Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Empada de alheira de caça com cogumelos e espinafres

 As empadas, quiches e tartes são daquelas receitas práticas e simples que agradam a todos . Sabem bem quentes ou frias e, acompanhadas de uma salada, dão uma ótima refeição. Vi esta receita no site da Clara de Sousa e fiquei logo com vontade de a experimentar. Foi o nosso jantar de domingo e soube-nos muito bem. A massa é do chef José Avillez e pode ser usada quer para empadinhas quer para empadas grandes.

Massa:

250 gr de farinha

100 gr de banha

1/2 colher de chá de sal fino

140 ml de leite

Num processador ( usei a Bimby) coloque a farinha, a banha e o sal e pulse alguns segundos (Turbo). Vá adicionando o leite e envolva 20 seg / vel 5.

Retire a massa, envolva durante alguns segundos com as mãos e forme uma bola.Envolva em película aderente até ao momento de usar.

Recheio ( como só fiz metade da receita, fiz também metade do recheio e é o que vou dar):

- 200 gr de espinafres congelados

- 1 lata pequena de cogumelos laminados

-1 alheira de caça 

-4 dentes de alho picados

-1 tomate ( não usei)

sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

 

Coza os espinafres a vapor e reserve.


Numa frigideira, junte um pouco de azeite deixe aquecer. Acrescente metade dos  alhos e deixe fritar para libertar os aromas. Misture os espinafres cozidos e tempere com sal e pimenta.

Noutra frigideira ponha um pouco de azeite e os restantes alhos e deixe fritar um pouco. Acrescente os cogumelos e envolva tudo.

Junte a alheira grosseiramente desfeita à mão e envolva tudo. Acrescente um pouco de molho béchamel para ligar tudo ( usei 100 ml de natas). Tempere com um pouco de noz-moscada.


Estenda metade da massa e forre uma tarteira. Pique a massa com um garfo. Coloque os espinafres no fundo.

Por cima, o refogado de alheira e cogumelos. Por fim, cubra com a restante massa, aperte bem e sele as bordas com um garfo. Pincele com uma gema e leve ao forno a 180º durante 30 minutos ou até que fique bem douradinha.




Gostamos muito aqui em casa. Espero que gostem também.


16 comentários:

  1. A deixar uma pessoa (eu) a salivar...
    .
    Abraço sentido.

    ResponderEliminar
  2. Querida Márcia, adoro empadas e esse recheio é mesmo do meu agrado! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Boa noite de serenidade, querida amiga Márcia!
    Gosto muito de empada. De todo sabor.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ser cedo, já estou com água na boca! Agora fiquei com ideias...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  5. Esta empada deve ter resultado muito saborosa. Eu nunca proveira este enchido, 'alheira', mas parece-me que ele é delicioso!

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia, bom dia!
    Uma super dica, saudável e muito apetitosa. Com certeza tentarei fazer.
    Bjos,
    Lauren
    http://aprendendocommamae.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Olá Márcia, eu que sou da terra das alheiras com toda a certeza que vou fazer as delicioas empadas.
    Obrigada pela partilha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. OI Márcia, essa semana eu estava com desejo de comer empadão, mas acabei não fazendo. Aqui no Brasil não temos alheira de caça, eu tive que ir no Google para saber o que é isso. Acho que é tipo um linguiça, né?
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  9. Imagino o petisco!! :))
    *
    Ainda em modo de férias, passo numa breve visita a fim de desejar um excelente fim de semana.
    Dias diferentes que nos encher a alma. 2º Dia.

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Boa noite tudo bem? Sou brasileiro e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. Parabéns pela receita. Parece delícia pura.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Márcia
    A cor linda,aspecto daqueles de dar água na boca.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde obrigado pela visita. A parte de seguidores está do lado direito. Total de visualizações, tradutor com bandeiras e depois vem seguidores. Um ótimo sábado para ti. Obrigado pelo carinho e atenção.

    ResponderEliminar
  13. Ontem eu comi alheiras,como eu gosto. Esta empada me fez salivar. Boa semana amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá, querida Márcia!
    Maravilha essa empada, apesar de nunca ter provado alheira gostei do aspecto e da receita!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar