Translate

domingo, 5 de março de 2017

Cheesecake com ruibarbo

Por aqui ,começa a aparecer o ruibarbo, ingrediente de que nunca tinha ouvido falar a não ser através dos blogues de alguns amigos.
O ruibarbo é uma planta comestível da qual só se aproveitam os caules. Tem propriedades digestivas e é um estimulante do fígado, entre outras indicações terapêuticas. Originária da Ásia, tem sido utilizada como planta medicinal há milhares de anos, tendo chegado à Grã- Bretanha por volta do século XIII, onde ainda hoje se produz e consome a maior parte do ruibarbo ( informação da Wikipédia).

Resolvi então fazer um cheesecake com ruibarbo. Pesquisei algumas receitas e, por fim, baseei-me nesta.























Ingredientes:

Base:
150 gr de bolacha Maria
50 gr de manteiga

Rala-se a bolacha e junta-se a manteiga. Forra-se uma forma com este preparado e reserva-se enquanto se prepara o recheio.


Recheio:

1 embalagem de queijo creme tipo Filadélfia ( 250gr)
1 iogurte natural ( 125gr)
1 pacote de natas ( 200 ml)
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de farinha Maizena
3 ovos
uns pingos de baunilha

Bate-se tudo e cobre-se a base de bolacha. Vai ao forno a 180º, em banho-Maria, durante 50 minutos a 1 hora.

Deixa-se arrefecer e cobre-se com o doce de ruibarbo.

Doce de ruibarbo:

400 gr de ruibarbo
200 gr de açúcar



 
Corta-se o ruibarbo aos pedaços, junta-se o açúcar e leva-se ao lume baixo até cozer, cerca de 1 hora. Depois de pronto, rala-se com  a varinha mágica.


Na Bimby: programa-se 30 minutos, temperatura 100º, velocidade 2. Depois de pronto, bate-se 10 segundos na velocidade 4.




































































Espero que gostem.

25 comentários:

  1. comi uma vez numa tarte , mas o teu cheesecke esta com um aspecto mt bomm essa fatia diz tudo bjs bd

    ResponderEliminar
  2. Querida Márcia, e eu cá continuo sem nunca ter provado ruibarbo, por isso ainda mais curiosa estava para aceitar uma fatia desse teu tão apetitoso cheesecake! :) Beijinhos e bom domingo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Márcia
    Nunca comi nada com ruibarbo mas o aspecto está divino e me parecendo bastante saboroso
    Beijos e um feliz domingo

    ResponderEliminar
  4. Querida Márcia, trazes-nos hoje a sobremesa que mais adoro! Cheesecake de forno tira-me do sério! Adoro! E com essa cobertura de ruibarbo de certeza que é delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que aspeto irresistível. Quando voltar a fazer um cheesecake (é raro, mas acontece :) ) vou basear-me nesta receita. Já ouvi falar bastante do ruibarbo para receitas vegetarianas, mas ainda não utilizei... Beijinhos :) (obrigado pelo comentário no blogue :) )

    ResponderEliminar
  6. Querida Marcinha,
    A gente aprende muito com o mundo virtual, eu ainda não provei
    nenhuma receita com o ruibarbo,já que faz bem à nossa saúde e faz
    belos pratos, vale a pena experimentar.
    O teu cheesecake ficou lindo e irresistível!

    Beijinhos, abençoada semana! ♥

    ResponderEliminar
  7. Tem um ar apetitoso.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  8. Esse cheesecake ficou com bom aspecto.
    Nunca comi ruibardo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Tem um aspecto muito saboroso, este cheesecake. Comia logo uma boa fatia, rsrs.

    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Nunca comi ruibarbo, exceto se tiver outro nome por aqui. O aspecto é muito bom!

    Te convido a visitar minha postagem recente e deixar a sua opinião.

    http://cafefeminices.blogspot.com.br/2017/03/mulheres-que-reclamam.html

    bjs.

    ResponderEliminar
  11. Marcia, já ouvi falar, mas nunca provei ruibarbo ...até o nome é difícil.
    O bolo está muito fofinho e certamente muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Acho que nunca comi ruibarbo... Até custa a dizer. Mas toda a apresentação está divinal
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  13. Nunca provei ruibarbo! O cheesecake ficou fantástico!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Márcia querida,
    Que delícia de cheesecak... Rico em cor e sabores.
    Pena que o nosso clima não seja propício à cultura do ruibarbo, pois é uma planta que permite variadíssimas guloseimas :P Gostei muito.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  15. Por aqui é super difícil de encontrar ruibarbo, é uma pena. Adoraria experimentar essa receita, está com uma cara linda!

    ResponderEliminar
  16. Oi Márcia, bt!
    Que cheesecake maravilhoso. Eu também não conheço ruibarbo, mas creio que seja bem gostosinho. Hmmmmm, tenho que procurar esse tal de ruibarbo kkk
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  17. Que delícia! Eu nem aprecio tartes, mas esta fiquei com vontade... nham, nahm... :)
    Márcia querida, manda-me por favor o mail, para te dar a receita do pontinho. :)

    ResponderEliminar
  18. Eu farto-me de ver receitas com ruibarbo, naqueles programas de cozinha americanos e tenho muita vontade de experimentar, mas nunca vi por cá.
    Essa tarte, ai essa tarte. Que aspecto mais delicioso! O sabor não conheço, mas vejo pelas fotos que ficou mesmo com aquela textura macia que adoro.
    A experimentar, mesmo que seja sem o ruibarbo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Márcia, nunca provei ruibarbo e não são fáceis de encontrar, certamente são saborosos. Teu cheesecake ficou apetitoso, adoraria provar.
    Bjo e boa semana.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia minha querida!
    Eu tinha lido em outro blog sobre esse ingrediente e fiquei curiosa. Agora com sua explicação, entendi!!!
    O doce parece uma delícia e o seu cheesecake está de dar água na boca hummmmm... Pena que não se pode provar por aqui, né?

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  21. Adoro ruibarbo :)
    Ofereceram-me há dois anos e o ano passado e gostei bastante!
    Tem um sabor tão bom, não achas?
    Adorei o teu cheesecake! Foi uma óptima ideia e uma excelente estreia com o ruibarbo.
    Um grande beijinho querida

    ResponderEliminar
  22. É um ingrediente que gosto imenso, mas é tão caro..pelo menos o que encontro..

    ResponderEliminar
  23. Olá Márcia!
    No sábado comi cheesecake com ruibarbo feito pela minha nora, não sei a receita, sei que é muito bom.
    O seu certeza que também deve ser uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Márcia querida,
    Como sabes, adoro ruibarbo e todas as receitas com o mesmo me deixam encantada e este cheesecake não é excepção!!
    Excelente sugestão querida.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar