Ingredientes:
150 gr de manteiga derretida
200 gr de pistácios ( não tinha e usei nozes e avelãs) picados
1 embalagem de massa filo de 250gr ( a que tinha era de 150 gr e foi o suficiente)
Aquecer o forno a 180º. Estender uma folha de massa e pincelá-la com manteiga ( cortei a folha ao meio,pois era demasiado grande e fiquei com 8 folhas ).Sobrepor outra folha e voltar a pincelar. Quando tivermos 4 camadas polvilhar com as nozes e avelãs picadas. Voltar a cobrir com mais 4 folhas de massa, pincelando com manteiga entre cada camada. Pincelar também a última camada. Com uma faca afiada cortar a massa superficialmente em forma de losangos.Levar ao forno durante 15 minutos ( na receita original eram precisos 30 minutos, por isso, penso que depende dos fornos).
Enquanto a massa coze, preparar a calda de açúcar:
250 gr de açúcar mascavado claro
250 gr de água
sumo de meio limão
Mexer os ingredientes e levar ao lume durante 15 minutos.
No título desta postagem disse que era um "dois em um" e passo a explicar. O prato em que apresento a baklava foi feito por mim com a técnica do guardanapo, embora tenha usado papel de arroz. Ficou assim:
Uma verdadeira delícia. Espero que gostem também.

.jpg)