

    ResponderEliminar
  6. Hola amiga querida !! Mi mama hacia dulce de alcayota y guardaba para todo el años .. Son un lindo recuerdo de mi infancia .. Que tengas un lindo fin de semana
    Besos

    ResponderEliminar
  7. Que cor linda e fico aqui a imaginar o sabor Marcia,

    beijinho e bom resto de fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são
    verdadeiramente infinitos.
    (Madre Tereza de Calcutá)
    Amo receitas fáceis, parece delicioso...obrigada !
    Um abençoado inicio de mês!!!!
    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
  9. Olá ;).....
    Excelente aspecto e deliciosa sugestão :).....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Querida Márcia,
    fizeste uma compota bem original, eu pelo menos não conheço e fico curiosa a imaginar o sabor e textura deste docinho.
    De certeza que está soberbo, porque o que sai da tua cozinha é sempre 5*
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Márcia, a tua compota é super original! Só ouvia falar de chuchu para fazer sopa, nunca imaginei compota do dito... Mas olha que ficou lindo e se não estivesses tão longe, pedia-te para provar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. O aspecto é bom ....

    S. Miguel? Já estive nessa ilha maravilhosa duas vezes e cada vez estou mais apaixonada pelos Açores!!!

    Bom Novembro :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Márcia!
    Que boa que é a tua sugestão. Eu já fiz doce de Chuchu e adorei o sabor, fica mesmo muito bom.
    O teu ficou com uma cor linda, que maravilha. É uma forma diferente de aproveitar o chuchu que também costumo usar nas sopas. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Sera q é gostoso marcia?
    Nao gosto >]
    Me visita tbm marcia
    Gilvaniaevans.com

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Márcia
    Por mais simples que possa parecer, nada acontece por acaso. Seja uma folha que cai, ou um simples pássaro que voa... Tudo tem uma razão, um motivo, um propósito... Deus nos permite estar aqui para uma missão e nos oferece uma oportunidade a cada amanhecer para tirarmos lições dos fatos cotidianos. E depois de muito refletir descobri qual é o meu propósito neste momento. Tentar lhe agradecer em poucas palavras o seu apoio e a linda mensagem de conforto que tanto bem fez ao meu coração. Por isso te digo obrigada! É muito gratificante poder contar com os amigos num momento em que estamos tão fragilizados. A minha gratidão e o meu carinho.
    Um abraço e beijos no coração
    Gracita

    ResponderEliminar
  16. Amiga,
    pra mim esse doce é novidade, o aspecto ficou de dar água na boca, ficou
    bem parecido com o doce mamão que vcs chamam de papaia.
    Bela receita, parabéns!

    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  17. Querida Márcia,

    A minha Mãe tem chuchus e uma das formas de os consumir é precisamente fazer doce, assim como o teu. Por isso eu sei bem o quanto ele é bom, gosto muito !
    Ficou mesmo lindo e já o estou a imaginar numas tostinhas aqui a acompanhar um cházinho agora à noite, coisa tão boa, amiga !!!

    Beijinhos e obrigada por estares connosco uma vez mais !

    ResponderEliminar
  18. Olá Márcia
    Nunca comi doce de chuchu mas ando com muita vontade de experimentar, só estou á espera que alguem me ofereça alguns ehehe
    Bjkas

    ResponderEliminar
  19. Que doce maravilhoso Márcia! A Mãe costuma fazer, não tenho a receita dela mas posso dizer que faz lembrar o de gila. Não sei se o teu também ficou assim :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Márcia!
    Nunca comi doce de xuxu, só o costumo usar em sopas e cozido, mas acho a sugestão magnifica e acho que vou aproveitar uns que ontem o meu sogro me deu para experimentar esta tua sugestão!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  21. Já ia embora quando me lembrei de vir ver sua compota. Dessa vez infelizmente não pude participar, mas estou adorando a infinidade de doces deliciosos que prepararam esse mês. Na casa da minha mãe quando éramos pequenos tinha uma plantação de chuchu, e ela fazia doces assim como os seus.E como eu gostava Marcita. Um doce muito gostoso e que me trouxe lindas recordações. Belíssima participação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    O teu doce ficou com uma cor linda, eu também faço nós adoramos este doce cá em casa.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  23. Nunca provei, mas está com um aspecto bem saboroso ;) bj
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Gosto muito de chuchus na sopa, compota nunca provei, mas há compota de tudo :P Os que vejo são mais verdes :)
    A compota parece bem boa, tenho de provar :)

    ResponderEliminar
  25. Olá, Márcia!
    Nunca experimentei compota de chuchu, mas esta está com um aspeto delicioso :)
    Já me servia dessa tostinha com o doce...
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  26. FIcou um ...chuchu a tua compota!!
    Boa ideia, os teus chuchus são mais clarinhos dos que habitualmente aqui vejo, mas ficou uma otima sugestão.
    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar