Translate

sábado, 19 de outubro de 2013

Doce de figo

Já aqui disse que ,quando chegava o outono, a minha mãe costumava preparar os doces, com frutas da época, para o inverno. Fazia principalmente de amora, tomate e maçã, ameixa, uva e figo entre outros de que agora não me recordo. Esta receita,no entanto, vi aqui , no blog da minha prima Ione. Os figos, cá na ilha, estão um pouco caros, mas não resisti a experimentar esta receita e ainda bem que o fiz. Este doce ficou simplesmente delicioso!!!


Ingredientes:
 1 kg de figos
750 gr de açúcar
1 pau de canela

Cortam~se os figos às rodelas. Junta-se o açúcar e a canela . Vai tudo ao lume e quando começar a ferver, contam-se 10 minutos.




Rala-se com a varinha mágica ( eu usei  Bimby, 30 segundos, velocidade 5 ). Volta ao lume mais 10 minutos. Guarda-se em frascos devidamente esterilizados.


Com bolo lêvedo, típico cá da ilha, ficou muito bom, mas também se pode comer com pão ou torras ou mesmo bolachinhas.


Espero que gostem.

40 comentários:

  1. Minha querida que doce maravilhoso eu adoro compota de figado é umas das que mais adoro:)

    A tua deve ter ficado uma delciia

    Um grande beijinho e bom fim de semana***

    Vanessa

    ResponderEliminar
  2. Márcia, por aqui já tenho encontrado alguns figos, tb caros.
    Com certeza vou experimentar esse docinho, se a receita é da tua mãe, já imagino a delícia que deve ficar.
    Bjssssss amiga e um lindo domingo p/vcs

    ResponderEliminar
  3. Oi Márcia
    Nunca fiz compota. A minha mãe sempre fez figo em calda. É só dessa forma que eu conheço e saboreio. Mas fiquei tentada a fazer. Tomara que fique tão saborosa quanto a sua.
    Um ótimo final de semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Márcia, ficou com ótimo aspeto, fiquei com vontade de provar :) :)
    O sabor é inconfundível.
    Eu tenho o privilégio de dar uns passos e apanhá-los. Com os calores que fez este verão muitos perderam-se.
    Mas pelo menos um quilo faço sempre.
    Beijocas priminha :)
    Ione

    ResponderEliminar
  5. Xiii que belo docinho Márcia, eu de manha não dispenso as torradinhas com manteiga e doce e esse de figo está mesmo guloso :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia,
    esta técnica de fazer o doce de figo (cortado às rodelas) é original, pelo menos para mim. Eu adoro doce de figo, já sinto aqui o cheirinho :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Ai Marcia que saudades destes doces caseiros, a minha mae fazia sempre, o teu parece maravilhoso!
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Marcita querida, vi semana passada no Supermercado uns figos assim, e me deu uma vontade enorme de fazer doce de figos. O engraçado é que não gosto de figos in natura, mas assim em doce, é o doce de fruta que mais gosto. Essa fatia de pão com o doce, me fez babar no teclado, que maldade amiga kkkkk. Adorei a receita. Beijinhos, bom domingo

    ResponderEliminar
  9. JÁ provei estas geleias que se compra em
    mercado e é muito boa, só a fruta em si que não gosto muito.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Que ótima sugestão, doces caseiros e muito bom!!! Passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  11. Marcinha querida,
    sou amante de doce de figos, delícia total...hummmmmm!
    Na casa da minha mãe tinha uma figueira enorme pena que morreu
    secou totalmente.

    Um grande beijo, feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  12. Oi Márcia.
    “Existem pessoas que tornam nossa caminhada mais significativa, pela companhia, pelo apoio, pelo carinho e porque nos torna melhores. E você é assim super especial”. O meu carinho e o meu abraço. Que a sua semana seja magnífica plena de amor e harmonia.
    Beijos com carinho
    Gracita

    ResponderEliminar
  13. Adoro figos e por aqui já não encontro.
    Este ano comi bastantes,ainda fiz um chutney mas doce não fiz.
    O teu doce ficou uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  14. Olá, Marcita,

    Sou fã de figos, que são frutas com muita personalidade: não excessivamente doces mas
    ainda assim saboroso e sofisticado, rsrs. O seu doce deve ter ficado muito saboroso!

    Um beijo e ótima semana!

