Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pão rústico e pão Petrópolis

Gosto muito de pães, de os fazer ( graças à Bimby!!!) e do cheirinho que deixam pela casa. Quando a minha máquina de fazer pão avariou de vez, ainda estive tentada a comprar outra. No entanto, experimentei bater os preparados para MFP  na Bimby e os resultados não podiam ter sido mais encorajadores. Hoje trago dois pães, um feito com farinha preparada para pão e outro "normal".

PÃO RÚSTICO:


 Seguir as instruções da embalagem. Colocar primeiro a água e depois a farinha. Bater 1 minuto, velocidade 5 e 3 minutos velocidade espiga. Deixar levedar. Colocar numa forma untada e deixar levedar de novo. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos.


Ficou muito fofinho e delicioso.

PÃO PETRÓPOLIS:

O pão Petrópolis é bastante conhecido na blogosfera e já o fiz várias vezes. A receita vem do programa da Ana Maria Braga: "Mais você". Vou dar a receita tradicional, tal como a Ana Maria a fez, e depois a minha versão Bimby.



Ingredientes:
50 gr de açúcar ( usei apenas 25gr)
400 gr de farinha
1 pitada de sal
1 saqueta de fermento de padeiro
1 colher de sopa de manteiga ( usei banha vegetal Crisco)
180 ml de leite
 1 ovo
1 gema misturada com uma colher (de chá ) d café pronto

Preparação:
Numa tigela coloque o açúcar, a farinha e o sal ,misture e reserve.

Noutra tigela misture o fermento, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a farinha e amasse bem até que a massa se solte dos dedos.Deixe descansar por 20 minutos.

Transfira a massa para uma forma de bolo inglês,untada e forrada com papel vegetal. Deixe levedar.Pincele com a gema de ovo e o café e deixe crescer para o dobro.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 a 45 minutos.


PREPARAÇÃO BIMBY:
Coloque tudo na Bimby e programe 30 segundos,velocidade 5 e 3 minutos velocidade espiga. Deixe levedar e proceda como descrito acima.

Mostro aqui a banha vegetal Crisco que se pode comprar na loja americana. Gosto mais de a usar porque é mais leve do que a manteiga ou margarina.


O pão já pincelado com gema de ovo e café e pronto para ir para o forno.



E aqui já cozido. Espero que gostem.

19 comentários:

  1. O pão é daquelas coisas que eu ainda tenho pendentes! E a maquina de fazer pão tb está pendente! Enquanto isso eu vou me deliciando com estes! E nao bastava um, fazes dois para aguçar ainda mais o meu apetite!!
    Pois que sejam 2 fatias!
    :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Oie, cheguei na hora boa, adoro pão e justamente perto deste horário entre 17 e as 18h rsrsrs.
    Eu tenho uma máquina, mas ela deu um probleminha e eu não levei para arrumar mas pretendo fazer isso logo logo
    bjs

    Gélia

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de fazer pães Marcita, amassar, vê-los crescer enquanto o aroma invade a nossa cozinha, é uma delicia. Seus 2 pães ficaram lindos. Esse pão Petrópolis estou ensaiando pra fazer faz muito tempo, e sempre esqueço. Ficou lindo. Belas receitas amiga. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Adorei!!!
    Também gosto de fazer pão na máquina, o pior é que por vezes a corrente está com pouca potência e o pão não levanta :(
    BJOCAS

    ResponderEliminar
  5. Amiga,
    eu tbm sou amante de pães caseiros, hoje mesmo fiz uma
    fornada meu filho comeu quase tudo, rsrs.
    O seu ficou maravilhoso, amei a receita e as dicas!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Olá, Marcita,

    Os dois pães ficaram com aspecto muito apetitoso! Já fiz o pão Petrópolis e
    sei que ele é muito gostoso, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  7. Adoro fazer pão em casa com a Bimby. Tão simples e são sempre muito saborosos.

    ResponderEliminar
  8. Márcia, eu quero uma Bimby. Onde compro isso? E quanto custou?
    Nunca ouvi falar de Bimby por aqui.
    O que eh levadar? Eh descansar?

    ResponderEliminar
  9. oi Márcia,um pão saindo do forno delicia bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  10. Também adoro o perfume do pao que se espalha pela casa, quando ele está sendo assado, e gosto mais ainda de comê-lo ainda quntinho com uma manteiga, hummmmm!!!!!Adorei sua receita, uma maravilha!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso de fazer pão e encher a casa de sabores e depois sentar-me a comer uma fatiazinha :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  12. Esses pães estão demais Márcia, gostei muito, pão caseiro é sempre tudo de bom.
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Oi Márcia, quem resiste a um pão quentinho saindo do forno hummm... delicia, lindo pão!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá td bem por aqui, vim agradecer seu carinho
    no meu aniversário, desejar sempre o melhor pra vc
    Ai que delicia pão, com manteiga derretendo meu Deus que bommmmmm
    Venha participar do sorteio do meu Blog será bem vinda (o)
    Abraços
    Rita
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-do-cantinho-virtual-da-rita.html

    ResponderEliminar
  15. Márcia,

    I can't wait to get some of this delicious bread smelling at my place!!!

    Yummy!

    Keep the récipes comin'

    Love,
    C. Yorkie

    ResponderEliminar
  16. Vim conhecer seu blog, adorei seu cantinho.
    Também tenho um blog, estou te seguindo já.
    Me segue também?
    Te espero lá.
    beijos

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/08/aromatizadores-pepa-maria.html

    ResponderEliminar
  17. Adoro o cheiro do pão acabado de fazer!
    Também adoro fazer pão, e os teus estão lindos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar