domingo, 27 de outubro de 2013

Bolachinhas de Halloween

Vi ,no outro dia, umas formas para bolachas relativas ao Halloween e, embora a data não me diga muito, resolvi comprá-las e testá-las.Já há algum tempo que não faço bolachas e hoje pareceu-me um dia tão bom como outro qualquer para as experimentar. O Halloween, no entanto, só se comemora na próxima quinta-feira, 31 de outubro, como provavelmente devem saber. Para a receita da massa , socorri-me mais uma vez da "tia" Martha Stewart .


Ingredientes:
 3 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2/3 de chávena de açúcar
200 gr de manteiga
1 ovo
raspa de um limão
baunilha qb ( não usei)

Pulsar o açúcar com a raspa de limão e a manteiga até ficar um creme fofo. Acrescentar a farinha  e o ovo ( se for necessário juntar um pouco de leite), de modo a obter uma massa que se possa estender com o rolo e cortar com as formas.Levar esta massa ao frigorífico durante 30 minutos aproximadamente.


Foram estas as formas que utilizei : o fantasma, a casa assombrada, a abóbora e o chapéu da bruxa.


Forrar um tabuleiro com o tapete de silicone. Levar as bolachinhas ao forno pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos. As bolachinhas estarão moles quando saírem do forno, mas depois endurecem.


Depois de frias, decoram-se com pasta de açúcar colorida e conforme a imaginação.




Espero que gostem.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Butterzopf ( pão - trança de manteiga suíço)


Penso não ser novidade para quem me visita ,que gosto muito de massas lêvedas. Sejam doces ou salgadas, não lhes consigo resistir. A minha lista de receitas de pães é interminável e infelizmente o tempo não estica para poder experimentar todas as que já anotei. Esta receita que hoje vos trago  vem lá dos Alpes, da minha querida amiga Catarina, uma menina batalhadora e muito prendada que nos ensinou a fazer esta trança de quatro pontas. Não pensei que fosse capaz de a reproduzir,mas com a explicação da Kinhas ( como é carinhosamente conhecida) foi bastante fácil.  Podem ver a receita original aqui.



Ingredientes ( para uma trança de 500 gr)
450 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de espelta
1 saqueta de fermento para pão
10 gr de sal fino
300 ml de leite à temperatura ambiente
10 gr de açúcar
50 gr de manteiga à temperatura ambiente
1 gema para pincelar


Nota sobre a farinha de espelta retirada do pacote : a espelta é uma variedade de trigo muito antiga consumida na Europa Medieval. Oferece vantagens em relação ao trigo a nível de sabor e digestibilidade.  

Na Bimby juntar primeiro o leite ,o sal, o açúcar, a manteiga e o fermento. Programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Acrescentar as farinhas e bater 30 segundos, velocidade 5 e 3 minutos velocidade espiga.

Deixar levedar. Dividir a massa em dois rolos e fazer a trança de quatro pontas, seguindo o esquema da Kinhas.
Pincele a massa com  a gema  e leve ao forno pré-aquecido a 220º, durante 30 a 40 minutos.





Posso-vos dizer que é uma delícia e que desapareceu num instante. Espero que gostem.

sábado, 19 de outubro de 2013

Doce de figo

Já aqui disse que ,quando chegava o outono, a minha mãe costumava preparar os doces, com frutas da época, para o inverno. Fazia principalmente de amora, tomate e maçã, ameixa, uva e figo entre outros de que agora não me recordo. Esta receita,no entanto, vi aqui , no blog da minha prima Ione. Os figos, cá na ilha, estão um pouco caros, mas não resisti a experimentar esta receita e ainda bem que o fiz. Este doce ficou simplesmente delicioso!!!


Ingredientes:
 1 kg de figos
750 gr de açúcar
1 pau de canela

Cortam~se os figos às rodelas. Junta-se o açúcar e a canela . Vai tudo ao lume e quando começar a ferver, contam-se 10 minutos.




Rala-se com a varinha mágica ( eu usei  Bimby, 30 segundos, velocidade 5 ). Volta ao lume mais 10 minutos. Guarda-se em frascos devidamente esterilizados.


Com bolo lêvedo, típico cá da ilha, ficou muito bom, mas também se pode comer com pão ou torras ou mesmo bolachinhas.


Espero que gostem.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão Couronne

Hoje é o Dia Mundial do pão.Desde 2006 que centenas de bloggers, de todo o mundo, fazem pão nesta data tão especial. Eu que gosto imenso deste alimento, decidi juntar-me a esta celebração. Esta receita foi, de novo, do meu livro "200 receitas de pão", que não me tem deixado ficar mal. Este é um pão muito saboroso.


Passemos então à receita:
175 ml de água
200 ml de iogurte natural
1 1/2 colher de chá de sal
500 gr de farinha
2 colheres de chá de açúcar
1 carteira de fermipan ( fermento biológico seco)

Na máquina de pão escolha o programa Massas. Na Bimby bata tudo 3 minutos, velocidade espiga.
Quando a massa tiver levedado, transfira-a para uma base de trabalho enfarinhada, forme uma rodela e faça um pequeno buraco ao centro com os dedos. Alargue o orifício com o punho até este ter cerca de 12 cm de diâmetro e a argola ter cerca de 20 cm de diâmetro.

Transfira para um tabuleiro de ir ao forno untado.Unte a base de uma tigela pequena e ponha-a no centro da rodela para manter o orifício intacto.


 Cubra a rodela e a tigela  com película aderente ligeiramente untada e deixe 30 minutos num local quente ou até duplicar de tamanho.


