quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cueca Virada

As quatro últimas quintas-feiras que antecedem o Carnaval ,aqui na ilha, são chamadas respetivamente "dia de amigos", "dia de amigas", "dia de compadres" e "dia de comadres". Hoje é "dia de compadres". Manda a tradição que ,nesses dias, se comam as malassadas, coscorões, rosas-do Egipto,etc,ou seja, fritos típicos desta quadra. Ao contrário do resto do país que os come pelo Natal, nos Açores, esses doces  fritos são típicos do Carnaval. Foi deste modo que resolvi apresentar hoje ( e à laia de brincadeira de Carnaval) estes fritos com um nome tão curioso.Foi a minha filha que descobriu a receita no "Mais você" e sugeriu que os fizesse. Pois cá estão. Se quiserem ver o filme,para perceberem melhor, tenho o link no fim da receita.



Ingredientes:
·         500 g de farinha de trigo 
·         100 g de açúcar 
·         50 g de margarina 
·         50 g de fermento fresco
·         100 ml de leite morno
·         3 ovos 
·      1 colher de sopa de óleo
.    1 colher de sopa de vinagre ( o vinagre evita que os fritos fiquem gordurosos)
Óleo para fritar

   ·         Açúcar e canela para polvilhar
Amassa-se tudo até formar uma massa elástica. Na Bimby são 2 minutos,velocidade espiga.

Deixa-se levedar até dobrar de volume. 
Estenda a massa. Costumo pô-la entre duas folhas de papel vegetal e estendo-a com o rolo.



Corte a massa em retangulos de 10 cm x 3,5 cm,mais ou menos. Faça um corte ao centro. Introduza uma das extremidades no corte central.


Deixe a massa descansar por mais 10 minutos e frite em óleo quente ( 130º). Passe os fritos por uma mistura de açúcar e canela.



O link da receita :http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CzZlh6gS0oM

Espero que gostem .

domingo, 27 de janeiro de 2013

Polvo assado à moda de S. Miguel


A Lenita do maravilhoso blog “Tentações sobre a mesa”, tinha-me proposto que participasse do passatempo que ela tinha organizado para celebrar o primeiro aniversário do blog e ainda para “honrar” também o vinho, que , segundo ela ( e que eu subscrevo), “está  sempre presente nos momentos especiais”. O passatempo chama-se : “Vinho meu, minha tentação” 
Embora este “desafio” estivesse bem presente , até agora ainda não se tinha proporcionado participar. Foi então que ,em conversa com o meu marido sobre o que iríamos almoçar hoje,  de repente se fez luz: polvo à moda de S. Miguel , cujo ingrediente principal ( para além do polvo,claro) é mesmo o vinho. Manda a tradição que seja preparado com vinho de cheiro, um vinho típico da ilha, tipo “americano”. Só que hoje em dia vai sendo difícil de encontrar  e já se confeciona a receita  com outros tipos de vinho, logo que sejam de boa qualidade. Usei um alentejano, sugestão do meu marido, porque de vinhos, confesso, conheço muito pouco. Só mais uma coisinha: o polvo que usei foi apanhado por um pescador amigo, aqui nos nossos mares, ainda tão pouco poluídos. A diferença no sabor, posso-vos garantir, é imensa.


Ingredientes:
Polvo  arranjado e cortado em pedaços grandes ( o polvo “mirra” depois de cozinhado),bem lavado e passado por várias águas. Fica a marinar numa vinha d’alhos ( como se diz aqui) composta  por:
Alhos picados ( uma cabeça)
Pimenta vermelha moída
Um pouco de pimenta de cayena
Colorau
Vinho( mais de meia garrafa)
1 piri-piri ( sem sementes)


Numa panela , picam-se 3 cebolas e levam-se a melar em azeite. Junta-se depois o polvo escorrido, uma colher de sopa de manteiga, uma colher de sopa de banha  depois o vinho onde o polvo esteve a marinar. Vai a cozer na panela de pressão, sem pressão, ou seja sem tampa, durante 20 minutos, com o lume no mínimo. Depois com a panela tapada e quando o pivô começar a rodar, contam-se mais 10 minutos. 




Junta-se um caldo Knorr e bastante salsa picada. Acrescentam-se as batatas cortadas aos cubos e vai de novo a cozer por 5 minutos.
Leva-se ao forno a assar durante uma hora ( se for preciso, escorre-se parte do molho que se forma com o que destila do polvo).


