Este é um bolo denso ,rico em chocolate, recheado com três camadas de um creme branco e fofo e foi bastante apreciado pelos chocólatras cá de casa, embora não seja muito o "meu estilo". Passo a explicar: gosto de receitas práticas, simples e sem grandes complicações e este bolo não se encaixa nesta categoria, mas como era por uma boa causa ( o aniversário do meu marido) lá resolvi experimentar. A receita foi de novo do livro da Dorie Greenspan "From my home to yours".
Bolo:
1 1/3 chávena de farinha
1/2 chávena de cacau
3/4 de colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de fermento em pó
150 gr de manteiga
1/2 chávena de açúcar mascavado claro
1/2 chávena de açúcar
3 ovos grandes em temperatura ambiente
baunilha qb
50 gr de chocolate derretido no micro-ondas
1/2 chávena de buttermilk ( juntar ao leite 1 colher de sopa de vinagre e deixar repousar 10 minutos)
1/2 chávena de água a ferver
100 gr de chocolate grosseiramente picado ( utilizei pepitas de chocolate)
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar duas formas polvilhar com farinha. Como segurança extra,pode-se forrar o fundo com papel vegetal.
Peneirar a farinha, o cacau ,o bicarbonato e o fermento. Reservar.
Misturar os açúcares com a manteiga durante 3 minutos. Juntar os ovos um a um. Alternar os ingredientes secos com o buttermilk. Nesta altura a massa está bastante espessa. Sempre a mexer em velocidade baixa, acrescentar a água a ferver. Juntar as pepitas de chocolate.
Dividir a massa pelas duas formas. Levar ao forno e cozer durante 30 minutos ( no meu forno foram 50 minutos). Deixar arrefecer 5 minutos antes de desenformar. Quando estiver completamente frio, cortar os bolos ao meio. Reserve 3 camadas,pois a última é para esfarelar.
Recheio:
4 claras
1 chávena de açúcar
3/4 de colher de chá de cremor tártaro ( comprei na drogaria)
1 chávena de água
1 colher de sopa de baunilha ( só uso uns pingos)
Nota: para fazer este recheio é preciso um termómetro e eu não tenho, por isso o meu creme não ficou com a consistência certa.
Combinar o açúcar, a água e o cremor tártaro numa panela. Deixar ferver ,tapar e contar 3 minutos. Retirar a tampa e deixar que o xarope atinja 242º F. Bata as claras em castelo.
Quando o açúcar atingir os 235ºF,misturar cuidadosamente este xarope nas claras, sempre batendo. Cuidado com os respingos. Acrescentar a baunilha e continuar a bater a velocidade média, até arrefecerem as claras. Nesta altura deverá obter uma cobertura suave,brilhante e parecida com marshmallows.
Montagem do bolo:
1ª camada de bolo
1 camada generosa de recheio
2º camada de bolo
1 camada generosa de recheio
3ª camada de bolo
Cobrir o bolo todo com o restante recheio e depois com o bolo esfarelado.
Convém levar ao frigorífico por,pelo menos, 8 horas.