Translate

domingo, 4 de outubro de 2015

Bolo de amêndoa, chila e alfarroba e uma "parceria"

Gosto , sempre que possível, de experimentar uma receita nova  para a sobremesa de domingo. Os ingredientes deste bolo agradaram-me e resolvi experimentá-lo. O cheirinho que se espalhou pela casa ,já deixava antever que íamos saborear uma pequena delícia. Vejam a receita , experimentem e depois digam-me o que acharam.

No título desta receita falo numa "parceria". Foi ideia da minha amiga Manuela Macedo, que sendo uma fã incondicional dos produtos Tupperware, me fez a proposta. Não há quem não conheça a  Tupperware. É uma marca de reconhecida fama, quer pela qualidade dos seus produtos, quer pela versatilidade dos mesmos. Penso que não deverá existir casa onde não haja pelo menos um produto desta marca. Aqui no blog, já tenho feito referência a alguns produtos que utilizo na minha cozinha. Na receita de hoje utilizei o Speedy Chef para bater as claras e para o merengue. Prática como sou, este pequeno aparelho encheu-me as medidas, pois em menos de um minuto, consegui claras em castelo e perfeitas!!


Passemos à receita:
( inspirada no blog Pratos y panelas)

Ingredientes:
6 ovos
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
200 gr de doce de chila
100 gr de amêndoa picada
150 gr de açúcar
200 gr de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó


Bater as claras em castelo com uma pitada de sal no Speedy Chef .Reservar.







Pré-aquecer o forno a 180º. Triturar a amêndoa num processador ou usar a amêndoa já moída ( foi o que fiz).

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Adicionar a amêndoa e a chila e misturar bem. Juntar também a alfarroba e voltar a bater. Envolver as claras no preparado , alternando com a farinha misturada com o fermento.

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha ( usei uma forma de silicone e não foi preciso polvilhar). Levar ao forno durante 40 minutos ou até que, fazendo o teste do palito, este saia seco.

Transferir o bolo para uma grade e deixar arrefecer.



Cobertura:

2 claras
250 gr de açúcar em pó
 sumo de meio limão pequeno

Bater as claras no Speedy Chef. Juntar o açúcar e o sumo do limão e bater até obter um merengue. Cobrir o bolo com o glacê, decorar com frutos secos e levar ao forno a 125º durante 10 minutos, ou até que fique bem seco.





















































































Espero que gostem.

20 comentários:

  1. Eu adoro chila! E chila com amendoa entao é perfeito! Esse bolo ficou fantástico! Quando temos utensilios bons é muito mais fácil e despaxamos serviço mais rapido! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que receita maravilhosa e os produtos da Tupperware são ótimos! Adorei ver e fiquei babando d vontade ! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de bolo, adoro todos os ingredientes.
    Esse aparelho tem mesmo aspecto de ser super funcional. :)
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  4. O bolo tem uma apresentação fantástica.
    A fatia está deliciosa, pena não poder cheirar e saborear.
    Será que posso usar abóbora em vez de chila? Porque tenho muitas abóboras, nozes e amêndoas.
    Bom domingo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Tão bom e tão lindo Márcia!!
    Adoro essa textura e cor que a alfarroba confere aos bolos.
    Esse utensílio da tupperware parece-me maravilhoso mesmo!
    Um beijinho querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Marcinha minha querida,
    O teu bolo está lindo e pela receita irresistível!
    Adoro essa cobertura de claras, açúcar e limão, me faz lembar a minha infância.
    Parabéns pela parceria os produtos da Tupperware são os melhores que existem,
    eu adoro!

    Excelente semana junto a sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  7. Márcia fiquei aqui com muita vontade de saborear essa fatia desse bolo maravilhoso.
    A Tupperware é uma aliada e tanto na cozinha.
    Beijos,tenha uma semana feliz!!

    ResponderEliminar
  8. Olá, Marcita,

    Este bolo deve ficar realmente delicioso, os ingredientes já dão dão uma pista da gostosura final, rsrs. Ele também ficou uma graça!
    Tenho várias peças da Tupperware e achp que até o momento esta marca é a melhor, no que concerne a recipientes plásticos, parabéns pela parceria!

    Um beijo, boa noite e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Oi Márcia
    Esse bolo me fez salivar e esta fatia faria a minha felicidade agora minha amiga
    E a Tupperware tem produtos excelentes e acho que em toda cozinha tem
    Uma semana linda
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Arrasou heim amiga!
    Que delícia!
    Estou saindo daqui com a boca cheia d'água kkk
    Bjsss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Márcia!
    Que bolo lindo, eu ainda não encontrei esta farinha de alfarroba por aqui, tenho visto muitas receitas com ela e sempre fico curiosa para experimentar!
    Uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro os produtos da tupperware! Tenho imensos, a minha avó acha piada a fazer coleção. :P
    Esse bolinho parece tão bom! O aparelho deve funcionar muito bem ;)

    ResponderEliminar
  13. Olá Márcia!!
    Os produtos Tupperware são realmente excepcionais!! Eu sou fã, parabéns pela parceria!!!
    Ahhh...e esse bolo lindo??? Dá água na boca no grau máximo!!!!!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  14. Lindo espaço…parabéns!
    Convido a conhecer meu blog e seguir…bijus

    ResponderEliminar
  15. Márcia minha querida, respondendo a tua pergunta no meu blog, sobre a massa de arroz.
    O arroz é cru não precisa cozer, mas tem que ficar de molho na água quente por 2 horas depois é só lavá-lo e escorrer para batê-lo, ok?

    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  16. Bjssss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  17. Hummmmmm que gostosura amiga me parece bom demais.beijos.

    ResponderEliminar
  18. Márcia, ficou espetacular!!
    A alfarroba casa muito bem com a amêndoa e a gila, quem me dera provar!! Mas aqui em casa só eu gosto de sobremesas com alfarroba, lol
    Bjinhos.
    Ione

    ResponderEliminar