Translate

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Broinhas de mel e canela


Hoje é dia de Todos os Santos e embora esta tradição tenha sido um pouco "ultrapassada" pela do Halloween ,importada dos Estados Unidos e do Reino Unido,é sempre bom  recordarmos o que é nosso.

Por cá, que eu me lembre, não havia a tradição de comer broas. Milho cozido e castanhas, sim, mas não tenho memória de doces típicos desta época. No entanto, fiz algumas pesquisas para "broas" e das muitas que aparecem, resolvi fazer estas do blog da Isabel ( Emoção às colheradas). São muito saborosas , rendem muito e ficam prontas em meia hora.



















Ingredientes ( para 34 broinhas):

100 ml de mel
100 ml de azeite
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de erva doce
2 ovos ( 1 ovo+ 1 clara)
60 gr de açúcar mascavado
350 gr de farinha de milho
70 gr de farinha de trigo


Fiz na Bimby, mas com a batedeira ou à mão é só ir misturando os ingredientes.

Colocar o mel e o azeite no copo e programar 1 min/ temp 37º, vel 1. Acrescentar os restantes ingredientes  e bater 30 seg/ vel 5 até obter uma massa moldável.

Moldar pequenas bolinhas (usei a colher de gelados) e pincelar com a restante gema.

Levar ao forno a 180º durante 15 minutos.




















Simples e boas. Espero que gostem.

18 comentários:

  1. Olá, amada amiga!
    Cheguei em boa hora, quero provar essas delícias com uma xícara de café.☕
    Receita top, amo biscoitos caseiros!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
  2. Olá Márcia! Mel e canela perfuma e torna tudo especial! Parece deliciosas. Bom feriado e bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Márcia, têm óptimo aspecto, mas para mim têm que ser sem erva doce! :) Concordo que temos que seguir e lembrar as nossas tradições. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Querida Márcia, as tuas broinhas têm um ótimo aspeto e parecem-me muito boas. Vou fazê-las por estes dias.
    Também não tenho ideia de comemorarmos este dia, além da ida ao cemitério, mas nem isso significa nada para mim, porque, infelizmente, íamos lá muitas outras vezes.
    O pão-por-Deus é que eu me lembro de fazer e agora são os meus netos açorianos que fazem. Mas já soube que este ano não puderam ir à "colheita" de rebuçados!
    Beijinhos e bom resto de feriado

    ResponderEliminar
  5. Parecem deliciosas e pelo aspeto comiam-se já. Obrigada, pela partilha, querida Marcinha!

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia!
    Essas broinhas, parecem muito apetitosas.
    Obrigado amiga, estou levando a receitinha.
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Ai, que delícia! Guarda uma pra mim, amiga!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. É isso mesmo, temos de recordar o que é nosso e estas broinhas parecem-me uma excelente escolha, têm uma ar bem delicioso. Beijnhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  9. Ficaram muito bonitas Márcia e decerto deliciosas!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Ficaram bem bonitas minha querida!
    Faço umas broinhas de mel para o Naal e gosto tanto!
    Já fiquei a salivar com as tuas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Márcia, por mais uma receita muito apetecível. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, Marcita,

    Gostei muito desta receita, que é idêntica a de umas broinhas brasileiras que eu também aprecio. Estas, porém, parece que levam menos gordura, o que me leva a aprecia-las ainda mais, rsrs.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Márcia, por aqui que eu saiba não temos nenhuma tradição nesse dia. As broinhas certamente estão aromáticas e saborosas, é um bom motivo para fazê-las.
    Bom fds.

    ResponderEliminar
  14. Também fiz, eu gosto das nossas tradições! Estas ficaram muito bonitas!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar