Translate

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Licor de romã


Costumo sempre fazer alguns licores pelo Natal ( ou quando ele se aproxima). Para mim, esta tarefa lembra-me sempre que a época mais bonita do ano está quase aí. Na minha casa era também  tradição. Ainda nos dias de hoje, a minha mãe faz sempre o licor de tangerina, por exemplo, que é sempre muito apreciado . Eu , embora tenha o meu preferido ( o de café que já publiquei aqui), não tenho por hábito beber licores. Não quer dizer que não o faça em certas ocasiões especiais, mas por norma, os licores duram praticamente de um ano ao outro, o que só os torna mais saborosos e apurados. Todavia, gosto imenso de os fazer.

Este ano resolvi experimentar o licor de romã. Nunca tinha provado e  como a romã aparece pelo Natal e é uma fruta muito bonita, pensei em fazê-lo.



Modo de fazer:

bagos de duas romãs
250 ml de aguradente

Deixam-se os bagos de infusão na aguardente durante um mês.De vez em quando, agita-se o recipiente, para que a cor e o sabor se vão libertando.

Calda:

500 ml de água
500 gr de açúcar

Vai ao lume durante 10 minutos até que o açúcar derreta por completo. Quando arrefecer, junta-se a aguardente coada , descartando os bagos. Caso tenha evaporado um pouco, acrescenta-se mais um pouco de aguardente, mas depende se queremos um licor mais ou menos forte. Filtra-se com um filtro próprio para licores ou então usando um pedaço de algodão.

       
(Imagem da Net)


Guardei nesta garrafa que reciclei com motivos de Natal. Agora é só deixar repousar e servir pelo Natal a familiares e amigos.



Espero que gostem.


30 comentários:

  1. Querida Márcia, já tinha saudades das tuas partilhas! :) Voltas bem acompanhada de um licor que ainda por cima vem numa garrafa lindíssima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que bom ter-te de volta, minha linda.
    Adorei o licor. Gosto imenso de todas essas delícias feitas em casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi Márcia querida, bt!
    Que bom que vc voltou e ainda com essa receita maravilhosa.
    Eu assim como vc também náo sou de beber licor, mas adoro fazer pq acho lindo.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  4. Proprio adatto al periodo natalizio questo liquore!
    Molto bella anche la bottiglia...
    Un saluto e ben tornata
    Maris

    ResponderEliminar
  5. Aí está você de novo! Que bom!
    Que idéia gostosa para presentear. Ainda mais nesta garrafa também artesanalmente decorada! Amei!
    Bjs e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia! Bom regresso com delicioso licor de romã. A garrafa está linda, muito bem decorada.
    Beijinhos, uma feliz noite.

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa ninguem bebe nada com alcool, a ão ser o copinho de vinho alentejano.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. querida Márcia:
    adoro fazer licores, na tradição portuguesa não pode faltar.
    são maravilhosos, eu também não tenho o hábito de beber, mas rechear um bolo, dar perfume à algumas receitas..
    Nossa que magia , o colorido e o perfume...
    o de tangerina que sua mãe faz , é com a casca?
    deve ser estupendo!!!
    grande abraço.
    :o)

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Márcia
    Também gosto de fazer licores,fiz de amora e estou com infusão de jabuticaba,aproveito as frutas da época.De romã ainda não provei,deve ser muito bom.A garrafa ficou linda.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Minha querida amiga, que bom que estás de volta! Tinha muitas saudades! Gosto imenso das tuas receitas e adoro ver as tuas sugestões! Que linda que ficou essa tua garrafa! Por aqui também se faz licores, não gosto de beber mas tal como tu adoro fazer! Já tenho ali um garrafão de aguardente para fazer! O preferido do meu marido é o de limão! Também costumo fazer de tangerina. De romã parece-me muito interessante, o que achaste? Vi umas romãs outro dia no supermercado, não me pareceram grande coisa mas se ainda houver se calhar experimento! Espero que tenhas vindo para ficar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Parece-me uma excelente sugestão, nunca fiz mas fiquei curiosa.
    A garrafa está chic, Parabéns.
    Um bom feriado.

    ResponderEliminar
  12. Nunca tomei licor de româ Márcia mas deve ser bastante saboroso
    A garrafa ficou lindo com esta inspiração natalina
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Querida Márcia,
    Saudades tuas amiga :) Belo licor que me deixou muito curiosa. Tenho romãs e com um pouco de aguardente que sobrou da ginjinnha, vou experimentar. Depois conto.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  14. Olá, querida Marcita,

    Hei de fazer este licor, oportunamente. É que tenho um pé de romã e há que se dar emprego aos frutos dele e o teu licor deve ter ficado muito bom!. E o que dizer da garrafa senão que ficou linda?! rsrs.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito da sugestão e dá uma prenda de Natal muito original :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  16. Olá, querida Márcia!
    Que licor lindo e pela receita delicioso.
    Uma ótima pedida para as festas de final do ano.
    Amei a garrafa, tudo perfeito!

    Beijos e ótimo fim de semana!
    Estou feliz que estejas de volta!

    ResponderEliminar
  17. Nossa, deve ser uma delícia e sua explicação é ótima.
    Tentarei fazer.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Fiz um licor de ginjas e já tenho medronhos na aguardente!
    Este deve ter ficado delicioso!!!
    Obrigada pela visita e que dezembro seja um mês especial em sua vida!!!

    ResponderEliminar
  19. Marcinha, querida amiga, voltaste! Que boa notícia. :)
    Apesar de não apreciar bebidas reconheço que podem ser um belo presente e uma boa surpresa. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  20. Adoro este fruto o teu licor deve ser uma maravilha ficou com uma cor linda e a tua garafa ela é mt bonita bjs

    ResponderEliminar
  21. Se adoro romã aposto que ia adorar este licor!!
    Beijinho e bom fim de semana!
    Joana

    ResponderEliminar
  22. Márcia, nunca provei, mas tenho certeza que é delicioso e a cor é linda!
    Bjo e bom domingo!

    ResponderEliminar
  23. Márcia querida,
    Nunca provei licor de romã mas adorei a sugestão, deve ser muito saboroso.
    Amei a receita e a sugestão!

    Beijinhos e a continuação de uma boa semana ♥

    ResponderEliminar
  24. Oi Márcia querida, bt!
    Estou passando p/desejar uma semana de sucesso e abençoada p/vcs. Bjsss

    ResponderEliminar
  25. Passando para deixar um abraço de
    agradecimento,desejar boas festas com
    muita paz e sabedoria,são meus votos pra vc
    e toda família.....🌷

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderEliminar
  26. Adorei a sugestão Márcia.
    Adoro romãs :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Minha querida Márcia,
    adoro romã!
    Imagino que esse licor seja maravilhoso!
    Ficou com uma cor linda.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Licor magnífico Márica, pois adoro romã e a tua garrafa é um verdadeiro "must" de linda.
    Beijinhos querida,
    Lia

    ResponderEliminar