quinta-feira, 26 de maio de 2016

Bolo de bolacha

Aqui em casa a minha filha e o meu marido gostam imenso de bolo de bolacha. Eu confesso que não é dos meus bolos favoritos. Ainda por cima as bolachas quando molhadas no café tendem a desfazer-se e o creme de manteiga ajuda na confusão que se segue. No entanto, passeando pelos blogues das amigas, vi um bolo de bolacha diferente, feito com leite condensado que logo me captou a atenção.Usei bolachas Mulatas ( uma espécie de bolacha Maria ,mas de chocolate, e que tem a vantagem de ser mais rija). A receita trouxe do delicioso blogue da Inês ( O diário da Inês)
























Para a próxima ( sim porque vai haver uma próxima) vou dobrar a receita, pois o meu bolo ficou baixinho.

Ingredientes:

250 gr de bolachas Mulata
1 lata de leite condensado cozido
1 pacote de natas ( 200 ml)
2 folhas de gelatina
café q. b. para molhar as bolachas

Bater o leite condensado com as natas e a gelatina que foi demolhada e dissolvida num pouco de água quente.

Numa forma de bolo forrada com papel vegetal, colocar em camadas alternadas:

-o creme de leite condensado
- bolachas passadas pelo café

Terminar com creme. Levar ao frigorífico até prender. Desenformar para o prato de servir.

Enfeitei com um pouco de chocolate derretido ( cerca de 50 gr).


Aqui a fatia sobrevivente. Quase não dava para tirar as fotos.


Espero que gostem.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Bolachas de aveia

Gosto de ter sempre à mão umas bolachinhas para quando apetece comer qualquer coisa. No entanto, às vezes, estas gulodices escondem "quilos" de calorias que não interessam a ninguém. Resolvi então fazer uma versão mais saudável que desse para saborear sem grandes culpas. Claro que aqui, como em tudo, o segredo está na contenção ( o que, bem sei,  nem sempre é fácil).


Ingredientes:

100 gr de aveia
50 gr de amêndoa moída
1 colher de sopa ( bem cheia) de farinha de coco
1 colher de sopa açúcar de coco
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 ovo
1 colher de chá de bicarbonato
 1 colher de chá de canela ( ou a gosto)
1 colher de sopa de arandos
50 gr de chocolate branco
umas gotas de baunilha

Bater tudo ( menos os arandos e o chocolate) até formar uma massa compacta. Se for preciso, juntar uma colher de água,mas comigo não foi preciso. Acrescentar os arandos e o chocolate e envolver mais uns segundos.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Colocar colheradas de massa no tabuleiro ( costumo usar a colher de gelados). Com um garfo, pressionar as bolachinhas para que fiquem um pouco achatadas. Levar ao forno a 180º durante 15 minutos.






O cheirinho que se espalhou pela casa correspondeu ao sabor: muito bom!! Espero que gostem.



domingo, 22 de maio de 2016

Bundt de amêndoa, limão e ricota

Os bundts são uns bolos que ficam sempre muito bonitos graças às formas em que são feitos. Uma outra característica é que os seus ingredientes  devem estar todos à temperatura ambiente. Para a sobremesa de hoje, socorri-me da minha extensa lista de receitas guardadas e que esperam pacientemente a sua vez de verem a luz do dia. A eleita foi precisamente este bundt que ficou delicioso .
























Ingredientes ( receita daqui)


3 ovos
225 gr de açúcar
200 gr de farinha
60 gr de amêndoa moída
raspa de um limão
sumo de um limão
150 gr de manteiga
250 gr de ricota ( bater antes de usar)
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de fermento em pó
umas gotas de aroma de amêndoa
amêndoas às lascas tostadas para enfeitar






















Pré-aquecer o forno a 180º.

Numa tigela colocar a farinha, a amêndoa moída, o bicarbonato e o fermento. ( Usei a Bimby uns segundos no Turbo ). Reservar.

Colocar no copo o açúcar e as cascas de um limão. Bater 15 segundos na velocidade 9. Quem não tiver Bimby: colocar o açúcar numa taça juntamente com a raspa do limão e ir esfregando com os dedos , de modo a que o açúcar fique impregnado da fragrância do limão.

Juntar a manteiga e programar 3 minutos, velocidade 4 até obter uma mistura fofa.

Adicionar os ovos um a um, sempre batendo na velocidade média ( vel 4). Acrescentar a essência de amêndoa e o sumo de limão. Juntar um terço da mistura de farinha e depois metade do ricota e envolver bem. Alternar a farinha com o ricota , devendo terminar com a farinha.


Deitar a massa numa forma de bundt untada e levar ao forno durante 40 minutos ou até que o bolo esteja cozido e douradinho.

Retirar do forno e deixar arrefecer.





















