Translate

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Frascos reciclados

Não sei com vocês como é, mas custa-me sempre deitar frascos fora. Gosto de os reciclar e torná-los mais bonitos. No entanto tenho uma certa dificuldade em pintar diretamente no vidro e por isso resolvi fazer uma nova experiência: pintar em tecido e depois aplicar a pintura aos frascos.


Para retirar os rótulos que às vezes estão demasiado agarrados ao frasco socorro-me sempre da mesma "receita" . Num recipiente coloco 1 colher de sobremesa de bicarbonato, uma colher de sobremesa de vinagre e um pouco de detergente da louça. Enche-se o recipiente com água e mergulha-se lá o frasco que deve ficar totalmente submerso. Deixa-se assim durante 10-30 minutos ( depende do tipo de rótulo e se tem mais ou menos cola) e esfrega-se o frasco com uma esponja abrasiva ou palha d'aço. Caso ainda persista alguma cola pode-se colocar um pouco de óleo de cozinha num papel e esfrega-se até que a cola saia.

Antes de aplicar qualquer técnica ( decoupáge, pintura ) deve-se limpar o vidro com álcool.










Por último reciclei este frasquinho que ofereci no dia da Mãe. A minha mãe gostou muito.



Espero que gostem.

Vou fazer uma pausa, mas quando voltar prometo ir visitar os cantinhos das amigas.

28 comentários:

  1. Ficaram lindos! Parece mesmo pintado no frasco! Beijinhos e até breve!

    ResponderEliminar
  2. Olha Márcia!!!
    Estão tão lindos e fofos. Verdadeiras ternuras e do da costura que ofereceste à tua mãe também está lindo de morrer.
    Eu também aproveito sempre os frascos para depois os utilizar novamente mas nunca os decoro. Os rótulos tiro sempre, porque detesto usar frascos com rótulos ou restos de cola.
    Normalmente ponho-os de molho com detergente da louça e água a ferver e resulta, mas essa técnica do bicarbonato e do vinagre não conhecia. Tenho de me lembrar de experimentar para a próxima.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Oh, que lindos, que fofos, que divertidos! Adoro os das galinhas!
    Que ideia tão gira e tu tens mesmo muito jeito para pintar. Adorei, Marcinha!

    ResponderEliminar
  4. Ficam muito bonitos, tanto para nós os utilizarmos, como para oferecer com uma compota por exemplo! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Qual deles o maiz lindo!
    Algo que nunca fiz e gosto!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Não dá nem para saber qual é o mais bonito ! Estão todos maravilhosos ! Parabéns pela a ideia e pela sua criatividade.
    Bj

    Ângela

    ResponderEliminar
  7. Hello, minha querida!
    Adoro trabalho reciclado, parabéns os vidros ficaram lindos e
    são super úteis!

    Beijinhos, ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  8. Tão lindos e tão úteis!1 Sempre a inventar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Também guardo sempre!! Mas nem pensar que tenho o teu jeito para os reciclar... Para retirar-lhes os rótulos meto-os na máquina de lavar louça e saem sempre bem!
    Beijinho e bom descanso.
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Que trabalho lindo, Márcia! E parece que foi pintado diretamente nos frascos! Você é muito criativa! Adorei!!!
    Bjs, lindo final de semana! ❤

    ResponderEliminar
  11. Que lindezas Márcia! Eu também fico com muita pena de jogar vidros fora, preciso aprender essa técnica tão linda de reaproveitá-los!

    ResponderEliminar
  12. Olá, Marcita,

    Eu sou muito favorável à reciclagem e o trabalho feito nesses frascos ficou muito bonito!

    ResponderEliminar
  13. Querida Márcia, esses frascos estão um encanto, adoraria ter frascos reciclados assim pois são lindos. :) Eu também reciclo alguns mas sem lhes fazer nenhum tipo de decoração. Vou fixar esta tua "receita" para a próxima vez que quiser tirar cola de um frasco. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oi Márcia
    Ótima dica para aproveitar os frascos vazios.Você é muito habilidosa também nessa arte.Ficaram lindos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Estão todos giros, mas os que me ficaram mesmo na vista foram os das galinhas, Parabéns estão muito giros.
    Beijinho grande e uma boa pausa.

    ResponderEliminar
  16. Oi Márcia querida, bt!
    Como você é prendada. Fico admirada com a sua versatilidade e não me canso de te parabenizar!
    Bjsss amiga, bom FDS e ótimo descanso

    ResponderEliminar
  17. Também gosto de os reciclar, nem que seja para outras utilizações :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  18. Querida Márcia!
    Eu também guardo tudo! O meu namorado passa-se! Para que é que eu quero tantos frascos?
    Mas na verdade acabam por dar imenso jeito!
    Não pinto os meus, ficam mais feios!
    Gostei da tua técnica de lhes tirar o rótulo!
    Há alguns que ponho em água a ferver e depois tiro mas há outros que não saem!
    Vou experimentar.
    Um beijinho querida!
    Sempre pinturas lindas!

    ResponderEliminar
  19. Olá, perfeita criatividade para embelezar o que aparentemente já não tem utilidade, os frascos ficaram lindos.
    AG

    ResponderEliminar
  20. Parabéns menina prendada pela criatividade destes lindos frascos. Todos fofinhos, mas o último para a costura achei muito mimoso.
    Beijinhos


    ResponderEliminar
  21. Ficaram muito bonitos, parabéns pelo bom gosto.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  22. ficaram mt bonitos tens mesmo maos de fada quem me der saber fazer hehheh olha eu tiro a cola dos frascos com metade de cebola ouseja corto a cebola ao meio e passo onde esta a cola e sai mt bem bjs bs

    ResponderEliminar
  23. A reciclagem rende artes maravilhosas e nos proporciona um prazer a mais em fazê-las, uma vez que estamos ajudando a melhorar o meio ambiente. Ficaram lindos!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Márcia querida,
    Sempre a surpreender! A ternura que dedicas ao teu bricolage é linda. Receber de oferta dessa natureza é não mais esquecer quem a produziu.
    Parabéns amiga, por partilhares o teu lindo trabalho.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  25. Adorei todos eles, quanta criatividade.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  26. Uma beleza...Pensei que fossem pintados a mão!! Tenho mania de guardar tudo que é potinho, aproveito com condimentos, geleias...Bjinhos

    ResponderEliminar
  27. Oi Márcia!

    Os frascos ficaram muito lindos! Parabéns pela criatividade! Com certeza, serão muito úteis e enfeitarão vários móveis!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  28. Bom dia, xará!
    Também não gosto de jogar fora estes potes e mesmo enviando para reciclagem (separo todo o meu lixo), envio com pena. Por isso tenho alguns guardados.
    Gostei da sua ideia de aplicação. A bonequinha e a galinha foram as minhas preferidas. Tenho certeza que quando rechear com suas guloseimas vai agradar muito.
    O que deu para sua mãe ficou muito fofo.

    Abraços esmagadores e até a volta.

    ResponderEliminar