terça-feira, 25 de março de 2014

Espetadas de frango e ananás

Gosto de receitas fáceis e sem grandes complicações,mas que ,ao mesmo tempo, sejam saborosas. Quando vejo alguma, nos muitos blogues que visito, não resisto a guardá-las. Nunca irei conseguir fazer todas as que anoto e tenho plena consciência disso, uma vez que são às centenas, entre doces e salgadas.
A receita de hoje foi inspirada no blog " O barriguinhas" e podem vê-la aqui.



























Ingredientes:
4 peitos de frango cortados aos cubos grandes.
1 chouriço cortado às rodelas
1 ananás pequeno cortado aos pedaços
1/2  pimentão vermelho
fatias de bacon

Temperar o frango com sal,pimenta , alho em pó e sumo de limão.Deixar tomar gosto durante 30 minutos ou 1 hora.
Envolver o frango em bacon e preparar as espetadas:
1 quadradinho de pimentão, o frango com o bacon, ananás e chouriço (podem fazer como gostarem).

Aquecer o grelhador e untá-lo com um pouco de spray.



Grelhar as espetadas em lume brando para que cozam por dentro e não queimem.




Servi acompanhada por esta salada :
Massa cozida qb ( usei lacinhos de tomate); repolho e cenoura raspada; 1 lata pequena de milho; uma maçã cortada aos cubinhos. Temperar com sal , pimenta e oregãos e envolver tudo com maionese ( 2 colheres de sopa +-).
Espero que gostem.


terça-feira, 18 de março de 2014

Empadão de batata doce e requeijão

Gosto muito de batata doce e parece que é bastante saudável : reduz o colesterol, ajuda a controlar a diabetes, fortalece o sistema imunológico, diminui o apetite devido à riqueza em fibras, etc. Foi por isso com imenso prazer que experimentei esta receita que vi no blog da Andrea ( Quitutes da Andrea) ,que utilizava batata doce em puré. Nunca tinha feito empadão com batata doce e fiquei muito curiosa. Adaptei a receita ( como sempre) à Bimby, mas podem ver a original aqui.


























Ingredientes:
4 batatas doces ( cerca de 780 gr) cozidas em água temperada com um pouco de sal.
Reduzir a puré, utilizando o turbo durante uns segundos. Juntar uma colher de sopa de manteiga e meia chávena de leite. Programar 4 minutos, temperatura 80º,  velocidade 2, para secar um pouco o puré. Colocar num pirex e reservar ,enquanto se prepara o recheio.


Recheio:
1 cebola grande ou 2 pequenas
2 dentes de alho

Picar tudo na Bimby. Temperar com flor de sal, pimenta moida, um pouco de colorau ( facultativo), um pouco de calda de tomate e azeite . Programar 6 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Ao fim deste tempo, juntar 350 gr de carne moída e programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 3.

Cobrir o puré com a carne cozinhada. Por cima da carne ,colocar uma embalagem de requeijão. Usei esse.




Cobrir tudo com queijo mozarela ralado .


Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos ( depende dos fornos) ou até que fique douradinho.


Eu gostei muito. Espero que gostem também.


sábado, 15 de março de 2014

Docinhos de coco e ananás


Estes docinhos são ideais para enfeitar uma mesa de festa. O sabor do ananás "corta" a doçura excessiva do docinho, fica subtil e é surpreendente.Vi a receita no blog da amiga Marly ( Saboreando a vida), um blog com muitas delícias. Podem ver a receita original  aqui.


























Ingredientes:
um ananás de tamanho médio, descascado, cortado e sem o talo ( fiquei com uma chávena almoçadeira cheia)
2 chávenas de açúcar
1 e 1/2 chávena de coco

Preparação:
Bata o ananás na Bimby ( ou no copo liquidificador) até ficar em puré.
Numa panela de tamanho médio leve o ananás, o coco e o açúcar ao lume. Misture bem e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Neste ponto a mistura começa a engrossar, passe então a mexer, sem parar, por mais 10 minutos.
Unte um pequeno tabuleiro ( usei spray), vaze lá a mistura e deixe arrefecer. Depois de frio, faça pequenas bolinhas e passe-as no açúcar cristal. Decore a gosto.



