Translate

terça-feira, 24 de maio de 2016

Bolachas de aveia

Gosto de ter sempre à mão umas bolachinhas para quando apetece comer qualquer coisa. No entanto, às vezes, estas gulodices escondem "quilos" de calorias que não interessam a ninguém. Resolvi então fazer uma versão mais saudável que desse para saborear sem grandes culpas. Claro que aqui, como em tudo, o segredo está na contenção ( o que, bem sei,  nem sempre é fácil).


Ingredientes:

100 gr de aveia
50 gr de amêndoa moída
1 colher de sopa ( bem cheia) de farinha de coco
1 colher de sopa açúcar de coco
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 ovo
1 colher de chá de bicarbonato
 1 colher de chá de canela ( ou a gosto)
1 colher de sopa de arandos
50 gr de chocolate branco
umas gotas de baunilha

Bater tudo ( menos os arandos e o chocolate) até formar uma massa compacta. Se for preciso, juntar uma colher de água,mas comigo não foi preciso. Acrescentar os arandos e o chocolate e envolver mais uns segundos.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Colocar colheradas de massa no tabuleiro ( costumo usar a colher de gelados). Com um garfo, pressionar as bolachinhas para que fiquem um pouco achatadas. Levar ao forno a 180º durante 15 minutos.






O cheirinho que se espalhou pela casa correspondeu ao sabor: muito bom!! Espero que gostem.



25 comentários:

  1. Visualmente fazem-me lembrar umas bolachas de uma padaria aqui perto que são viciantes mas hiper calóricas! Curiosamente há uns dias voltei a provar uma e só me sabia a açúcar! Estou já tão habituada a coisas pouco doces que quando provo algo mais docinho parece-me sempre demasiado doce! Por isso essas tuas vão ser certamente do meu agrado! Muito mais saudáveis e deliciosas! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Versões saudaveis de bolachinhas deliciosas, são sempre bem-vindas!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Um ótima ideia para nos desviar da tentação das bolachas calóricas.
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Humm... deliciosas!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Márcia, mas que óptimo aspecto, dá logo vontade de comer e neste caso sem peso na consciência! :) Para mim tudo o que leve coco é logo receita vencedora. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Saudáveis e lindas , aposto que de comer e chorar por mais.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, querida xará!
    Te entendo bem, afinal não é nem por culpa não comer as bolachas compradas, mas por aqui, elas perderam muito a qualidade... não gosto de quase nenhuma.
    Estas, de aveia, tenho uma receita com chocolate em pó, mas não com farinha de coco e achei bem interessante. Acredito que tanto o aroma quanto o gosto sejam maravilhosos.
    E tê-las é uma necessidade, principalmente para os chegados num café, como eu rsrs.
    Obrigada pela receitinha, mais uma pra coleção (acho que tenho que parar de voar em blogs culinários... nunca vou fazer tudo que guardo rsrs).

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderEliminar
  8. Minha querida!
    Amei a tua receita e devem ficar uma verdadeira delicia vou levar a receita...um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Querida Márcia :)
    Consegues conciliar na culinária tres em um: Sabor, tempo e mais saudáveis!
    Mais uma receita para o arquivo mas, tira-me a duvida. Quando mencionas aveia, é farinha ou pode ser em flocos. Como tenho um saco dela na despensa e tenho de gastar, aproveitava e satisfazia a gula, pode ser ;)
    Deixaram-me mesmo com vontade de as trincar.
    Beijinho miga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa: costumo usar a farinha,mas quando não tenho, uso em flocos só que trituro-os previamente.
      Bjn

      Eliminar
    2. Obrigada amiga, também vi a resposta da farinha do pão.
      Beijinho

      Eliminar
  10. Adoro estas sugestões bem mais saudáveis, aliás, hoje em dia cá em casa já estranhamos quando os doces levam demasiado açúcar :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  11. Oi Márcia!
    Que delícia de bolachas. Se tem farinha de coco e óleo de coco, eu já sei que ficaram deliciosos kk
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs
    Ah!
    Acho que essa semana vai ter pão kkkkk

    ResponderEliminar
  12. Márcia, uma delícia, nuca tinha ouvido falar em farinha de coco, ou açucar. É fácil de adquirir? Bjocas

    ResponderEliminar
  13. Olá, Marcita,

    As bolachinhas devem ser mesmo deliciosas, os ingredientes já 'atestam' isso. E apesar de serem menos calóricas são ricas e muito nutritivas.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Querida Márcia,
    Com os ingredientes que utilizaste, tenho a certeza vou adorar, pois adoro não só o aspecto, como o facto de levarem ingredientes que cá tenho em casa.
    Este fim de semana vou para fora, mas para a próxima semana, estas não me escapam...
    Um beijinho linda e fico feliz que tenhas gostado dos scones.
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, Márcia!
    De facto às vezes as bolachinhas são uma doce tentação cheia de peso na consciência (e noutros sítios também ;)...) mas esta tua versão parece ser bem mais leve e deliciosa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que bolachinnhas simpáticas!
    A ver se ganho juízo ... qualquer dia, não caibo na roupa! A sério! Mas não me apetecem restrições, pois já basta as que a vida se encarrega de impôr. Estou ( por enquanto) com uma cabeça (de) gorda! Por enquanto ...
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Que bolachinnhas simpáticas!
    A ver se ganho juízo ... qualquer dia, não caibo na roupa! A sério! Mas não me apetecem restrições, pois já basta as que a vida se encarrega de impôr. Estou ( por enquanto) com uma cabeça (de) gorda! Por enquanto ...
    Beijo

    ResponderEliminar
  18. Marcinha minha querida,
    Adoro suas receitas principalmente suas bolachas, todas que
    vc posta eu faço aqui em casa.
    Essa é mais uma que farei, brigada por mais essa partilha!

    Beijinhos, fique com Deus! ♥

    ResponderEliminar
  19. A esta hora já comia...
    Bom feriado!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  20. Adorei a sugestão. Ando sempre em busca destas receitas saudáveis!

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito da receita, ficaram umas bolachinhas amorosas :)

    ResponderEliminar
  22. O aspeto é delicioso por isso levo sugestão... Bj

    ResponderEliminar