Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Pudim de atum

O meu marido , de vez em quando, pedia pudim de atum. No entanto, nunca o tinha feito. Falando com a minha filha, veio à baila este pudim e resolvemos fazê-lo as duas ( cada uma no seu país, eheh). A receita é do canal do youtube da Leonor Santos e vou deixá-lo abaixo, para quem quiser ir ver.























Ingredientes:

200 gr de pão triturado 
150 ml de leite
1 lata grande de atum ( 500 gr)
1 cebola média picada
salsa picada
5 dentes de alho picados
2 ovos
2 batatas pequenas cortadas aos cubos
2 cenouras também aos cubos
azeitonas às rodelas
1 lata pequena de ervilhas
1/2 pimentão verde e 1/2 pimentão vermelho picados
azeite , massa de pimenta e calda de tomate q.b.

Demolha-se o pão e reserva-se. Cozem-se as batatas e as cenouras durante 5 minutos ( não precisam ficar muito cozidas).

Numa wok coloca-se o azeite, a cebola e os alhos e deixam-se refogar. Junta-se o pimentão, a massa de pimenta e a calda de tomate. Deixa-se tomar gosto. Acrescenta-se a batata, a cenoura e as ervilhas. Depois, mistura-se também as azeitonas, a salsa e o atum. Quando estiver bem apurado ( cerca de 2 minutos), junta-se o pão embebido em leite. Mexe-se tudo muito bem. Retificam-se os temperos.


A mistura deve arrefecer durante 15 minutos e depois juntam-se os dois ovos batidos.

Unta-se uma forma e polvilha-se com pão ralado. Vaza-se lá o preparado e leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.

























O pudim por dentro ( já quase tinha desaparecido quando me lembrei de fotografar)


Muito bom para os dias mais quentes acompanhado com uma salada. Espero que gostem.

O link da receita:

14 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amgia Márcia!
    Este eu vou fazer na filha quando pór lá for. Adoro pudim de pão e com atum deve ser maravihoso.
    Gostei demais.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Hummm....que delícia! Atum vai bem em todas as receitas! Você está arrasando na cozinha, hein? Cada dia uma receitinha nova! Animadíssima!
    Bjs e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Nossa,que delícia deve ficar,fiquei com água na boca.Fica bonito também.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Márcia, nunca tinha visto pudim de atum, lembra um cuscus, mas é diferente, rs...fiquei com vontade de provar, tem um aspecto muito bom!!
    Bjo

    ResponderEliminar
  5. Marcia, gostei muito da sugestão. De certeza que é muito agradável.
    Bom fim de
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá, amada amiga!
    A decoração ficou linda e pela receita com certeza é de comer rezando e chorar por mais, hummmmm...!

    Beijinhos e ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  7. O pudim ficou com muito bom aspecto, pareceu-me uma boa sugestão também para dias festivos, rsrs. Quanto ao sabor, não tenho dúvidas de que seja muito bom.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Querida Márcia, para mim esta receita é uma novidade, mas além de ter uma bela apresentação parece ser óptima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Hum... que rico aspeto! Obrigada por mais uma delícia, Marcinha. Estou aqui a pensar se dava para fazer com carne... é que não sou fã de atum. :)
    Beijinho, querida, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Quando os meus filhos eram pequenos fazia este pudim muitas vezes. Já nem me lembrava.
    Cozia-o numa panela, em banho-Maria. E às vezes fazia com outro peixe, por exemplo sobras de pescada, é uma boa maneira de aproveitar sobras ... mas não punha as batatas.
    Obrigada pelo "lembrete" 😊

    ResponderEliminar
  11. Hum que apetite que ficou agora por aqui!
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  12. Ficou mt bonito e tem tudo do que eu gosto gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  13. nossa que delícia !!
    obrigada pela receita.
    Grande abraço .
    :o)

    ResponderEliminar