Retire a tigela,polvilhe a massa com farinha e coza em forno pré-aquecido a 200º durante 20 a 25 minutos até a rodela ficar bem rosadinha e soar oca quando lhe bater com as pontas dos dedos.
Cubra com papel de alumínio passados 15 minutos de cozedura para não ficar demasiado queimada. Transfira para uma rede para arrefecer.








domingo, 13 de outubro de 2013

Citrus-currant sunshine muffins

O grupo "Dorie às sextas" voltou a lançar um desafio: uns muffins da cor do sol, muito fofos e com um sabor acentuado a laranja. Ao ver os de outras meninas que já os tinham experimentado e que diziam que eles eram pouco doces, resolvi aumentar um pouco o açúcar ( direi aqui a quantidade), pois para o meu marido os doces são doces!!

Ingredientes:
1/2 chávena de açúcar ( usei 1 chávena)
raspa de uma laranja
2 chávenas de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato
1 chávena de sumo de laranja
2 colheres de sopa de sumo de limão
1/4 de colher de chá de extrato de limão ( não usei)
115 gr de manteiga
2 ovos grandes
3/4 de chávena de sultanas ( ou outro fruto seco à escolha)

Pré-aquecer o forno a 190º. Barrar 12 formas de muffins ou forrar com forminhas de papel.
Numa tigela, esfregar o açúcar com as cascas de laranja, até que fique húmido e a fragrância de laranja seja forte. ( Bati o açúcar com as cascas da laranja 30 segundos, velocidade 9)



Misturar a farinha ,o fermento e o bicarbonato.
Misturar os sumos de laranja e limão com a manteiga e os ovos.
Despejar os ingredientes líquidos sobre os secos e com uma espátula de borracha mexer para misturar, suavemente: não mexer demais.
Acrescentar as sultanas e dividir a massa pelas formas de muffins.



Levar ao forno aproximadamente 20 minutos ou até que os topos fiquem dourados e uma faca inserida no centro dos bolinhos saia limpa.
Transferir as formas para uma grelha e deixar arrefecer por 5 minutos antes de retirar cuidadosamente cada bolinho.
A receita é só assim,mas como hoje é domingo ( dia dos doces cá em casa), resolvi enfeitá-los com um pouco de chocolate derretido e polvilhá-los com uma mistura de mini-pepitas de chocolate e manteiga de amendoim  da Reese.



Ficaram muito fofinhos e saborosos. Cá em casa gostamos.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Doce de tomate e maçã

Este é sem dúvida o meu doce preferido e que me remete para a infância. Lembro-me de vir da escola e ficar a ver a minha mãe com a panela do doce, que ia mexendo, sempre lentamente em lume brando,para não o deixar queimar. Quando lhe perguntava  como é que ela sabia que o doce estava pronto, a resposta, invariavelmente era :" quando cheirar a doce, está pronto".
Quando a querida Sheila do lindíssimo blog " Cozinha de mulher" propôs o desafio de recriarmos uma receita qualquer que nos fizesse lembrar as comidas da nossa infância, foi este o doce que me veio à memória.
Amiga: espero que gostes.



Ingredientes:

500 gr de tomate
1 maçã
1 pau de canela
450 gr de açúcar

Mergulho o tomate em água a ferver. Deixo lá estar durante uns segundos e depois ,passo-o por água bem fria. A pele rebenta e fica mais fácil de se retirar. Tiram-se também as semente. Junta-se uma maçã picada,um pau de canela,uma casca de limão e o açúcar.


Leva-se ao lume a ferver em lume brando ( baixo) durante 30 minutos. Depois, com cuidado rala-se com a varinha mágica. Eu uso a Bimby, 20 segundos, velocidade 5. Leva-se de novo ao lume,mexendo com uma colher de pau, até que o doce fique com uma consistência mais firme ( mais 20 minutos +-). Atenção que depois de arrefecer, o doce fica mais grosso.





E é este o doce que me faz lembrar a minha infância. Espero que gostem.


domingo, 6 de outubro de 2013

Brioche com canela e avelãs

Se gostam de massas lêvedas ( como eu gosto) não há desculpa para não poderem saborear  este delicioso brioche. Só têm que ter o preparado da Branca de Neve e o recheio fica à vossa imaginação.


Vamos então à receita:
Uma embalagem de preparado para massa de brioche. Seguir a receita que lá vem e deixar levedar.




Estender a massa com o rolo e rechear com uma mistura de açúcar e canela e avelãs torradas e grosseiramente picadas. 


Enrolar a massa e cortar fatias que se colocam numa forma untada. Forrei a minha com papel vegetal por precaução.


Deixar crescer durante algum temo em ambiente aquecido ( costumo ligar o forno a 50º durante 30 minutos)


Cozer em forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos ou até estar dourado.



E foi essa a nossa sobremesa de domingo. Espero que gostem.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Pãezinhos de queijo (super- rápidos)

Gostamos muito de pães de queijo, daqueles feitos com polvilho azedo ou doce. Já fiz várias receitas,mas como a de hoje, ainda não. Os pãezinhos ficam fofos e não tendem a abater. Para além disso, como o próprio nome indica, são super-rápidos. Tirei a receita do blog da Oslaine  "Fazendo arte ",um blog que só tem delícias. A receita original podem ver aqui.

Ingredientes:
2 ovos
2 chávenas de polvilho doce
1 chávena de leite
1 colher de sobremesa de sal
1/2 chávena de óleo
1 pacote de queijo ralado ( 150gr). Usei tipo ilha.

Pré-aquecer o forno a 250º. Untar forminhas de queijadas.
Num liquidificador ( usei a Bimby, velocidade 5, 30 segundos) bater todos os ingredientes. Encher as forminhas a 3/4.


Cozer durante 12 a 15 minutos.




 Renderam 18 pãezinhos simplesmente deliciosos!!!. Espero que gostem.