E como hoje é domingo ,não podia faltar a sobremesa. Com este belo pudim, também consigo participar no passatempo da Lenita ,pois leva vinho do Porto.


Pudim de pão com leite condensado e vinho do Porto

1 cálice de vinho do Porto
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado cozido
350 gr de leite
4 papo-secos ( 200gr +-)
5 ovos
um pouco de frutas cristalizadas e de pepitas de chocolate branco 

Bate-se tudo ( na Bimby são 30 segundos,velocidade 4). Unta-se uma forma com caramelo. Vaza-se a mistura  e tapa-se a forma. Vai a cozer na panela de pressão, com água até cobrir metade da forma, durante 45 minutos.





Lenita: espero que gostes desta minha participação. A todos os que simpaticamente me visitam, espero também que gostem. Bom domigo a todos.







sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Casaquinho + fralda bordada

A minha querida colega M. vai ter uma menina. Fiz-lhe este casaquinho ( que ela adorou) e bordei também uma fraldinha com a inicial do nome da menina: I.  Ficaram assim:



Espero que gostem. A todos os que por aqui passam, votos de um excelente fim de semana.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inverno na ilha

Hoje não vos trago nenhuma receita. O dia aqui estava tão bonito ( apesar de estarmos no inverno) que resolvi registá-lo e aproveitar para vos apresentar as minhas duas gatinhas: Valentina e Kika.
Quando ouvimos as previsões meteorológicas para os Açores,regra geral a "conversa" é sempre a mesma: "céu muito nublado e chuva". Para vos provar que não é bem assim ,cá estão as fotos.


Como podem ver o céu não apresenta uma nuvem. Claro que não está calor,mas uns suportáveis 14º.


A Valentina ( já está comigo há 14 anos).



A Kika ( já faz parte da família há quase 10 anos)



A Valentina não se deixa fotografar. Simplesmente virou-me as costas. Fazer o quê?



Apesar do inverno,este canteiro mantem-se florido.
Espero que gostem.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Bolo de limão com sementes de chia

Fiz este delicioso bolinho para a sobremesa de hoje,domingo. É uma receita muito antiga que vi num programa da Ana Maria Braga. Apenas acrescentei as sementes de chia.


Ingredientes:

2 chávena de açúcar
200 gr de manteiga
raspa de um limão
Bate-se tudo até ficar um creme. Na Bimby são 30 segundos,velocidade 5.

 Juntar 4 ovos,um a um.

1 chávena de leite + 1 colher de sopa de vinagre ( usei de sidra). Deixa-se descansar 10 a 15 minutos, até talhar ( buttermik).

3 chávenas de farinha + 3 colheres de sobremesa de fermento Royal.
Mistura-se uma chávena de farinha, depois um pouco de leite ,de novo mais uma chávena de farinha e mais uma parte do leite,até acabarem os ingredientes. Aqui, juntei uma colher de sopa de sementes de chia (têm propriedades antioxidantes e são muito nutritivas).



Vai ao forno a 180º, em forma de bolo inglês untada e polvilhada,durante 45 minutos.





Ficou muito fofinho e saboroso. Gostamos muito cá em casa. Espero que gostem também.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Broa de milho e queijo Terra Nostra


O Queijo Terra Nostra é um queijo fabricado nos Açores , de sabor intenso e textura suave. Presta-se a inúmeras receitas, quer doces quer salgadas. A que trago hoje, foi tirada do site da Terra Nostra. Vai ser também a minha contribuição para o aniversário da Margarida do blog "Tachos vs panelas". A Margarida é uma pessoa muito bem disposta e alegre ( pelo menos é o que depreendo,pois só a conheço virtualmente). Amiga: espero que gostes deste pãozinho feito com um produto da minha terra.


Ingredientes:

·         100g de farinha de milho
·         3 ovos inteiros
·         100g de margarina derretida
·         150g de queijo Terra Nostra Ralado
·         50g de queijo Terra Nostra Fatias
·         1 colher de sopa de fermento
·         100g de presunto fatiado ou de fiambre ou de chourição ( usei chouriço moído)
·         Pimenta q.b.

(imagem tirada da Net)

       Pré-aqueça o forno a 180º

Forre uma forma, tipo bolo inglês com 20cm, com papel vegetal.
Deite os ovos inteiros numa tigela grande, e bata-os ligeiramente. Junte a margarina, a farinha misturada com o fermento, bata novamente. Depois junte o queijo Terra Nostra ralado e envolva.