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de figo e esse doce ou geleia está com uma aparência ótima!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  16. Hum... adoro doce de figo e este ficou com bom aspecto!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Tão simples o preparo né?
    E deve ficar uma delícia!!!
    Beijocas e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  18. A mim foram levar-me imensos figos à Farmácia no outro dia!
    Mas comeram-se num instante!
    É um doce óptimo, tenho aqui em casa doce de figo feito pela avó!
    O teu parece óptimo Márcia!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  19. Márcia, que linda cor e textura ficou o seu doce, eu sempre faço este doce de figos que fica mesmo delicioso, pois tenho o privilégio de ter uma figueira no quintal!
    Uma ótima semana,
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Olá Marcia.
    Muito bom o doce de figo.
    Também fiz este ano. Um pouco diferente, mas muito bom, se quiseres espreitar vê aqui: http://mimosdemae.blogspot.pt/2013/09/doce-de-figo.html
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  21. Marcia,
    Amo figos... Ficou lindo e com uma textura perfeita o seu doce :)

    Beijinhos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  22. Passando para te desejar uma ótima terça!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  23. Cá em casa também costumo fazer e gostamos muito... Bem apetitoso ficou etse teu!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Também fiz doce de figo só que não coloquei a casca, mas para a próxima vou fazer como recomendas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Nossssssssssa... Fiquei com água na boca ao ver essa Delicia :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Olá Márcia

    adoro doces, geleias e compotas, aqui emcasa também fizemos de figo, a maneira de fazer é como esta tua sufestão, apenas coloco os figos com o açúcar na panela de um dia para o outro de resto é igual, ontem por aqui fez-se marmelada:)
    O teu doce está fantástico claro a cor e a textura estão perfeitos, eu ainda tenho figos na figueira Márcia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Minha querida!!

    Venho tarde mas tu já estás a par das minhas razões.
    Adoro doce de figo mas fazê-lo aqui está fora de questão devido ao preço absurdo que esta fruta tem por cá :( tenho ali um frasco que me foi oferecido pela minha amiga mas trouxe-o de Portugal. O teu ficou lindo e com uma cor fantástica. Adorei a técnica das rodelas :))))

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  28. Querida Márcia!
    Sou apaixonada por geléias e acho que feitas em casa, ficam bem mais saborosas.
    Vou fazer esse doce de figo, deve ficar delicioso!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  29. Márcia querida, que doce fabuloso é esse!! Eu adoro figos e seu doce ficou com uma cor belíssima e um aspecto delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Márcia Querida!!
    Doce de figo é maravilhoso , mas esse feito por ti ficou divino parabéns amiga beijos Luci

    ResponderEliminar
  31. Oi, Márcia!
    Seu doce deve ter ficado mesmo maravilhoso. Gosto muito de figos. Aqui,comemos em calda ou figo seco, glaceado com açúcar, que é típico desta época de Natal! É uma delícia!
    Amiga, obrigada pela visita! Uma ótima semana para você!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Minha doce amiga,

    O ano passado fiz doce de figo pela primeira vez, é tão bom, devia era ter começado mais cedo pois que a figueira da Mãe tem sido generosa !
    Mas este ano não deu muitos, pelo que aproveitei para comer ao vivo e a cores os poucos que deu, adoro esta fruta assim, sem mais nada ! :)
    O teu doce está com uma tonalidade maravilhosa, conheço-lhe bem o sabor pois também faço o doce dessa forma ! :)

    Beijinho grande para Ti !:)

    ResponderEliminar
  33. Olá,
    menina que delicia esse doce, já anotei para fazer. Antes minha mãe fazia nosso doces na época das frutas, ela se foi e não anotei as receitas. Ela fazia figo açucarado, eu adorava, mas não consegui fazer. O licor está maravilhoso, provei ficou muito bom. Chamamos o licor de amoras da Marcia.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  34. Oi Márcia, passei p/ agradecer o carinho e desejar uma linda noite p/vcs

    ResponderEliminar
  35. Ah!
    Voltei p/ deixar bjsssssssssss
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  36. Olá Márcia
    Também gosto muito de doce de figo e faço-o constantemente.
    Como tenho uma figueira no pomar apanho os figos e congelo-os em sacos de 1kg, quando acaba do doce é só descongelar um pouco os figos e vão pra bimby, eu só junto uma casquinha de limão, fica muito bom

    Beijokas
    Ver passatempo até 31 de outubro em http://saboresleveslena.blogspot.pt/2013/10/2-aniversario-do-blog-e-1-passatempo.html

    ResponderEliminar
  37. Que doce divino Márcia!!
    Adoro figos de qualquer maneira e este teu doce está com uma cor e textura super convidativas!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  38. Marcia, querida

    Fiquei muito feliz com sua visita tão agradável, obrigada.

    Esse doce é de dar água na boca. Eu amo doce de figos, é um dos meus preferidos.

    beijo carinhoso e ótimo domingo

    Regina Célia

    ResponderEliminar