Translate

domingo, 13 de outubro de 2013

Citrus-currant sunshine muffins

O grupo "Dorie às sextas" voltou a lançar um desafio: uns muffins da cor do sol, muito fofos e com um sabor acentuado a laranja. Ao ver os de outras meninas que já os tinham experimentado e que diziam que eles eram pouco doces, resolvi aumentar um pouco o açúcar ( direi aqui a quantidade), pois para o meu marido os doces são doces!!

Ingredientes:
1/2 chávena de açúcar ( usei 1 chávena)
raspa de uma laranja
2 chávenas de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato
1 chávena de sumo de laranja
2 colheres de sopa de sumo de limão
1/4 de colher de chá de extrato de limão ( não usei)
115 gr de manteiga
2 ovos grandes
3/4 de chávena de sultanas ( ou outro fruto seco à escolha)

Pré-aquecer o forno a 190º. Barrar 12 formas de muffins ou forrar com forminhas de papel.
Numa tigela, esfregar o açúcar com as cascas de laranja, até que fique húmido e a fragrância de laranja seja forte. ( Bati o açúcar com as cascas da laranja 30 segundos, velocidade 9)



Misturar a farinha ,o fermento e o bicarbonato.
Misturar os sumos de laranja e limão com a manteiga e os ovos.
Despejar os ingredientes líquidos sobre os secos e com uma espátula de borracha mexer para misturar, suavemente: não mexer demais.
Acrescentar as sultanas e dividir a massa pelas formas de muffins.



Levar ao forno aproximadamente 20 minutos ou até que os topos fiquem dourados e uma faca inserida no centro dos bolinhos saia limpa.
Transferir as formas para uma grelha e deixar arrefecer por 5 minutos antes de retirar cuidadosamente cada bolinho.
A receita é só assim,mas como hoje é domingo ( dia dos doces cá em casa), resolvi enfeitá-los com um pouco de chocolate derretido e polvilhá-los com uma mistura de mini-pepitas de chocolate e manteiga de amendoim  da Reese.



Ficaram muito fofinhos e saborosos. Cá em casa gostamos.


30 comentários:

  1. Hummm simplesmente deliciosos, e muito tentadores!
    Tem sabor de quero mais!!
    Querida Márcia, desejo um domingo muito feliz junto a sua família! Bjos!

    ResponderEliminar
  2. E ficaram lindos! Aposto que vão desaparecer num instante... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Márcia.
    parece-me muito gostosos, esses bolinhos são uma tentação, ficaram lindos,
    Um lindo domingo para você.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderEliminar
  4. Pois o teu marido é cá dos meus!!! Doces são doces!!
    Eu gostei bastante deles, mesmo depois de os ter mudado!
    Agora isto das pepitas, menina Márcia é que nao estava nos planos!! Como se nao bastassem as de chocolate, tu ainda provocas com essas de manteiga de amendoim? Aiii.... Que isto é um pecadinho tao bom!!!
    Adoro minha querida!! E como ainda tens, eu convido-me pro lanche, sim?
    Um beijinho grande,
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Com aquele gostinho de laranja é muito
    gostoso.

    bjs


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Adorei seu cantinho.
    E essa receita parece mt boa.
    Feliz dia das crianças

    ResponderEliminar
  7. Olá Márcia,
    Vim cuscar de perto estas maravilhas :) estão mesmo apelativos.
    Para mim, os doces também têm que ser doces, por isso entendo bem a "preocupação" do teu marido :)
    Gostei imenso da cobertura gulosa e crocante
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá Márcia estão lindos e mesmo apetitosos, são mesmos uma tentação para a gulodice!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto mais apelativo...estão perfeitos e tem uma cobertura brilhante como a prata!!!
    Gosto muito!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  10. Para mim tb tem de ser assim, se é um doce tem de ser doce :P
    Ficaram lindos e apetitosos mesmo !!!
    Beijinho doce e bom Domingo ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá querida,

    Eu cá também "sou da equipa do teu marido" ! Se é doce, tem que ser doce !!! :)
    E eu adorei a decoração dos teus, ficaram tão lindos e tão gulosos... ai, essa manteiga de amendoim e esse chocolate !!!!!!!
    Fantásticos e muito aromáticos, sem dúvida ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficaram tão bonitos!! Também acho que um doce é para ser doce :)
    Gostei muito da cobertura dos teus! Eu adoro reese's e manteiga de amendoim!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindos e a cobertura ficou 5 estrelas! Só podem ter ficado deliciosos!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Márcia minha querida,
    com essa mistura de ingredientes só pode ter ficado uma delícias,
    estão super lindos, amei!

    Bjs, feliz semana junto a sua família!

    ResponderEliminar
  15. Hola Marcia esos muffins de naranja se ven muy ricos,, óptima semana
    Besos

    ResponderEliminar
  16. Que tal com mais meia chávena de açúcar?
    Na maior parte das vezes, concordo com o teu marido, doces são doces. Mas até gostava destes muffins simples e leves até ver a tua versão super super gulosa e coberta de chocolate!
    Adorei!!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  17. Estão lindos Márcia!!
    Uma verdadeira delícia estes teus muffins!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. Que lindos!!
    Olha, eu comia já uns dois :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Márcia querida,
    as frutas vermelhas que estão na minha postagem são pimentas e pimentões!

    Obrigada pelo carinho, gosto muito de vc!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  20. Gulosa :) por norma a malta retira açúcar tu mete a dobrar ai ai ai :)

    Olha os muffins estão um mimo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Olá Márcia.
    Excelente o aspeto desses muffins. Aposto que cá em casa desapareciam num piscar :)
    Beijinhos e uma super semana para você

    ResponderEliminar
  22. Marcita que lindos seus bolinhos, essa cobertura ficou tão bonita e com um brilho lindo. Gostei muito da receita, fiquei aqui a imaginar o sabor dessas delicinhas. Adorei. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  23. Eita, que isso deve ser bom demais...
    Vou fazer tá amiga? kkkk
    Bjs ss querida e uma semana linda e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  24. Hummmmmm, que delícia! Amo esses bolinhos, embora não consiga fazê-los bem! Sempre ficam com o fundo assado demais, mesmo que eu use duas forminhas. Ficaram lindos e, certamente, maravilhosos!
    Amiga, tenha uma excelente semana!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Minha querida Márcia,

    fizeste um brilharete com os teus muffins! Eu se sabia que iam ficar pouco doces tinha posto mais um pouco de açúcar também mas pronto, aprende-se com as experiências. Para mim ficaram bons, mas o H. ao comer o dele não gostou nada lolol.
    A ver se participo no próximo ou não.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Ficaram lindinhos e deliciosos! Ótima participação!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  27. Márcia, querida

    Esses bolinhos estão com ar de muito gostosos. Eu não levo o menor jeito pra cozinha, só faço o
    básico, mais capricho .

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderEliminar
  28. My dearest Márcia,

    How I miss visiting your blog and more...how I miss not being able to try your fabulous récipes!!!
    This cupcake récipe is just calling out to me.... Plus many others I took a peek at!!!

    Thank you so much!

    C. Yorkie

    ResponderEliminar