Espero que gostem.


sábado, 8 de março de 2014

Chips de beterraba

Estaladiças e muito saborosas, estas "chips" fazem-se rapidamente.A sua vibrante cor vermelha , chama a atenção e quanto mais sequinhas, melhor. Cuidado, no entanto, para não fritarem demais ou amargam. Tirei a receita do blog da Lene ( Cantinho especial da Lene) . Gostamos muito.


























Ingredientes:

-2 beterrabas descascadas e cortadas às fatias finas ( quanto mais finas, mais crocantes ficam). Usei a máquina de fatiar batata.
-Farinha de trigo temperada com sal e pimenta
 -Óleo para fritar

Passar as fatias de beterraba pela farinha e sacudir o excesso. Fritar até ficarem  crocantes. Retirar com o auxílio de uma escumadeira e deixar secar sobre papel absorvente .



 Espero que gostem.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Queijadas de inhame

Aqui na ilha as queijadas de inhame  têm feito furor. Confesso que ainda não as provei, mas resolvi fazer a minha versão e foram muito apreciadas. Fiz parecidas às de feijão. A minha mãe até disse que preferia as minhas, mas não sei se haverá algum exagero nesta afirmação, pois como disse, ainda não provei as de compra.



Ingredientes: 
250 gr de puré de inhame ( descascar o inhame e cozê-lo na panela de pressão, durante 45 minutos. Depois reduzi-lo a puré, com o auxílio da varinha mágica, por exemplo, ou da Bimby,claro).



Na Bimby colocar 400 gr de açúcar e 200 gr de água e programar 10 minutos, varoma ,velocidade 2. ( Podem fazer esta operação num tacho ).
Acrescentar 125 gr de manteiga, o puré de inhame, 1 colher de chá de canela, 100 gr de amêndoa moída, 1 colher de sopa de farinha Maizena, 3 ovos batidos e raspa de um limão.
Programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 2 para cozer os ovos e engrossar a mistura.

À parte, derreter 100 gr de açúcar até ficar com cor de caramelo ( cuidado para não o deixar queimar ). Juntar este açúcar à massa e misturar uns segundos, sem temperatura, velocidade 4.

Untar forminhas de queijada ( usei de silicone) e deitar colheradas de massa.


Levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 30 minutos +-. Deixar arrefecer um pouco e desenformar, com cuidado. Depois de frias, polvilhar generosamente com açúcar em pó.




Espero que gostem.














terça-feira, 4 de março de 2014

Roscas fritas

Não quis fazer malassadas e resolvi experimentar esta receita que vi  no blog da Marijosé. Não estava a pensar pô-las aqui no blog, mas ficaram tão saborosos e gostamos tanto, que lá fui tirar fotos. Fazem-se rápido, tal como eu gosto, isto se não tivermos em conta o tempo de levedar a massa, claro.



























Ingredientes:
300 gr de farinha
50 gr de Maizena
raspa de limão
50 gr de manteiga
2 ovos
100 gr de açúcar ( só usei 70 gr)
1 saqueta de fermento padeiro
75 gr de leite
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar


Preparação ( na Bimby, mas podem fazer pelo método tradicional de amassar à mão):

Colocar o leite, a manteiga e a levedura no copo e programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Acrescentar os ovos e bater um pouco para os incorporar . Juntar as farinhas, o açúcar e a raspa de limão ( usei também o sumo) e bater 20 segundos, velocidade 5 e 3 minutos velocidade espiga.
Deixar levedar até dobrar de volume ( cerca de 1 hora).