Depois de frio decorar com:

5 colheres de sopa de açúcar em pó
 1 gota de essência de amêndoa
1 colher de sopa de leite ou leite q. b para que o açúcar esteja numa boa consistência para decorar o bolo. Mexer tudo e está pronto a ser utilizado.

Enfeitar com a amêndoa tostada.




























































Muito fofinho e delicioso. Espero que gostem.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Abóbora manteiga recheada

Esta deliciosa e prática receita que vi no blog da querida Elisabete ( Cozinha sem segredos) é mesmo a minha cara. Faz-se num instante e é excelente para aproveitar restos de carne assada ou frango. Foi tão apreciada que já a fiz mais algumas vezes.Para as refeições de fim de semana em que não apetece estar muito tempo na cozinha é a receita ideal .


Ingredientes:

-1 abóbora manteiga temperada de sal, pimenta e um pouco de azeite de piri-piri ( podem saltar esta última parte se não gostarem de sabores picantes, mas aqui em casa gostamos muito)
-restos de carne assada ou frango
- queijo ralado q.b.

Cortar a abóbora ao meio e retirar as pevides. Costumo usar a colher de gelados que dá imenso jeito. Rechear com a carne moída. Envolver as metades em papel de alumínio e levar ao forno a 180º durante 45 minutos ou 1 hora até que a abóbora esteja cozida.

Polvilhar com queijo ralado ( usei aqui mozarela,mas com queijo de S. Jorge ainda fica melhor) e com um pouco de oregãos. Levar de novo ao forno ( já apagado mas ainda quente) sem o papel de alumínio para que o queijo derreta.

Servir acompanhada de uma salada.



Espero que gostem.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pão no pirex

Já aqui pus no blog,há uns anos atrás,um pão no pirex, o " pão milagre", que nem precisava levedar. Mais recentemente e numa visita a uma nova amiga, a Sylvie do blog " A culinária e eu", vi que ela tinha feito também o pão no pirex, só que deixava levedar. Resolvi então experimentar com a farinha de preparado para pão e adorei o resultado. No entanto, não tirei fotos. Hoje experimentei com uma outra farinha ( da marca Continente) de pão de sementes. Ficou muito bom também e é com ele que hoje aqui partilho a receita.


Receita da embalagem do pão de sementes:

300 ml de água
 2 colheres de sopa de óleo
1 embalagem de preparado para pão ( 500gr)

O preparado é para a máquina do pão, mas como já não a tenho, fiz na Bimby.

Colocar no copo a água, o óleo e a farinha. Bater 20 segundos na velocidade 4 e 4 minutos na velocidade espiga. Deixar levedar até dobrar de volume.

Untar um pirex ( com tampa) e colocar lá a massa, depois de a ter sovado levemente para tirar o ar. Deixar levedar no pirex mais 30 minutos.


Levar ao forno FRIO ( este passo é muito importante) e ligar a 240º. O pirex deve ir ao forno tapado. Cozer durante 45 minutos a 1 hora ( depende dos fornos).





Podem ver como fica fofinho e a crosta é também deliciosa e crocante. Aguenta fresco durante vários dias, se o deixarem claro. Espero que gostem.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Bolachinhas de queijo ,papoila e sementes de sésamo-Desafio açoriano ll

Hoje trago uma receita de bolachinhas de queijo salgadas para participar no novo desafio lançado pela Elisabete do  blog " Cozinha sem segredos" . Desta vez, e para ser ainda mais aliciante, foi-nos dado um tema. A mim calhou-me "aperitivos" que podiam ser doces ou salgados, mas que tinham de ter na sua composição produtos dos Açores. Claro que, como boa açoriana,  o que não faltam cá em casa são produtos da região, quer por uma questão de preferência mesmo,  quer por ser um bom motivo para ajudar os produtores locais.  Resolvi fazer umas bolachinhas de queijo deliciosas  , cuja receita foi baseada no livro da Popina " Iguarias saudáveis".
























Bolachinhas de queijo:

Ingredientes:

220 gr de farinha
80 gr de manteiga dos Açores
80 gr de queijo ( usei Flamengo dos Açores)
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta de caiena
1 ovo
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de papoila


Num processador , pulsar todos os ingredientes até obter uma massa moldável. ( Na Bimby são 15 segundos, velocidade5).

Moldar um rolo, envolver em papel vegetal e levar ao frigorífico durante 10 minutos.


Pincelar o rolo com ovo batido. Num tabuleiro misturar as sementes de sésamo e de papoila. Envolver o rolo nas sementes. Voltar a enrolar no papel e levar ao frigorífico por 30 minutos.


Cortar às fatias finas e dispor as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.




Levar ao forno a 150º durante 20-25 minutos.



Ficam deliciosas e desapareceram num instante.

