Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Camisola Top Down

Gosto muito do método "top down". Já fiz vários casacos, mas a verdade é que nunca me tinha aventurado nas camisolas. Não há nada como sairmos da nossa zona de conforto e , deste modo, o "medo" deste tipo de trabalho desapareceu. Socorri-me da ajuda da amiga Nina (O meu pensamento viaja), que simpaticamente logo partilhou comigo como fazia as suas camisolas. No entanto tive de fazer ajustamentos, pois a lã e as agulhas que usei eram diferentes das que a Nina usou. Assim e para referência futura, vou deixar como fiz esta para a minha filha. Usei lã Valéria di Roma e agulhas nº 5.





O método que sigo vi na net ( embora não me lembre onde e caso alguém saiba terei todo o gosto em fazer a referência). Consiste em 15% para as mangas e 35% para as frentes e costas. Por exemplo e para esta camisola comecei com 80 pontos. Então 80 x 15%= 12 e 80 x 35% = 28. Deste modo temos 28 pontos para as costas+12 pontos para uma manga+28 pontos para a frente e +12 pontos para a outra manga. Colocam-se marcadores e aumenta-se um ponto antes e depois do marcador.


O bom ( ótimo) deste método é que quando terminamos a última manga , a camisola está pronta e não temos de coser nada.


A minha filha gostou muito. Espero que gostem também.


15 comentários:

  1. Boa tarde, querida amiga Márcia!
    Sabe de uma coisa, amiga?
    Quero muito aprender a tricotar em máquina. Amo esses trabalhos infantis.
    Teco com agulhas manuais.
    Seu trabalho ficou lindo!
    Felicidades e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
  2. Não sei fazer nada disso, mas a minha tia tricotava em máquina, era o seu emprego.
    Ah a cor é linda, não vá ser a minha cor favorita xD

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito gira Márcia. Um privilégio saber fazer estas belezas! Boa noite,beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Marcinha, ficou linda, perfeita e delicada, numa cor que adoro!
    É o meu método favorito de fazer camisolas. Agora que me habituei às receitas é ainda mais fácil e tanto as faço de cima para baixo, como de baixo para cima, embora prefira o primeiro. Muito obrigada pela explicação, minha doce e generosa amiga! :)

    ResponderEliminar
  5. Além da camisola ser linda foi feita numa cor que adoro! :) Beijinhos querida Márcia.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Que belo trabalho, Márcia! Amei a cor!
    Parabéns!
    Obrigada pela visita!
    Bjs e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Linda. Parabéns pelo maravilhoso trabalho e a escolha da cor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Uma cor mt bonita assim como a camisola parabens bjs

    ResponderEliminar
  9. Está muito bonita. Também gosto muito assim das camisolas.
    Tive uma muito parecida com essa mas vermelha
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Márcia, já tinha comentado, mas aconteceu aqui qualquer fenómeno estranho e os comentários não eram publicados.
    Adorei a camisola. Tenho uma da mesma cor que alegra os meus castanhos.
    Gostei imenso desse padrão em losango, mas não sei como se faz. Alguma dica? Obrigada.
    Obrigada também pela referência que fazes a mim e ao meu blog.
    Desejo um feliz fim de semana.
    Por aqui, uma tempestade desfeita. Bom para ficar em casa tricotando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina: não consigo partilhar por aqui. Vou-te enviar pelo Facebook.
      Bjn

      Eliminar
  11. Eu achei lindo, amo amarelo e esse tom é muito lindo!
    Meu blog: https://emversosmeencaixo.blogspot.com
    Estou seguindo seu blog!

    ResponderEliminar
  12. Maravilhosa,cor,modelo e os pontos utilizados.Parabéns Márcia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Márcia,
    Essa forma de tricotar é muito prática. Como você diz, terminada a última manga não há o que fazer. E o bom é não precisar unir as várias partes.
    Por aqui, chamamos de tricô circular.
    Beijo.

    ResponderEliminar