Depois, pegamos em pequenas porções de massa ,rolamos ,entre as mãos, até  fazer umas tiras que se enrolam numa espécie de rosca. ( Devem ver como se faz no blog da Marijosé, pois eu não tirei fotos, como já disse).
Fritam-se em óleo quente e escorrem-se. Passam-se por açúcar e canela.




Ficam sequinhos e deliciosos. Espero que gostem e bom carnaval.


domingo, 2 de março de 2014

Rosas do Egipto

Já tive oportunidade de dizer que os fritos tipo malassadas, coscorões, sonhos, etc são doces típicos do Carnaval Açoriano. Aqui no blog já pus a receita de malassadas, sonhos e coscorões. Faltavam-me as "rosas do Egipto". No entanto, não há mistério nenhum nessa receita. No restante país é conhecida por... "filhoses". A receita que usei foi a da Isabel ( Emoção às colheradas), mas aviso já que rende muito e leva muiiiiito tempo a fritar ( por isso não é a minha cara,rsrs).
No entanto, gostei do facto de ter conseguido fazer uma receita que nunca tinha feito e que, para uma primeira vez, não correu muito mal.


























Ingredientes:
3 ovos
1/2 cálice de aguardente
250 gr de leite
200 gr  de farinha

Bata os ovos com o leite e a aguardente. Junte a farinha e misture bem. Deve ficar um creme não muito grosso . ( Na Bimby programar 30 segundos, velocidade 5).

Numa frigideira ( usei a wok) deite o óleo, deixe aquecer bem e mergulhe a forma. Retire o excesso de óleo
 mergulhe a forma na massa só até metade, sem cobrir, senão a massa depois não se despega.

Volte a colocar a forma no óleo e abane um pouco para que a massa se liberte.


Deixe fritar até ficarem douradas. Retire-as e ponha-as a escorrer em papel absorvente.
Polvilhe-as depois com uma misture de açúcar e canela.



Espero que gostem.


sábado, 1 de março de 2014

Pizza com chouriço e ananás

Regra geral, cá em casa aos sábados, costumo fazer uma pizza ,pois é uma refeição prática e que agrada a todos, mais ingrediente, menos ingrediente. Desde que tenho a Bimby, faço a receita da massa do livro base, pois num minuto fica pronta. No entanto, " descobri" esta massa super prática do Jamie Oliver e resolvi experimentar. Foi aprovadíssima.
O desafio do grupo do Facebook " Dia um...na cozinha" que ocorre todos os meses, era precisamente fazermos pizza. Assim juntei o útil ao agradável e cá está a minha pizza , com a massa do Jamie Oliver e os ingredientes que costumo utilizar.Por ser diferente e não levar fermento de padeiro, vou também partilhar a massa.


Massa:
500 gr de farinha
250 ml de água morna
2 colheres de chá de fermento em pó ( tipo Royal)
2 colheres de chá de sal grosso ( para a próxima uso menos)
2 colheres de sopa de azeite
(A receita é essa. No entanto ainda acrescentei uma colher de sopa de açúcar, um pouco de tomilho e alho em pó.)
Numa taça coloque a farinha e o fermento e misture bem. Faça um buraco ao meio e coloque a água morna. Com a ajuda de um garfo.dissolva o sal e junte o azeite, continuando a misturar com o garfo até a massa se começar a descolar da taça. Quando estiver a descolar,polvilhe com farinha e amasse bem com as mãos até obter uma massa elástica.Faça uma bola e estique-a.

Esta é a "versão" do Jamie. A minha foi na Bimby, Coloquei todos os ingredientes na máquina e programei 2 minutos, velocidade espiga.

Levei ao forno 10 minutos, temperatura 180º, enquanto preparava o recheio.

Recheio:

Cobri a pizza com este molho :



Juntei um chouriço moído ( previamente cozido durante 5 minutos em água);
ananás aos cubos;
cogumelos
queijo ralado a gosto



Polvilhei com oregãos ( embora o molho já os tivesse) e com um fio de azeite. Levei ao forno mais 20 minutos.




Espero que gostem.