Este é daqueles bolos que tem de ser feito ...com açúcar e com afeto ( como dizia o poeta). Quando o vi no blog da minha querida amiga Maria Rosa ( Saberes com sabores) foi paixão à primeira vista. Soube que o tinha de fazer pois este é um bolo que é dos preferidos cá de casa ( tipo pão de ló). Não é um bolo complicado,mas é demorado de se fazer, uma vez que leva várias camadas e o recheio de ovos moles. Mas os meus filhos estão quase a ir-se embora e, por isso, fiz-lhes este miminho...com açúcar e com afeto.
Fiz a receita, como sempre, adaptada à Bimby,mas deixo abaixo o link para o blog da Maria Rosa, onde poderão ver a receita pelo método tradicional.
Receita ( original
aqui):
Bolo:
4 ovos
açúcar- o peso dos ovos ( 250 gr +-)
farinha- metade do peso dos ovos ( 125 gr)
1 colher de sopa de água morna
Tabuleiro untado e forrado com papel vegetal também untado ( o meu tem cerca de 25cm por 35)
Preparação:
Bata as gemas com o açúcar e a água 5 minutos, temperatura 37º, velocidade 4. Bata as claras em castelo bem firme e adicione à mistura das gemas com suavidade, bem como a farinha peneirada. Leve ao forno pré-aqueciso a 170º durante 12 minutos ( no meu forno foi assim,mas depende dos fornos). Não deve secar.
Desenforme o bolo , corte ao meio e enxarope com a calda.
Calda:
150 gr de açúcar
150 ml de água
1 cálice de licor ( usei caseiro de canela)
Programe 5 minutos , velocidade 3, temperatura 100º.
Ovos moles ( feitos na Bimby e são chamados "pobres" pois levam os ovos inteiros. Como já disse, a Rosa tem o método tradicional de os fazer sem Bimby)
5 ovos inteiros
250 gr de açúcar
150 ml de água
Coloque o açúcar e a água no copo e programe 17 minutos,temperatura varoma, velocidade 1.
Numa taça misture os ovos ( como se fosse para omelete)
Quando terminar o tempo da calda, deixe arrefecer um pouco e junte um bocadinho da calda aos ovos batidos, mexendo sempre para não cozerem.
Colocar a borboleta no copo com a restante calda de açúcar e programar 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Ir deitando pelo bucal os ovos batidos e deixar terminar o tempo. Verificar se tem a consistência desejada ( se for necessário, dar mais uns minutos,mas comigo fica sempre pronto em 5 minutos)
Nota: tenho esta receita há muito tempo, tirada do fórum da Bimby e já não me lembro de quem é o autor. Se alguém souber, diga e terei todo o gosto em dar os devidos créditos.
( foi a primeira coisa que fiz, para ir arrefecendo.)
Massa folhada:
Estique a massa folhada e tome uma metade da massa do bolo,mas terá de deixar pelo menos 3 cm a mais nas margens de cada lado, porque a massa ao cozer, vai crescer e pode perder medidas.
Leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
Montagem do bolo:
Coloque uma das metades do bolo sobre uma base fixa e barre com os ovos moles.
Por cima, coloque uma placa de massa folhada e barre também com ovos moles.
Coloque a segunda metade do bolo e ponha mais ovos moles ( não li com atenção e pus mais uma camada de massa folhada,rsrs)
Cubra com ovos moles e polvilhe com amêndoa palitada e torrada ( levei 4 minutos à Actifry). Polvilhe com açúcar em pó.
Aqui fica a fatia: