Este bolo foi um dos desafios do grupo Dorie às sextas. Na altura não consegui participar, por ser muito próximo do Natal, mas pelo que li nas opiniões de quem o fez,é uma verdadeira delícia. Fiquei com ele na minha lista a experimentar e hoje, domingo, foi feito para a sobremesa.
Ingredientes:
2 chávenas de farinha
2 colheres e meia de chá de fermento
2 colheres de chá de canela ( só usei 1)
1 quarto de colher de chá de nóz-moscada ralada
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de sal
150 gr de manteiga
1 chávena de açúcar branco
1/2 chávena de açúcar mascavado
1 chávena e 1/4 de puré de abóbora ( usei uma lata pequena)
2 ovos grandes
1 maçã em juliana fina
1 chávena de arandos vermelhos ( cranberries)
1 chávena de nozes
Açúcar em pó para polvilhar
Modo de fazer:
Pré-aquecer o forno a 180º.
Misturar ,numa tigela, a farinha, o fermento, a nóz-moscada, a canela,o gengibre em pó e o sal. Untar os arandos e as nozes grosseiramente picadas e envolver bem.
Noutra tigela ( usei a Bimby) bater a manteiga com os açúcares, acrescentar os ovos e a baunilha e misturar bem.. Juntar o puré de abóbora ( usei uma lata pequena) e a maçã e envolver. Juntar os secos e mexer até estar tudo bem incorporado.
Deitar numa forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha e cozer durante 1 hora.Deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com açúcar em pó antes de servir.
Espero que gostem.