Espero que gostem

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Empadinhas de aproveitamentos

Com umas sobras de carne assada, fiz umas deliciosas empadinhas e, deste modo, nem a carne se perdeu,nem voltamos a comer mais do mesmo ( é que só com dois cá em casa, a comida tende a render muiiiitoooo). A receita foi da minha querida amiga Rosa do delicioso blog " Saberes com sabores". Tal como ela diz citando Lavoisier " na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".


Recheio:  ( podem usar este aqui ou qualquer outro à vossa escolha)

Massa:

250 gr de farinha
200 gr de manteiga à temperatura ambiente
250 gr de puré de batata



Esfarele a farinha com a manteiga e acrescente o puré de batata. Esta massa não deve ser amassada, os ingredientes devem apenas ser esfarelados com as pontas dos dedos ( OK, usei a Bimby,uns segundos( poucos, 2 ou 3) no turbo, até estar tudo ligado).

Forrar forminhas de silicone com pedacinhos de massa. Se esta estiver a pegar aos dedos, usar um pouco de farinha para poder tender. Devem ficar com uma espessura de 5 mm no mínimo.

Rechear com a carne.


Tapar as empadinhas com uma tampinha de massa:

-na mesa enfarinhada, estender a massa calcando com a palma da mão. Com um cortador ou um copo, corte círculos e coloque-os sobre as empadas  pressionando um pouco.


Pincelar com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 170º nunca menos de 30 minutos , até ficarem douradas.































































































A massa é leve e deliciosa. Espero que gostem.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Brownies sem açúcar da Lorraine Pascal

Como sou muito gulosa,mas ando a evitar os doces demasiado calóricos ( quem não anda?) pesquiso muitas receitas alternativas e que não sejam tão "pecaminosas" para a linha, pelo menos. Encontrei esta da Lorraine Pascal, em que ela faz uns brownies sem açúcar e sem ir ao forno e que pareciam muito bons. Ficam húmidos e são "malandros  mas saudáveis", nas palavras dela.
























Ingredientes:

30 gr de aveia
260 gr de tâmaras sem caroço

Pulsar num processador. Usei a Bimby uns segundos com o turbo.
Acrescentar 1 colher de sopa de água e pulsar uma vez mais.

Juntar 2 cenouras lavadas mas sem ser descascadas. A cenoura vai dar uma humidade extra aos brownies e também uma doçura extra.Pulsar mais uma vez.

Nota: de acordo com a Lorraine , esta receita deve ser feita assim ,pouco a pouco. Se puserem os ingredientes todos de uma vez não dá certo.

Acrescentar 60 gr de amêndoa moída, 40 gr de cacau e 60 gr de nozes ( ou cajus, avelãs, etc)

Untar uma forma e colocar a mistura numa forma de 20x20cm untada e forrada com papel vegetal.


A massa fica bem pesada e pegajosa. Deve-se espalhar com a ajuda de uma espátula. Se for preciso, molhar a espátula para que a massa se estenda melhor.



Levar ao frigorífico durante umas horas e cortar em quadradinho.

Nota minha: penso que as cenouras que usei eram muito grandes e a massa nunca secou o suficiente. Tive de os levar ao forno a 180º durante 15 minutos, mas ficaram muito saborosos.
























Espero que gostem.

domingo, 8 de maio de 2016

Bolo de iogurte e limão

Os bolos de iogurte não são novidade para ninguém e, com mais ou menos alterações, a receita resulta sempre num bolo saboroso e que agrada a todos. Aqui no blog, ainda não tinha publicado nenhum, embora já o tivesse feito, claro. Baseei-me numa receita da Ina Garten.
























Ingredientes:

1 e 1/2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de café de sal
1 iogurte ( usei grego "cheesecake de limão")
1 1/3 de chávena de açúcar
3 ovos
raspa de 1 limão
1/2 chávena de óleo
baunilha q. b ( umas gotas ou a gosto)

Para a forra:
 1 chávena de açúcar confeiteiro
 1 colher de sopa de sumo de limão ( ou até ficar um creme com boa consistência para se aplicar)

Modo de fazer:

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma de bolos e reservar.

Peneirar a farinha com o sal e o fermento.

Numa tigela misturar o iogurte com o óleo e a baunilha.

Bater o açúcar com as cascas do limão ( usei a Bimby, 20 segundos, velocidade 9). Juntar os ovos e bater 3 minutos, velocidade 4, até obter um creme. Acrescentar a mistura de iogurte e bater alguns segundos ( não bater de mais para o bolo não ficar duro). Envolver a farinha.

Vazar a massa na forma e levar ao forno durante 30 minutos ( no meu forno só precisei deste tempo, mas a receita original pedia 45 minutos)

Deixar arrefecer e desenformar ainda morno.
























Forrar o bolo e deixar secar.


































































Espero que gostem.