De acordo com a História, as queijadas foram feitas para homenagear a rainha Dona Amélia ( a última rainha de Portugal) ,numa visita que fez àquela ilha. É com pena que digo, que são (muito) pouco conhecidas em S. Miguel, pois não são comercializadas cá. A minha filha trouxe-as de umas férias que tinha feito lá e eu adorei o sabor suave e rico em especiarias. Vi a receita num blogue terceirense, e embora tenham ficado muito saborosas, sinto que lhes falta qualquer ingrediente. Quem tiver a receita "à risca" e quiser comentar, ficarei muito agradecida.
Ingredientes ( receita tirada daqui):
Fiz só metade da receita e é a que vou dar.
250 gr de açúcar ( usei mascavado claro)
4 gemas e 4 claras em castelo
100 gr de manteiga à temperatura ambiente
100 gr de farinha de milho amarela ,finamente peneirada
1 colher de chá de canela
1 colher de café de noz moscada
3 colheres de sopa de melaço
50 gr de sultanas
30 gr de cidrão picado muito fino ( usei a Bimby)
raspa de um limão
Usei esta farinha de milho
Modo de fazer:
Bater as claras em castelo e reservar.
Bate-se o açúcar com as gemas, junta-se depois a canela, a noz moscada, os corintos, a raspa de limão e o cidrão.
Quando tudo estiver ligado, junta-se a manteiga, as claras em castelo e ,por fim, a farinha e o melaço.
Sempre que se junta um ingrediente deve bater-se bem para os ligar.
Vaza-se a mistura em pequenas formas untadas e polvilhadas ( como usei de silicone não foi preciso untar) e levam-se ao forno a 170º durante 20 minutos ( foi o tempo necessário no meu fono,mas depende dos fornos).
Deixam-se arrefecer um pouco e desenformam-se. Depois de frias polvilham-se com açúcar em pó.
Espero que gostem.

.jpg)