Deite a massa dentro da forma de modo a cobrir o fundo e coloque uma camada de fatias de presunto ou de fiambre ou de chourição, e uma camada de Queijo Terra Nostra em fatias e novamente uma camada de massa .

      Vai ao forno durante 40 minutos +- ( depende do forno)



Aqui acabado de sair do forno.

       Espero que gostem.







quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pudim de dois chocolates

Vou levar este pudim para a festa de aniversário da Catarina Sá ( Cozinha da Kinhas ), que vai fazer anos no próximo mês de fevereiro. A Kinhas é um doce de pessoas,sempre presente com uma palavra amiga e esbanjando simpatia. Por isso, amiga, espero que gostes . A receita original vi aqui.


Ingredientes:
1 pacote de natas
100 gr de leite

200 gr de chocolate para culinária
200 gr de chocolate culinária branco

1 lata de leite condensado+ 2 pacotes de natas
1 pacote e meio de bolacha ( tipo Maria) . Usei "Mulata" da Moaçor.
100 gr de manteiga
8 folhas de gelatina


Trituram-se as bolachas e misturam-se com a manteiga. Forra-se uma forma de fundo amovível e reserva-se no frigorífico.

Aquecem-se as natas com o leite e depois vazam-se ,em igual medida, pelos dois chocolates. Espera-se um pouco e depois misturam-se até formarem cremes homogéneos.

Bate-se o leite condensado com as natas. Acrescenta-se a gelatina derretida num pouco de leite quente. Divide-se esta mistura pelos dois chocolates.
 Na base forrada com a bolacha, deitam-se os chocolates, alternados, de modo a criar um efeito marmoreado.



Leva-se ao frigorífico de um dia para o outro.

Creme de chocolate para cobrir:

100 gr de chocolate
100 gr de natas

Aquecem-se bem as natas  e depois junta-se o chocolate partido aos pedaços. Deixa-se descansar +- 5 minutos e depois mexe-se tudo. Coloca-se por cima do semifrio, espalhando bem.
Vai de novo ao frigorífico.



Espero que gostem.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Selo Literário- viajar pela leitura



Gosto imenso de ler. É uma atividade da qual nunca me canso. Não consigo é estar muito tempo sem ler ( e quando digo" muito tempo" estou a referir-me a um período de dois ou três dias). Foi por isso com muita alegria que recebi este selo das mãos de várias queridas amigas. Como todos os selinhos este também vem acompanhado de algumas regrazinhas ( esta parte é a "pior",porque o tempo nem sempre "estica" para tudo o que queríamos).
Cá estão elas:

 Citar o nome e o link de quem te indicou;
- Indicar no mínimo 02 livros que gostou de ler em 2012;
- Listar no mínimo 3 livros que deseja ler em 2013;
- Oferecer esse selo para 10 pessoas.
Nota : não há limite de livros para serem indicados

Quem me indicou:

 Foram quatro amigas :
- Lourdes  ( professora Lourdes)
-Marisa Vlasic  ( Sabores da vida)
- Susana Machado ( Sudelicia)
-Joana (Entre tachos e sabores)

Livros que li em 2012  ( vou colocar apenas  cinco  , mas foram muitos mais)

-Ken Follet: "O preço do dinheiro"; "Noite sobre as águas"; "A chave para Rebecca"; "O vale dos cinco leões".
- Joanne Harris : "O aroma das especiarias".

Livros que vou ler em 2013:
Não costumo planear os livros que leio. Se são de algum escritor preferido, compro e leio na hora. Neste momento estou a ler um de Julliet Marillier ( que muitos dizem ser a sucessora de Marion Zimmer Bradley) "Shadowfell". 

-Oferecer este selo a (pelo menos) 10 pessoas
As pessoas "nomeadas" sintam-se perfeitamente à vontade para aceitar ou não este selo.

-Isabel - Brisa marítima
-São- Rapa tachos
- Margarida- Tachos vs panelas
-Joana Neves - My lovely blog
-Lena- Sabores leves
-Liduh- Algo mais
-Anajá- Minha vida de campo
-Andrea-Andrea Artes
-Magda- Respeite e proteja os animais
-Sandra Mitsue-meu cantinho no Japão
-Aurea- Receitas de sedução
-Sandra - Reinventando