Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bolo de amêndoa e café



Este bolo foi amor à primeira vista . Um bolo com ingredientes que adoro ( amêndoa e café) e que era bem fácil de se fazer, tal como eu gosto. Pode ser feito na batedeira, claro, mas eu, como sempre, adaptei-o à Bimby. Resultado: um bolo fofo e muito saboroso que encantou todos os que o provaram. A receita é da querida amiga Lia e podem vê-la aqui: " Lemon and vanilla".

























Ingredientes:

175 gr de manteiga à temperatura ambiente
175 gr de açúcar amarelo
3 ovos grandes (L)
150 gr de farinha com fermento
1/2 colher de chá de fermento em pó
50 gr de amêndoa ralada
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de café granulado desfeito numa colher de sopa de água a ferver ( usei uma carteirinha de café )
20 gr de amêndoa laminada + extra para polvilhar


Modo de fazer:

Untar uma forma  e reservar.

Bater a manteiga com o açúcar ( 3 minutos, velocidade 5). Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha com o fermento, a amêndoa ralada, o leite e o café dissolvido e bater 1 minuto, velocidade 4. Acrescentar a amêndoa laminada e envolver com a espátula.

Deitar a mistura na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 35 a 40 minutos.

Deixar o bolo arrefecer na forma durante 10 minutos, antes de o desenformar sobre uma grelha .

Cobertura:

35 gr de manteiga
100 gr de açúcar em pó
1 colher de sopa de cacau
2 colheres de sopa de água a ferver.

Bater tudo de modo a obter uma mistura cremosa. Forre o bolo e polvilhe com amêndoa ligeiramente torrada.












































































Espero que gostem.


30 comentários:

  1. Gosto muuuito de café :) talvez já o tenha escrito mil vezes nos comentários que vou fazendo :) Por isso este bolo de café está a tentar-me ...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Márcia, tem um aspecto fantástico. Delicioso deve ser, senão não o faxiad, lol.. beijinho

    ResponderEliminar
  3. Márcia, tem um aspecto fantástico. Delicioso deve ser, senão não o faxiad, lol.. beijinho

    ResponderEliminar
  4. Até fiquei com água na boca! O que vale é que não estou grávida. :D :D :D
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Márcia,
    apesar de não gostar muito de bolos de café, este tem muito bom aspecto e parece-me bem delicioso.
    (E em resposta à tua mensagem: não me posso queixar do meu namorido, é um querido, tem jeito prá culinária e ajuda-me em tudo o que preciso :)).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu que adoro café ia gostar muito deste bolo.
    Ficou lindo

    ResponderEliminar
  7. Tal como tu também gosto imenso de amêndoa e café! Já guardei a receita! beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou delicioso, fantástico Márcia. :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Vou guardar a receita!! Ficou lindo!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tal como tu, eu adoro café e adoro amêndoa! Esta combinação deve ser irresistível. E o bolo está muito bonito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ai! Jesus!
    Que tentação!
    Coisa mais apetecível!
    Farei, sim. Mais p'ra frente quando "desmoer" as calorias da última bomba.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oi Márcia!
    Resolvido, eu te mando a canjica e vc me manda uma fatia desse bolo delicioso ok? kkkkk
    Que delícia!
    Bjsss minha amiga querida

    ResponderEliminar
  13. Ficam tão lindos os bolos feitos nessas formas e a decoração também está bonita! :) Quanto ao bolo está com uma textura óptima e os sabores nem imagino a delicia que estão! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Querida Márcia,
    Em primeiro lugar, obrigada pela referência e carinho.
    Que lindo ficou o teu bolo e a textura, perfeita. Até me dá vontade de ir já fazer outro, lol!!!
    Fico tão feliz que tenhas gostado querida.
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. O que uma boa aparência esta receita! I gótico ... Eu tenho outro seguidor de novo, seu seguidor 528, passar e seguir o meu blog onde ele diz (participar neste site) neste link http://mibonitolugar.blogspot.com.es/ esperamos a sua visita

    ResponderEliminar
  16. Marcinha querida,
    As receitas as Lia são perfeitas, e você arrasou fazendo esse
    bolo irresistível! Ficou lindo amiga!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
  17. Ai que bom aspeto...já me abriu o apetite!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  18. Olá, Marcita,

    Eu também fui fisgada pela combinação de sabores desse bolo! Por isso mesmo já estou salvando a receita dele, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Essa fatia diz tudo, deve ser maravilhoso ;)

    ResponderEliminar
  20. Quando o vi no blog da Lia também fiquei logo com vontade de o fazer e marcado para este fim de semana, agora ao ver o teu a vontade e certeza ainda cresceu mais e estou mortinha por o provar. O teu está lindo e tenho a certeza que delicioso :)
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  21. Ficou simplesmente lindo - e tão fofinho! A combinação de sabores também não podia ter sido melhor escolhida :D

    ResponderEliminar
  22. Olá Márcia.
    Que tentação!! Essa fatia deixou-me babada!
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Tanto gosto que levo estes sabores imperdíveis!
    Levo a doce receita...bj

    ResponderEliminar
  24. Oi Márcia querida!
    Muito obrigada pelo carinho. Desejo uma semana maravilhosa e muito abençoada p/vcs!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  25. Lindo o bolinho querida Márcia :)
    Adoro bolos de amêndoa, adoro a textura com que ficam!
    Nunca lhes juntei café, acredito que seja uma perdição!
    Receitas da Lia são sempre apaixonantes!
    Adorei o teu bolo e a cobertura :)
    Um grande beijinho querida

    ResponderEliminar
  26. Bom dia, xará!
    Se tem café, tá valendo!!! Amo demais! Tudo que tem gostinho de café e canela, tô dentro.
    Seu bolinho parece delicioso e realmente, muito fofo. Deu água na boca, só pra variar.
    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  27. Hummmmm!! Vou levar a receita comigo,obrigada!
    Manuela

    ResponderEliminar
  28. Delícia de bolo querida Márcia!! Ficou lindo e super fofinho. Eu comeria muitas fatias..rsrs
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Minha querida, desde que deixei de publicar tenho feito menos doces e já emagreci, mas com as tuas maravilhas :D tentas-me. Adorei o bolo e as fotos ficaram muito boas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar