domingo, 16 de novembro de 2014

Baklava e um dois em um

Esta sobremesa do chefe Paul Hollywood é daquelas que se fazem  literalmente em 15 minutos. Muito fácil e rápida ( e por isso a minha cara,rsrs) é também deliciosa. Quando provei um "quadradinho" para ver se era bom ( se não gostasse não  publicava) ,tive de me obrigar a parar de comer. São assim viciantes!!


























Ingredientes:

150 gr de manteiga derretida
200 gr de pistácios ( não tinha e usei nozes e avelãs) picados
1 embalagem de massa filo de 250gr ( a que tinha era de 150 gr e foi o suficiente)

Aquecer o forno a 180º. Estender uma folha de massa e pincelá-la com manteiga ( cortei a folha ao meio,pois era demasiado grande e fiquei com 8 folhas ).Sobrepor outra folha e voltar a pincelar. Quando tivermos 4 camadas polvilhar com as nozes e avelãs picadas. Voltar a cobrir com mais 4 folhas de massa, pincelando com manteiga entre cada camada. Pincelar também a última camada. Com uma faca afiada cortar a massa superficialmente em forma de losangos.Levar ao forno durante 15 minutos ( na receita original eram precisos 30 minutos, por isso, penso que depende dos fornos).



Enquanto a massa coze, preparar a calda de açúcar:

250 gr de açúcar mascavado claro
250 gr de água
sumo de meio limão
Mexer os ingredientes e levar ao lume durante 15 minutos.


No título desta postagem disse que era um "dois em um" e passo a explicar. O prato em que apresento a baklava foi feito por mim com a técnica do guardanapo, embora tenha usado papel de arroz. Ficou assim:



Quando a baklava sai do forno, vaza-se o xarope por cima e corta-se em quadradinhos.


Uma verdadeira delícia. Espero que gostem também.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pipocas com água no micro-ondas

Vi esta receita no Facebook e resolvi experimentar, meio a medo, pois as pipocas (quase) nunca me dão certo. Ou se queimam ou não rebentam totalmente. Esta deu!!! A receita tem também a vantagem de ser feita com água. A desvantagem é que , no meu micro-ondas, as pipocas demoraram 10 minutos para ficarem prontas.


























Ingredientes:
5 colheres de sopa de milho para pipoca
5 colheres de sopa de água
1 colher de café de sal fino

Misturam-se os ingredientes num pirex e cobre-se com película aderente. Fazem-se uns furos para que o vapor possa sair.


Leva-se o pirex ao micro-ondas ,na potência máxima, e deixa-se cozinhar durante cerca de 8 minutos ( como já disse no meu foram precisos 10 ).
Polvilham-se as pipocas com mais um pouco de sal. Estão prontas.




Ficam muito saborosas. Experimentem também.



domingo, 9 de novembro de 2014

Tarte de amêndoa

O chefe escolhido para o grupo "Quinze dias com..." foi José Avillez. Gulosa (assumida) como sou, optei por uma receita doce, uma tarte de amêndoa parecida com uma bem antiga que costumava fazer e que era sempre do agrado de todos. A massa ficou talvez um pouco alta de mais para o meu gosto ( gosto das massas de tarte fininhas e crocantes), mas o meu marido gostou muito.


























Ingredientes:
Base:
150 gr de açúcar ( usei 100 gr)
150 gr de manteiga ( usei 100 gr)
2 ovos ( usei só um e foi mais do que suficiente)
200 gr de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento ( não usei)

Misturar os ingredientes e forrar uma tarteira. Levar ao forno a 180º durante 20 minutos, enquanto se prepara o recheio.

Recheio:
4 colheres de sopa de leite
100 gr de amêndoas em palitos
125 gr de açúcar
125 gr de manteiga
sumo de 1/2 limão

Num tacho misture todos os ingredientes e deixe ferver cerca de 3 ou 4 minutos. Deite o recheio por cima da base já assada e leve ao forno a 200º cerca de 8 ou 10 minutos ( até a amêndoa caramelizar).





















































Espero que gostem.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cheesecake de maltesers

Esta é outra receita da Lorraine Pascale a que não consegui resistir. Vi-a no blogue da Aida ( Doces em casa) e tive que a experimentar. Ainda bem que o fiz,pois esta é daquelas receitas bem simples de se fazer e de sabor maravilhoso.Fiz algumas alterações,mas se quiserem podem ver a receita original aqui.


























Ingredientes:
125 gr de bolacha ( tipo Maria)
125 gr de maltesers
100 gr de manteiga

Bater tudo ( na Bimby programar o turbo algumas vezes até que a misture esteja envolvida). Forrar uma forma de tarte. Levar ao forno durante 10 minutos, a 180º- Deixar arrefecer enquanto se prepara o recheio.

Recheio:

500 gr de queijo creme ( usei duas embalagens de Filadélfia)
2 dl de natas ( usei Longa Vida)
150 gr de açúcar em pó
150 gr de maltesers grosseiramente esmagados
1 colher de chá de baunilha ( ou a gosto)


Bata as natas em chantilly, junte o queijo, o açúcar e a baunilha. Envolva os maltesers. Deite o preparado na base já fria e leve ao frigorífico, pelo menos duas horas e, de preferência, de um dia para o outro. Enfeite com alguns maltesers.


Não desenformei, pois não usei uma forma de aro amovível. 


Espero que gostem.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bavaroise de araçá

Gosto imenso de araçás, um fruto a que não consigo resistir e comer só um. Se como um mais azedo, tenho de comer outro "para ver se é melhor", se calha um doce , continuo a comer pelo simples prazer de os saborear.
Os araçás ,cá na ilha, podem ser amarelos ou vermelhos. Fiz esta bavaroise com a variedade vermelha.



























(imagem tirada da Net)
Ingredientes:

2 pacotes de gelatina de morango
1 lata de leite condensado
250 gr (+-) de araçás cortado aos pedaços

Fazem-se as gelatinas de acordo com as instruções da embalagem. Mistura-se o leite condensado e a fruta. Vai ao frigorífico numa forma de buraco passada por água fria, de preferência de um dia para o outro.





Levei para um jantar, por isso não está partido. Fica muito fresco, leve e agradável. Foi bastante apreciado. Espero que gostem também.


domingo, 2 de novembro de 2014

Bem-casados

Aproveitei o doce de caiota que fiz para rechear estes "bem-casados". A receita vi no blogue da minha querida amiga Kátia (Katola Karambola) . Não deixem de visitar a Kátia , pois é difícil sair de lá sem trazer alguma receita deliciosa. Fiz em quadradinhos, mas podem ver a receita original no link acima mencionado.


























Ingredientes:
250 gr de manteiga
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
6 ovos

Bater as claras em castelo e reservar. Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme. Juntar as gemas e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha com o fermento ( aqui juntei um pouco de baunilha,mas é opcional). Envolver, delicadamente, as claras.

Untar uma forma grande retangular. Vazar lá a mistura e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos.

Recheio ( opções):
-usei doce de caiota, mas podem usar também os seguintes ( de acordo com a Kátia):

-leite condensado cozido
-brigadeiro
-compotas variadas
-geleias
-chantily com morangos
(...)


























Polvilhar com açúcar em pó.


























Ficam fofinhos e são altamente viciantes. Espero que gostem

sábado, 1 de novembro de 2014

Doce de caiota ( chuchu)

Habituei-me a ver a minha mãe a fazer doces ou compotas de várias frutas e ainda hoje também gosto de as fazer, embora cá em casa , nem sejam grandes apreciadores. Já tenho aqui publicadas várias e podem vê-las, se quiserem, no separador " compotas" na barra lateral.
O desafio do grupo do Facebook " Dia um... na cozinha" para este primeiro dia do mês de novembro era precisamente compotas e então fiz este bem tradicional cá da ilha, o de caiota ( no restante país é conhecido por chuchu).


























Receita ( inspirada nas receitas de compota da Bimby)

800 gr de caiota descascada e ralada ( usei a Bimby,mas podem usar qualquer trituradora)
1 pau de canela
casca de limão a gosto ( será retirada no final)
600 gr de açúcar ( a receita pede 800 gr).




Método Bimby:
Programar 40 minutos, temperatura 100º, velocidade 1, colher inversa. Colocar o cestinho em cima da tampa para evitar eventuais respingos. Ao fim desse tempo, se acharem que ainda não está seco, podem programar mais 10 minutos, temperatura varoma.

Mátodo tradicional:
Levar os ingredientes ao lume e ir mexendo , durante 1 hora +-, até que o doce ganhe a consistência pretendida.

Colocar em frascos esterilizados com água a ferver.



Pode usar-se com bolachas ( estas são integrais), torrinhas, pão ou para rechear tortas ou bolos.
Espero que gostem.