quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lasanha de curgete

Cá em casa, andamos a comer umas refeições mais leves e menos calóricas. Só ao domingo é que faço algo doce e assim vou conseguindo participar nos vários desafios de diferentes grupos a que pertenço. Esta lasanha de curgete foi bastante apreciada por todos .


























Receita baseada no livro "As receitas - A dieta dos 31 dias"

Ingredientes:
500 gr de carne picada
250 r de queijo cottage ( usei mozarela light)
1 curgete grande
1 cebola
2 dentes de alho
200 gr de polpa de tomate ( usei molho chili)
150 gr de cogumelos frescos ( usei de lata)
azeite
1 folha de louro
salsa picada e oregãos qb
sal e pimenta qb

Lave a curgete e corte-lhe as pontas. Corte-a em tiras finas e largas, com uma faca ou cortador de legumes. Polvilhe com sal grosso para ajudar a libertar a água das mesmas. Deixe repousar enquanto prepara a carne.

Faça um refogado com a cebola, os alhos, o louro e um fio de azeite. Junte a carne picada , os cogumelos e o molho chili.  Deixe cozinhar  , baixando o lume e vá mexendo de vez em quando ( Claro que usei a Bimby, temperatura 100º, 15 minutos, velocidade 3).

Montagem da lasanha: numa tabuleiro de ir ao forno coloque um pouco de carne e espalhe bem. A seguir uma camada de curgete e depois o queijo.



Repita este processo sendo a última camada de curgetes. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar a 180º durante 30 minutos.




 Espero que gostem.







sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rugelach- receita da Dorie

Esta foi a receita escolhida pelo grupo "Dorie às sextas" para esta quinzena. A massa é bem prática e fácil. Usei o aparelho da Tupperware para moldar os rugelach, pois são uma espécie de mini croissants judaicos e o molde da Tupperware dá exatamente 16 ( o que a receita pedia). Bem, na verdade dá 32, pois temos que os fazer por duas vezes. Como são pequeninos, comem-se num instante e são tãooooo bonnnnsssss!!!!!!!


























Ingredientes para a massa:

 115 gr de queijo creme frio ( usei uma embalagem de queijo creme marca Continente)
115 gr de manteiga fria sem sal ( usei com sal)
1 chávena de farinha
1/4 de colher de sal ( não usei).

Colocar os ingredientes na Bimby e pulsar com o Turbo entre 6 a 10 vezes, até a massa ficar misturada em pedaços grandes, mas não deixando formar uma bola. Deitar a massa numa tigela, formar uma bola e dividir ao meio. Dar a forma de um disco a cada metade,embrulhar em papel filme e refrigerar durante 2 horas ou até de um dia para o outro ( ou congelar durante 2 meses)

Para formar os bolos:
Tirar um dos discos de massa do frio. Se estiver demasiado frio, deixar no balcão durante 10 minutos ou bater a massa algumas vezes com o rolo. Numa superfície polvilhada de farinha, esticar a massa até formar um círculo entre 28-30 cm.


Recheio:
2/3 de chávena de compota de framboesa ( usei de cerejas), derretida no micro-ondas e arrefecida
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de canela
1/4 de chávena de nozes em pedaços ( ou pecans ou amêndoas)
1/4 de chávena de passas húmidas ( usei sultanas douradas )
115 gr de chocolate amargo, finamente picado ( usei o Turbo da Bimby para o picar)


Estender o disco de massa ( usei a forma da Tupperware). Pincelar a massa com uma camada fina de doce. Polvilha-se por cima com a mistura de açúcar e canela ( usar só metade ,pois temos mais um disco). Cobrir com nozes picadas, passas e chocolate. Cobrir com papel de cera e pressionar suavemente o recheio sobre a massa. Retirar o papel e guardá-lo para a segunda leva de bolos.



Cortar a massa em 16 triângulos e enrolá-los como se fossem pequenos croissants. Refrigerar durante 30 minutos ( deixei de um dia para o outro ). Colocar os rugelach num tabuleiro forrado com tapete de silicone.


Cobertura:
1 ovo batido com uma colher de chá de água fria
2 colheres de sopa de açúcar
 Pincelar os rugelach com esta mistura  ( ou então pincelar com o ovo e polvilhar com o açúcar)

Pré-aquecer o forno a 175º. Cozer os bolos entre 20 e 25 minutos. Os bolos deverão estar inchados e dourados ( os meus não incharam). Transferir para uma rede e deixar arrefecer até estarem mornos ou à temperatura ambiente.




São umas pequenas delícias! Espero que gostem tal como gostamos cá em casa.








quarta-feira, 21 de maio de 2014

Waffles de aveia light

Cá em casa temos evitado os doces e as sobremesas são guardadas só para o domingo (o dia da asneira). No entanto, nem sempre é fácil resistir à vontade de os saborear . Estes waffles servem perfeitamente para "matar o desconsolo" e ao mesmo tempo não nos deixam com sentimentos de culpa ,pois são "light", feitos com adoçante em vez de açúcar. São ótimos para um pequeno-almoço ou lanche. Como também levam canela, uma especiaria de que gosto muito, aproveito e levo-os à festa do Blogue da Margarida, que vai celebrar o seu terceiro aniversário e que  pediu para trazermos o que quiséssemos, logo que tivesse especiarias ou ervas aromáticas na sua composição.


























Receita adaptada de " As receitas da dieta dos 31 dias" de Ágata Roquette

1 chávena  flocos de aveia
2 colheres de sopa cheias de requeijão
2 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa rasas de adoçante para forno
3 ovos
4 colheres de sopa de água

Junte todos os ingredientes ( se usar flocos de aveia triture-os um pouco antes de os usar). A massa não deve ficar nem muito espessa nem muito líquida,por isso ,vá adicionando a água que for necessária.

Pincele a máquina de waffles ( usei spray) de ambos os lados. Coloque 2 a 3 colheres de sopa de massa no centro da máquina e espalhe um pouco.
Feche e deixe o waffle crescer e dourar.



Espero que gostem.

domingo, 18 de maio de 2014

Colete em tricô

A primavera finalmente chegou e os dias estão maiores e ( penso eu) mais alegres ,graças ao sol e às flores que  enchem tudo de cor e de beleza. No entanto as manhãs e as noites podem ficar bastante frias e ainda sabe bem uma roupa mais aconchegante. Fiz este colete para a minha filha a pensar precisamente neste tempo ainda um pouco instável. Usei agulhas número seis e o fio foi Rosários 4 " Nanny" , 100% acrílico, anti-borboto e que pode ser lavável na máquina.  Ela escolheu o ponto e a mãe executou. (A "modelo" está adoentada, com uma constipação própria da época). 

Ficou assim:





A minha filha gostou muito. Espero que gostem também.

domingo, 11 de maio de 2014

Semifrio de morangos

Com o tempo a aquecer, começam a apetecer as sobremesas mais leves e com fruta da época. Os morangos são das minhas frutas preferidas e esta foi a sobremesa para o almoço de hoje. Foi um grande sucesso.


























Ingredientes:
400 gr de morangos ( 100+300)
2 colheres de sopa de açúcar
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas
1 embalagem de gelatina de morangos

Molho:

Triturar 100 gr de morangos. Adicionar 2 colheres de sopa de açúcar e levar,num tachinho, ao lume durante 10 minutos. ( Na Bimby, programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 3)

Colocar este doce no fundo de uma forma. Reservar.

Bater os restantes morangos ( 300 gr) com uma lata de leite condensado e as natas. Fazer a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Juntar a gelatina à mistura de morangos. Vazar tudo por cima do doce reservado. Levar ao frigorífico de um dia para o outro.

Desenformar e enfeitar com morangos.





Espero que gostem.



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bolo de banana e chocolate

Sabem aquelas bananas que ficam esquecidas na fruteira e que agora com o calor, rapidamente ficam castanhas? Com esta receita podem aproveitá-las e fazer um belo bolinho.



























Receita do blog " As nossas vidas"

Ingredientes:
3 bananas maduras
120 gr de manteiga à temperatura ambiente
1/2 chávena de açúcar
2 ovos grandes
1 e 3/4 de chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
1/4 de chávena de chocolate em pó
1/4 de chávena de leite
1/4 de chávena de iogurte grego
80 gr de pepitas de chocolate

Modo de fazer:
Misturar a farinha com o chocolate, o fermento e o bicarbonato. Reservar.
Bater os ovos com a manteiga e o açúcar. Juntar as bananas esmagadas ( como usei a Bimby simplesmente misturei tudo) e por fim a farinha reservada. Acrescentar as pepitas de chocolate.

Untar uma forma e vazar lá a mistura. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.

O bolo está pronto,mas resolvi cobri-lo com ganache de chocolate para agradar aos gulosos de serviço.

Ganache:
100 gr de chocolate em tablete
100 ml de natas
Derreter o chocolate e as natas ( usei o micro-ondas), envolver bem o chocolate e cobrir o bolo.



Espero que gostem.



Recebi este selinho da amiga Simone ( Eu e minhas plantinhas). Obrigada ,amiga. Gostei muito.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Cookies de alfarroba e manteiga de amendoim

Gosto imenso de bolachinhas ( só aqui no blog tenho umas largas dezenas). Gosto de as fazer , do cheirinho delicioso que deixam na casa e gosto também de as comer, claro!!!!! O desafio do grupo do Facebook " Vamos fazer bolachas" para este mês era "cookies". Podem ver as regras no blog Cravo e canela e qualquer pessoa pode aderir. Fiz estas para oferecer à minha mãe e à minha sogra e, como esta última não pode comer chocolate, resolvi substitui-lo por alfarroba. Ficaram deliciosas!!


























Ingredientes:
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa bem cheia de farinha de alfarroba
100 gr de manteiga
1/2 chávena de açúcar mascavado
1/2 chávena de açúcar branco
2 ovos
1/2 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa ( bem cheia) de manteiga de amendoim
1/2 chávena de pepitas de manteiga de amendoim



Bater tudo ( menos as pepitas) até formar um creme homogéneo. Acrescentar as pepitas, envolvendo-as bem na massa.

Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar um tabuleiro com tapete de silicone. Com a colher de gelados moldar pequenas bolinhas de massa. Dipô-las no tabuleiro um pouco afastadas umas das outras, pois crescem no forno. Cozer durante 12 minutos. Deixar arrefecer antes de as retirar.






Foram muito apreciadas. Espero que gostem também.