Translate

terça-feira, 7 de junho de 2016

Sequilhos de farinha de milho

Os sequilhos são umas bolachinhas (biscoitos) tradicionais do Brasil, feitas com farinha de milho,de araruta, polvilho, amido de milho ou mesmo farinha de trigo. São muito saborosas e leves. Esta receita vi no lindíssimo blogue da amiga Marly ( Saboreando a vida) e corri logo a experimentá-los. A ideia era oferecê-los à minha sogra, já que eram sem gluten. O pior foi tê-los provado. Não dava para parar tal era a delícia. Conclusão : tive que fazer uma nova fornada, desta vez sem o polvilho que já tinha acabado, mas com farinha Maizena ( amido de milho). Ficaram igualmente deliciosas.
























Ingredientes:

100 gr de farinha de milho ( usei amarela)
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
1 ovo médio
 polvilho ( usei doce)  q. b. ( cerca de 50 gr)



Amasse os ingredientes e vá juntando o polvilho até obter uma massa que possa ser moldada. Usei, como sempre a Bimby: 15 segundos velocidade 4. 

Forre um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone. Faça bolinhas ( usei a colher de gelados) e distribua-as pelo tabuleiro. Achate-as com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos.

Deixe arrefecer e retire-as do tabuleiro. Delicie-se.




Espero que gostem.

18 comentários:

  1. Já tentei fazer uma vez mas saíram-me tão mal!! Vou fazer com a tua receita a ver se desta vez acerto!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho ali uma embalagem de polvilho há que tempos. Esta é uma boa sugestão. Adoro bolos secos! Estão a chamar por mim...
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Bolachinhas destas para acompanhar um chá quente não há melhor! Não sei como está por aí mas por aqui continua a apetecer chá quente e comidinhas de forno! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi mas pelo aspecto tenho a certeza que ia gostar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Gosto de ter sempre à mão uns biscoitos ... agora o pote está vazio. Parece uma boa receita para voltar a enchê-lo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Marcinha querida,
    Eu tbm adoro as receitas da Marly, esses sequilhos estão perfeitos,
    receita boa que agrada a muitos paladares!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
  7. A Márcia não pára de me surpreender com deliciosas receitas!
    O gelado de domingo ficou divinal. Obrigada . :-)

    ResponderEliminar
  8. Oi Márcia!
    Eu adoroooo esses biscoitinhos e essa é mais uma receita que eu levo. Vou já providenciar outro caderno kkk
    Bjssssssss amiga

    ResponderEliminar
  9. Só fiz biscoitos uma vez...por isso levo a sugestão!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  10. LOOOLLL Márcia,
    O que já me ri com este teu post. Para a próxima, o melhor é nem provares, ehehe.
    Ficaram lindos e com esse teu testemunho, só podem ser maravilhosos mesmo.
    Beijinhos grandes linda,
    Lia

    P.S. - Fiquei feliz por terem gostado do bolo. Por cá, como sabes, também desapareceu num ápice...

    ResponderEliminar
  11. Xará... imagino seu drama rsrs. Do jeito que amo sequilhos, acho que não chegariam à sogra, com certeza rsrs.
    A carinha está linda e fiquei com muita vontade. Acho que são perfeitos com café.

    Será que ser introspectiva é mal de Márcia? rsrs. Também comia livros no intervalo e acho que foi nessa época que minha fixação por livros começou. Até hoje amo ler. Obrigada pelo carinho lá no blog.

    Abraços esmagadores e feliz tarde.

    ResponderEliminar
  12. Esta receita é daquelas para guardar na minha lista de coisas que quero fazer! Parecem ser óptimos e bem simples de fazer. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Olá, Marcita,

    Que boa surpresa ver os sequilhinhos por aqui! rsrs. Gostei muito de saber que eles também te agradaram! Como eu disse, achei a aparência dos teus muito apetitosa, hei de deixá-los assar um bocadinho mais, na próxima vez que os fizer, para ver se consigo fazer com que os meus fiquem assim também, rsrs. Muito obrigada pelas palavras gentis, com relação ao meu blog!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  14. Olá Márcia,
    adorei esta sugestão de bolinhos, vou guardar :)
    Beijinhos,
    Marta
    https://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Têm mesmo aspeto de viciantes! Tenho de fazer também para experimentar :D

    ResponderEliminar
  16. Gosto tanto destes bolinhos Márcia!
    São mesmo viciantes, entendo-te bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar