Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Folar de enchidos

Tenho sempre muita dificuldade em resistir a receitas com massas lêvedas, pois são as minhas favoritas. Sejam doces ou salgadas fico sempre com vontade de as experimentar. Em "lista de espera" tenho imensas e, desta vez, resolvi experimentar a receita de folar de carnes que vi no blog da amiga Teresinha ( Das mãos de Teresinha). Ela fez tudo à mão ( mulher valente!!!),mas eu socorri-me da minha ajudante de estimação: a Bimby. Vou dar a receita tal como fiz ( e já com algumas alterações), pelo que se quiserem consultar a receita original podem vê-la aqui:













Ingredientes ( fiz metade da receita e é a que vou dar)

500 gr de farinha
1 carteira de fermipan
5 ovos (mergulhados em água morna)
100 ml de azeite
1,5 colher de sopa de manteiga
1,5 colher de sopa de banha ( usei banha vegetal Crisco, da loja americana)
1 colher de sobremesa de açúcar
 1/2 colher de chá de sal
leite q.b.
uma embalagem de mistura para pizas ( tem bacon picado, chouriço e fiambre)


Derreter as gorduras no micro-ondas. Reservar.

Na Bimby colocar a farinha, o fermipan e as gorduras. Bater 30 segundos, velocidade 4. Acrescentar os ovos batidos e programar 5+ 5 minutos ( ao todo 10) na velocidade espiga.Se for preciso, juntar um pouco de leite morno.  Deixar levedar até duplicar de volume.


Estender a massa com as mãos enfarinhadas e formar um retangulo. Espalhar a mistura para pizas e, por cima um pouco de queijo ralado ( usei S. Jorge).Enrolar a massa como se fosse uma torta.




Aqui tive que dividir a massa, pois a minha forma não é muito grande. Usei a Ultra Pro da Tupperware que não precisa ser untada. A que tenho tem a capacidade de 1, 8 l. A massa restante, cortei em fatias  e coloquei numa forma pequena untada e forrada com papel vegetal. Deixei levedar no forno a 50º. Pincelei com gema de ovo e polvilhei com sementes de sésamo.













































Levar ao forno a 175º durante cerca de 30 ou 35 minutos ( depende dos fornos).
































































Simplesmente maravilhoso!!! Espero que experimentem e que gostem também.

23 comentários:

  1. Merhabalar, çok leziz ve iştah açıcı olmuş. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  2. Amiga do céu, que delícia!
    Mais uma receitinha p/experimentar kkk
    Ficou lindo o pão e imagino que muito saboroso também!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  3. Querida Márcia,
    Eu sou como tu, adoro massas levedas e tudo o que seja da família do pão e fiquei in love com esta receita, pois tem tudo o que adoro e vai já para a minha lista dos "a fazer"!!
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Olá Márcia
    Adoraria saborear uma fatia agora no lanche.Fofinho e apetitoso.Levo a receita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Marcinha querida,
    Vi no face e claro que não poderia deixar de conferir a receita, ficou perfeito!
    Amo fazer pães a minha mfp trabalha toda semana, rsrs.

    Bjs, ótimo fds! ♥

    ResponderEliminar
  6. Amiga vi sua postagem lá no face e não resisti, vim correndo saborear essa delícia, que pelo aspecto ficou divina hummmmm.
    Tem sabor de quero mais!
    Desejo uma linda noite e um lindo amanhecer!
    Bjossss

    ResponderEliminar
  7. Que belo folar, e que apetitoso Márcia.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. A D. Teresinha é uma mulher valente e fabulosa! Ve-se logo que é Açoriana! Mas tu não lhe ficas atras! E que belo folar! Sou como tu, adoro massas levedas sejam doces ou salgadas, não dá para parar de comer, o problema é depois, se é que me entendes! Beijo grande

    ResponderEliminar
  9. Great post! Would you like to follow each other on GFC?kiss! 🍄🍁🍂🌂☔

    ResponderEliminar
  10. Que delícia de folar!
    Eu sou de Trás- os-Montes onde se fazem uns deliciosos folares.
    Está sua receita trás-me muitas recordações.
    Continuação de boa semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Que bom aspecto! Eu adoro este tipo de comidas! Não resisto... :)

    ResponderEliminar
  12. Olá, Marcita,

    O aspecto deste pão é realmente muito tentador, eu também tenho uma queda pelas iguarias feitas com massas lêvedas, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Mas que maravilha de folar, está lindo e bem fofinho!!! Só fiz uma vez :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Amiga, este folar cresceu tanto,....ficou lindo,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  15. Amei seu cantinho!!!!!!!!!! Seguindo!!!!!!!!!!
    http://gigicandy29.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Que bom querida Márcia!
    Adoro folares, sejam eles doces ou salgados :)
    Para mim são uma verdadeira perdição!
    O teu ficou lindo e tão bem recheado.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. No Algarve não temos tradição de folar salgado mas sempre quis a receita :) Obrigda!

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Que lindo ficou!!!!!!!!!!!!!!
    Deve ter ficado um pitéu!
    Bjs
    Nina

    ResponderEliminar
  19. Querida Márcia!
    Já tinha saudades de vir aqui, mas hoje, o teu folar deu-me animo. Também gosto muito de massas levedas e assim com este aspecto, é de crescer água na boca. Gostei muito e vou ter de guardar no arquivo dos gulosos. A minha donzela está ao meu colo, não me larga,
    Beijinho muito grande amiga

    ResponderEliminar
  20. Também gosto muito deste tipo de massas, e este folar parece ótimo! :D

    ResponderEliminar
  21. Tenho que experimentar.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar