Translate

domingo, 23 de abril de 2017

Pão doce de espelta com maçã e canela

Este ano, pela Páscoa, não fiz os típicos folares A sobremesa escolhida foi, de novo, a deliciosa tarte Bakewell. Porém , o "bichinho" da massa lêveda estava sempre presente, daí que hoje tenha decidido experimentar este folar, mas como a Páscoa já passou, chamei-lhe "pão" .



Receita ( inspirada nesta daqui ):

250 ml de leite
50 gr de manteiga+ 30 gr de óleo de coco
80 gr de açúcar
1 ovo grande
15 gr de fermento de padeiro ( tipo Fermipan)
1 pitada de sal
400 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de espelta
1 colher de chá de açafrão

Para o recheio:

2 maçãs cortadas aos cubos
1 colher de chá bem cheia de canela
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
Envolver a maçã nesta mistura.

Modo de fazer ( usei a Bimby, mas pode ser feito na máquina do pão ou amassado à mão)

-Colocar no copo o leite e as gorduras e programar 1 min/ 37º/ vel 3

-Adicionar o fermento, o açúcar , o ovo e 50 gr de farinha e programar 1 min / 37º / vel 4.

-Deixar repousar por 15 minutos.

-Acrescentar a farinha de trigo, a de espelta, o sal e o açafrão. Programar 30 seg / vel 5 e 5 min / vel Espiga.

-Deixar levedar até duplicar de volume.



-Estender a massa formando um retângulo e cobrir com a mistura de maçã e canela. Enrolar e cortar às fatias ( seis).


-Untar uma forma de buraco e dispor lá as fatias com a parte da maçã voltada para cima. Deixar repousar mais 30 minutos.



 -Pré-aquecer o forno a 180º  e antes de o levar lá, polvilhe a superfície com uma mistura de açúcar e canela. Coze durante 25-30 minutos.



Sei que sou suspeita por adorar massas lêvedas, mas é delicioso! Espero que gostem.

25 comentários:

  1. Olá Marcia! Nunca comi um folar.Que bonito que ficou este.Amo tudo com canela e maçã. Obrigada por partilhar.Bom Domingo por aí, beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Márcia...é uma receita bem interessante e suponho que ... gostosa!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz folares mas apenas para dar à minha mãe é aos meus sogros. De qualquer modo folares não faltaram pois recebemos um carregamento! Adoro pães assim recheados, e com maçã são absolutamente deliciosos! Eu não resistia se estivesse perto desse belo pãozinho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. adoro tudo que leva maça e canela e este teu pao esta 5* adorei deve ser super bom humm bjs bd

    ResponderEliminar
  5. Marcinha querida, deu pra sentir o aroma e gostinho aqui, hummmmmm...!
    Tudo que contém maçã canela fica irresistível!
    Ficou lindo o teu pão!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Marcia.
    Hum que delicia. Achei bem interessante, pois é diferente, anotarei a receita. Uma linda semana. Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Parece deliciosos.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  8. Querida Márcia, para além de lindo deve ser uma tentação à qual eu não resistiria! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Hummmm...tudo que a gente faz com maçã fica booooommmmm demais!
    Bjs, amiga e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Hmmm, deve ser bom. Fiquei com vontade de experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Ficou com um aspeto divinal mesmo! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu também adoro a massa lêveda :) os folares... o cheirinho!!!
    Gosto tanto!
    Ainda bem que te deu a vontade porque ficou uma delicia este pão :)
    Maçã e canela, que boa junção :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Márcia
    Lindo pão em formato de rosca.Com certeza deve ter ficado de dar água na boca.
    Beijos,Feliz semana

    ResponderEliminar
  14. Tenho de experimentar, Márcia. Parece ser delicioso e é tão bonito!
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Este ano cá em casa não houve doces pela Páscoa, porque nas casas à nossa volta havia em demasia :)
    Este folar tem muito bom aspecto, deve ser uma delicia.
    beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  16. Comia já um pedaçinho! E o teu gatinho é lindo!

    ResponderEliminar
  17. Querida Marcia,
    Eu não gosto de folares mas este folar/pão, sabia-me mesmo bem.
    Que aspecto magnífico!! E com a maçã, já lhe consigo sentir o cheiro e sabor.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Márcia, não tenho Bimby e à mão é-me difícil amassar, mas um dia vou experimentar na máquina do pão porque o aspecto é delicioso :)

    Um beijinho e boa semana

    O Toque do coração

    ResponderEliminar
  19. Ficou um pão muito bonito e com certeza muito saboroso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Nunca experimentei farinha de espelta, mas esse pão (ou bolo) de maçã deve ser delicioso! Gosto muito deste tipo de doçuras :)
    Obrigada por mais esta sugestão boa.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  21. Só pelo aspeto, já dá para salivar.
    Nunca comprei farinha de espelta, mas fiquei curiosa... obrigada querida Marcinha!:)

    ResponderEliminar
  22. Oi Márcia!

    Tendo maçã com canela, já pode me convidar... Hehehe Adoro! Só pode ser delicioso!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  23. Parece-me ser uma delícia, gostei bastante :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  24. Querida Márcia,
    Quando vejo estas massas levedas, fico irritadíssima.. e só comigo. Porque adoro e muito. Levando assim frutas, duplica a frustração. E tudo: porque ainda não me predispus a fazê-lo. Bem o mirei mas ele nem se mexeu e eu, fiquei de água na boca.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  25. Olá, Marcita,

    Sei que a massa deste pão é ótima, porque eu a publiquei em 2014, rsrs. Também já fiz rosca de maçã com canela, combinação sempre saborosa. O que me falta é adicionar uma parte de farinha de espelta à receita, rsrs.

    ResponderEliminar