Bem sei que o peixe é muito saudável e que deve fazer parte da nossa alimentação, mas a verdade é que não morro de amores por ele. Há alguns que como sem hesitar ( o bacalhau, por exemplo que gosto de qualquer maneira), mas outros há que faço verdadeiro sacrifício para engolir. Por isso quando vi esta receita no delicioso blogue da querida Inês (
O diário da Inês) decidi experimentar. Uma receita fácil e muito saborosa . Fiz algumas alterações, pois não tinha os legumes que a Inês utilizou, mas o cheirinho maravilhoso que se espalhou pela casa, correspondeu na perfeição ao sabor.
Filetes de peixe ( qualquer um de que gostem)
Temperam-se os filetes com alhos picados, sal, pimenta e sumo de limão e deixam-se tomar gosto ( pelo menos 1 hora).
Descascam-se 2 batatas doces e cortam-se às rodelas. Podem cozê-las, mas eu temperei-as com sal, pimenta, alho em pó e tomilho seco e levei-as à Actifry com 1 colher de sopa de azeite durante 20 minutos.
Numa frigideira com um pouco de azeite colocar uma cebola partida às rodelas fininhas, uma cenoura raspada e 3 dentes de alho picados. Deixa-se melar até que a cebola fique branda. Junte então os filetes até que fiquem cozinhados. Retire-os e reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno colocar as seguintes camadas:
- cebola e cenoura meladas
-as batatas
e o peixe
Cobrir tudo com molho béchamel onde se misturou algum queijo.
Polvilha-se com mais um pouco de queijo e vai ao forno a 180º durante 30 minutos ou até gratinar.
Delicioso! Espero que gostem também.